Freio-motor: saiba quando e por que utilizar
Para quem tem um caminhão, é essencial estar por dentro de alguns cuidados e conhecer bem as funções do veículo, seja para se prevenir de acidentes ou até mesmo para conseguir reduzir os gastos. E uma dessas economias pode ser obtida sabendo usar o freio-motor!
Apesar de simples, muitos motoristas ainda não conhecem a maneira certa de utilizar esse recurso ou não sabem quando isso deve ser feito, o que faz com que o assunto fique cercado por mitos.
Neste post, vamos explicar passo a passo quando e por que utilizar o freio-motor. Mostraremos também como é o seu funcionamento e qual o impacto que ele gera na economia de combustível. Continue a leitura para saber mais!
Como e quando usar o freio-motor
Como o nome já sugere, essa prática consiste em utilizar o motor para frear. Por meio dela, o veículo passa a não depender apenas do sistema de frenagem. Em vez de o condutor utilizar os pedais, ele faz o controle dessa velocidade pela redução gradativa das marchas do caminhão, deixando que o próprio propulsor do veículo auxilie na perda de velocidade, o que oferece mais estabilidade e maior controle da direção para o motorista.
Mas, como toda manobra no trânsito, esse recurso requer alguns cuidados e tem hora certa para ser usado. A estratégia é recomendada para longos declives ou para quando se observa uma condição de tráfego lento. Além disso, o condutor deve ficar atento ao contador de giros, intercalando a redução de marcha e o uso do pedal de freio para manter a rotação dentro do limite seguro, evitando a sobrecarga de temperatura.
Outro cuidado que deve ser tomado é o de aplicar a técnica com o veículo engrenado. Fazer uso desse recurso com o caminhão em ponto morto pode gerar uma perda de controle e tração, levando ao risco de acidente.
Mitos e verdades
Mesmo com os benefícios de se usar o freio-motor, alguns motoristas ainda se mostram receosos em aplicar o método no dia a dia. Isso se deve ao fato de o assunto ser muito cercado de mitos e questionamentos referentes à integridade do caminhão.
Para sanarmos de vez essas dúvidas, vamos esclarecer cada uma delas e provar os benefícios que essa prática pode oferecer ao veículo.
Danos à caixa de marcha
Uma das questões mais levantadas pelos caminhoneiros em relação a esse assunto é que se usar o freio-motor gera algum tipo de prejuízo aos componentes do veículo, principalmente para a caixa de marcha.
Muitos ainda não utilizam o freio-motor com receio de danificar esse sistema. Porém, se usado de maneira correta — evitando uma redução brusca de velocidade —, não há qualquer tipo de risco a esse componente. Por isso, é importante estar sempre de olho no conta-giros, mantendo-o no nível ideal (que vem especificado no manual do veículo).
Superaquecimento do motor
Também muito presente entre os caminhoneiros, o medo de provocar um superaquecimento impede que muitos motoristas façam uso do recurso. Isso porque tal defeito pode oferecer grande prejuízo financeiro, com a retificação do motor, e em função do tempo que o caminhão fica parado.
Mas o que poucos sabem é que, se os componentes do motor estiverem em bom estado e funcionando perfeitamente, as chances de superaquecimento por meio do freio-motor é praticamente nula, tendo em vista que a variação da temperatura é muito pequena.
Alguns ainda agem de forma imprudente retirando a válvula termostática, por acreditarem que essa peça não tem utilidade. Mas essa atitude provavelmente causará um superaquecimento quando o motorista precisar realizar subidas mais íngremes, por exemplo.
Coletores de escapamento
Outro mito que circula entre os condutores é de que o uso do freio-motor prejudica os coletores de escapamento. Devido ao ronco do motor ficar mais alto que o normal quando o recurso é usado de maneira errada, acredita-se que esses componentes ficam comprometidos, mas isso não acontece.
Na verdade, o caminhão só terá algum problema referente a essa peça se o coletor não for o adequado para o veículo, o que pode causar problemas aos pistões. Ainda assim, esse tipo de defeito não está relacionado ao uso do freio-motor, e sim à falta de manutenções regulares do caminhão.
Economia de combustível
Além dos benefícios já citados, outra vantagem de se usar esse recurso é a economia de combustível que ele proporciona para o caminhão. Isso é possível pois, quando o veículo está em uma descida, ele se mantém em um ritmo constante de movimento, que é limitado pela rotação do motor.
Com isso, o motorista detém o controle da aceleração e freio de acordo com a necessidade, gerando uma contrapressão dentro dos cilindros, que por sua vez corta a injeção de combustível, reduzindo o consumo.
Boas práticas para o uso do freio-motor
Apesar de trazer muitos benefícios para o caminhoneiro, para que seja possível usufruir do freio-motor de maneira eficiente, é imprescindível que o condutor tome algumas precauções em relação à mecânica do veículo.
Para isso, é essencial que o motorista realize sempre as manutenções periódicas e preventivas do caminhão. Dê preferência sempre pelo uso de peças de qualidade, além de ficar atento a trocas regulares de alguns componentes, como óleo e filtros de ar e combustível.
Outro ponto que deve ser rigorosamente seguido é a realização da calibragem da forma correta e a substituição dos pneus no momento adequado, além do alinhamento e balanceamento. Negligenciar esses fatores prejudica a estabilidade e a capacidade de frenagem do veículo, trazendo sérios riscos de acidentes graves.
Lembre-se de que é obrigação do condutor manter o veículo em boas condições de uso, com o intuito de preservar a própria segurança e a de todos à sua volta.
Como você viu no artigo, conhecer o freio-motor do veículo e saber precisamente como e quando usá-lo pode trazer benefícios para seu caminhão e para o bolso. Conhecer os mitos e as verdades sobre o assunto faz toda a diferença na hora de usar com segurança tal recurso.
Gostou deste post e quer acompanhar as novidades sobre assuntos relacionados a caminhões? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das atualizações!
Senhores boa tarde.
Fico muito grato pela gentileza dos cursos, que me ofertaram estarei sempre disponível ao aprendizado.
Tive a oportunidade em minha carreira de participar do curso para scania Opticruz,aí na Codema Scania Guarulhos o quanto este curso me acrescentou. E entender a importância da inovação, e tirar o chapeu para os engenheiro mecanicos pela sua inteligencia e percepção neste seguimento. Visando segurança ,conforto,e precisão para o transporte em caminhõoes.Só rogo a vcs Não passe vontade em me ter como aluno para mim sempre será uma hora na escala de (1) um á (10) voces são (11) Obrigado.
.
Olá Joseildo. É um prazer tê-lo conosco nessa caminhada. Se tiver interesse em nossos cursos entre em contato conosco. Estaremos prontos para te ajudar!
Ola, gostaria de saber como posso participar dos cursos oferecidos por vocês.
Olá Sebastião. Deixe sua solicitação no blog, neste link, http://blogwlmscania.itaipumg.com.br/faleconosco/ e entraremos em contato com o senhor! Obrigado pelo interesse.
Parabéns! Bastante esclarecedora a matéria, ajuda bastante esclarecer algumas dúvidas.
Obrigado por compartilhar conhecimentos.
Olá Edina. Ficamos felizes em ajudar, obrigado por seu comentário. Continue acompanhando nosso blog!