Assim como a manutenção, os cuidados na estrada, o combustível de qualidade e os demais cuidados cotidianos com seu caminhão, a escolha das peças também é fundamental para que seu veículo continue rodando em segurança.

Entretanto, muitos caminhoneiros não conhecem todos os pontos que devem ser analisados na hora de comprar peças para caminhão e, assim, acabam permitindo a instalação de itens que podem trazer graves consequências para o seu trabalho.

Quer aprender a garantir que seu veículo receberá sempre as melhores peças? Então, continue a leitura! E fique de olho no que você precisa analisar com cuidado no momento da escolha das peças para o seu caminhão!

1. Prefira peças originais (genuínas)

Qualquer peça automotiva não original possui um equivalente paralelo que, na grande maioria das vezes, é mais barato. Isso é devido não apenas à provável diferença de materiais e fabricação, mas até mesmo pelo fato de que as peças paralelas não agregam o valor da marca original.

Entretanto, é muito importante que você sempre prefira as peças originais para o seu caminhão. É apenas dessa forma que você poderá ter certeza da procedência da peça e garantir o bom funcionamento e a segurança do veículo.

Além disso, a instalação de peças paralelas pode até mesmo prejudicar a garantia de outros itens do caminhão. Leve em consideração também a maior duração das peças originais, ou seja, a possível economia inicial proporcionada pelas peças paralelas pode resultar em despesas muito maiores a longo prazo.

2. Procure fornecedores confiáveis

Se a originalidade das peças é fundamental, o mesmo é válido para os fornecedores. Procure comprar suas peças para caminhão em concessionárias.

Assim, você saberá o que esperar do serviço. Portanto, ao procurar referências e indicações de fornecedores de peças para caminhão, fique de olho em reclamações frequentes e, também, na forma com que a loja responde aos comentários dos clientes.

Antes de fechar negócio, procure ir pessoalmente ao fornecedor. E verifique as condições físicas do ambiente e a forma com que a loja armazena seu estoque de peças para caminhão.

O estabelecimento é limpo, bem organizado, livre de poeira e umidade? As boas condições são importantes não apenas para causar uma boa impressão no cliente, mas também para garantir a conservação dos próprios componentes automotivos.

Da mesma forma, você deve confiar no mecânico que efetuará a instalação. Uma peça original e de alta qualidade pode acabar causando transtornos se não for devidamente instalada em seu caminhão.

3. Mantenha a manutenção em dia

A manutenção regular do seu caminhão é algo imprescindível por uma série de fatores, mas, quanto às peças, ela ajudará você a verificar se realmente é hora de trocar um componente do motor ou de outra parte do veículo.

Afinal, ao se deparar com um barulho estranho ou com um incômodo na direção, você pode acabar creditando isso ao defeito ou desgaste de uma peça específica. Você, então, decide trocá-la, apenas para descobrir que o que você havia percebido anteriormente persiste. Ou seja, você teve trabalho e gastou dinheiro à toa.

Por isso, as manutenções no caminhão apontarão com mais precisão quais componentes precisam ser trocados. Além disso, esse cuidado permite que você troque peças desgastadas antes que elas efetivamente apresentem defeitos, proporcionando mais segurança e conforto para seu trabalho.

Afinal, por melhor que você cuide de seu caminhão e mesmo considerando a qualidade das peças, após certo tempo de estrada, os componentes do motor e os pneus apresentarão sinais de desgaste. Se não forem trocados a tempo, eles podem lhe trazer sérios incômodos e até mesmo risco de acidentes.

Portanto, durante a manutenção periódica, exija a checagem completa das porcas e parafusos, da lubrificação, dos sistemas de direção e de transmissão e das condições do sistema elétrico. Os pneus e freios também devem ser minuciosamente conferidos.

4. Pesquise preços

Se você tiver referências da loja, como mencionamos acima, ficará mais fácil analisar quais preços são ou não interessantes. Verifique também as condições de pagamento e possibilidades de desconto oferecidas pelo fornecedor. Alguns têm descontos especiais para quem compra maiores quantidades de peças, por exemplo.

Entretanto, priorize sempre a qualidade das peças e da instalação. Como falamos lá no primeiro item, quando o assunto é seu caminhão, não deixe que o barato saia caro! Além do seu bolso, sua segurança e seu trabalho também estão em jogo.

5. Leve sua rotina de trabalho em consideração

Determinadas peças para caminhão podem ser mais adequadas para certas condições de direção, estrada etc. Ao escolher os componentes, leve em consideração a quantidade de horas e a distância que você roda em média por dia, os tipos de estrada que você costuma percorrer, o peso e o tipo de carga que você normalmente transporta.

Com essas informações em mente, você será mais capaz de escolher as peças para caminhão ideais para seu veículo e garantir, assim, o melhor funcionamento possível e, portanto, mais eficiência para o seu trabalho.

O pneu, por exemplo, é provavelmente a peça mais influenciada pelas características particulares do veículo e da sua rotina de trabalho. Há pneus desenvolvidos especialmente para cada eixo (direcional, tração e carreta), para diferentes tipos de estrada e para o peso que eles deverão ser capazes de sustentar.

De qualquer forma, é sempre necessário ficar de olho nas recomendações do fabricante do caminhão. Elas trazem informações importantes sobre as características que as peças do veículo podem/devem ter, como o tamanho do pneu, por exemplo.

E então, pronto para ir atrás das melhores peças para caminhão e garantir sua segurança, conforto e eficiência na estrada? Para cuidar cada vez melhor do seu veículo, baixe gratuitamente agora mesmo o nosso e-book ‘’Guia de capacitação de caminhoneiros’’.