Há mais de 60 anos no mercado, a Scania não vende apenas caminhões, e sim uma solução completa de transporte para o motorista.

Além de contar com um suporte de qualidade na hora de escolher o veículo, o cliente também tem acesso a todos os serviços disponíveis, que vão desde contratos de manutenção flexíveis a tecnologias de conectividade e atendimento personalizado.

Continue a leitura para conhecer algumas soluções que disponibilizamos para a sua frota e os benefícios que elas proporcionam!

Contrato de manutenção dos serviços

Chamado de PMS (Programa de Manutenção Scania), o contrato de manutenção é composto por 5 modalidades de serviços, oferecidos com base no perfil do consumidor.

Isso possibilita ao cliente focar mais na parte de logística e de transporte da carga e favorece a obtenção de um maior controle dos custos operacionais e de caixa da empresa. Confira a seguir os planos.

PMS Compacto

Considerado a “linha de entrada”, esse é o plano mais básico das modalidades oferecidas. Ele permite ao cliente realizar as trocas de óleo e filtro do caminhão (incluindo a mão de obra) durante todo o período do contrato.

Um diferencial do PMS Compacto é que essa substituição é programada de forma inteligente e inovadora, com base no perfil de operação de cada motorista — e não de maneira periódica, engessada, como na maioria dos casos.

PMS Standard

Nesse modelo, além de usufruir das garantias apresentadas no plano Compacto, o cliente também conta com algumas revisões, lubrificações específicas e inspeções preventivas em mais de 70 itens do veículo. Soma-se a isso a segurança de ter à disposição uma mão de obra especializada, apta a realizar todo o serviço.

PMS Trem de força

Contemplando todas as manutenções preventivas e corretivas das partes internas do motor, caixa e diferencial do veículo, o plano Trem de Força garante ao caminhoneiro tranquilidade e segurança durante todo o trajeto.

PMS Mais

Com o passar do tempo e com as viagens realizadas, é comum que as peças dos caminhões sofram com desgastes naturais. O PMS Mais abrange toda a revisão e mão de obra (por quilômetro rodado) necessária para manutenção corretiva desses componentes.

Nesse plano, o cliente adquire uma peça nova — que substitui a danificada — e o reparo fica por conta da concessionária (sem custo, já que o serviço é previsto em contrato).

PMS Premium

É o mais completo das modalidades. Com ele, o cliente paga pelo quilômetro rodado e cobre todas as possíveis falhas operacionais do veículo — exceto algum acidente ou item eventual.

O motorista também conta com manutenções preventivas, corretivas, mão de obra e tudo que um caminhão precisa em termos de peças e serviços. O plano ainda oferece um suporte de socorro. Isso quer dizer que se o veículo estragar no meio de uma viagem, por exemplo, é só acionar a empresa que um guincho disponível 24 horas faz o resgate.

Flexibilidade nos Programas de Manutenção

A Scania mais uma vez inova trazendo para o Brasil o Flexible. O modelo de contrato de manutenção flexível, já existente no exterior, tem o intuito de otimizar o uso de lubrificantes, filtros e peças necessárias para o funcionamento do caminhão. Isso contribui para a melhoria do desempenho do veículo e para o aumento da vida útil dos componentes.

Abrangendo as modalidades de planos PMS Premium e Standard, o Flexible é uma novidade exclusiva da WLM. Essa opção permite que o contratante reduza custos e, em comparação aos planos periódicos, pode gerar uma economia de 5% a 16%.

Serviços conectados

Buscando reduzir os gastos operacionais do transportador e aumentar o desempenho durante as viagens, a Scania conta com sistemas de conectividade embarcada. Esses serviços funcionam a partir de um dispositivo de hardware equipado ao caminhão que faz a leitura de todos os parâmetros do veículo.

Esses dados recolhidos são enviados para um servidor e compartilhados com o cliente e com a concessionária. São distribuídos em dois pacotes, explicados a seguir.

Pacote análise

Consiste na realização de medições de parâmetros do caminhão. A partir desse processo, são enviados relatórios semanais ao cliente, referentes ao período da semana anterior.

O pacote é gratuito por 10 anos para qualquer veículo produzido a partir de janeiro de 2016. Mas não se preocupe, pois a instalação também é viável para caminhões produzidos a partir de janeiro de 2012.

Pacote desempenho

Indo um pouco além, esse pacote é responsável por medir tanto o desempenho do veículo quanto do motorista. Muito recomendado para gestão de frotas — na qual o bem não pertence ao condutor —, aqui os dados são recolhidos por meio de um chaveiro que se conecta ao caminhão com um ímã.

Cada motorista é cadastrado com uma ID, o que permite ao sistema identificar qual dos funcionários está dirigindo o veículo em determinado momento. Isso auxilia na compreensão de como o caminhão é operado durante a medição, possibilitando a otimização da tecnologia implantada e uma leitura mais detalhada dos registros.

Por realizar a transmissão de informações com maior frequência, a solução necessita de um nível mais robusto de dados.

Peças genuínas para troca

As peças disponíveis para os caminhões podem ter procedência distinta. É preciso tomar cuidado ao escolhê-las, já que isso pode prejudicar o desempenho do veículo e gerar um custo ainda maior posteriormente. Confira alguns detalhes dos tipos de procedência de peças. 

Peças paralelas

Facilmente encontradas no mercado alternativo, as peças paralelas têm qualidade muito inferior ao nível de exigência e tolerância determinado pela Scania. Por exemplo: enquanto um filtro original pode durar até 40 mil quilômetros, um paralelo dura apenas 20 mil.

Peças originais

Também encontradas no mercado — vendida pelo mesmo fabricante da Scania, em alguns casos —, as peças originais têm procedência garantida pela montadora. Porém, ainda ficam um patamar abaixo no que se refere à qualidade, se comparadas à modalidade seguinte.

Peças genuínas

São produzidas exclusivamente para a Scania. Os componentes passam por um grau de exigência e tolerância muito maior em relação aos originais. Os detalhes no momento dos testes e análises comprovam essa diferença.

Feitas mediante uma parceria entre a montadora e o fabricante, o objetivo é entregar para o consumidor o que existe de melhor em termos de qualidade e modernidade no segmento.

Além das vantagens citadas, os componentes genuínos contam com garantia de 1 ano, ainda que o caminhão não esteja mais na garantia (condição que não se encontra no mercado convencional).

Melhores pontos de atendimento

A Scania possui 120 pontos de atendimento em todo o Brasil. A marca disponibiliza serviços de UMRs (Unidades de Manutenção Remota) e oficinas avançadas preparadas para atender frotas específicas, seja de maneira confinada ou remota. Todos os procedimentos são assegurados e certificado pelo Dear Operation Standard (DOS), o que garante a padronização e a qualidade no atendimento, onde quer que o motorista esteja.

Por exemplo: para clientes que atuam na área de mineração — onde, em alguns casos, não há ponto de água, ar ou energia —, são fornecidos carros que funcionam como oficina. Esses postos de apoio são equipados com peças dedicadas, almoxarifado e toda estrutura adaptada às suas necessidades. A estrutura permanece dentro das instalações do contratante, suprindo todas as carências, no que diz respeito à manutenção.

Como você viu, a Scania tem a oferecer uma solução completa de transporte, com o que há de mais inovador em termos de tecnologia e qualidade. Tudo isso agregado a planos flexíveis e adequados às necessidades de cada cliente.

Com tantos serviços disponíveis e os benefícios apresentados, fica fácil compreender por que o investimento vale a pena, não é mesmo?

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