FUMAÇA PRETA: Veja o que significa e como evitar!
Quando estão com algum problema, os caminhões, assim como outros veículos, costumam apresentar sinais. A fumaça preta é um exemplo bastante comum disso. Embora a presença de fumaça em uma coloração mais escura seja um indicativo de que algo pode estar errado, é comum surgir a dúvida: será que a fumaça preta indica algo grave e urgente?
Para responder essa pergunta e outras dúvidas recorrentes envolvendo o tema, desenvolvemos este post especial sobre fumaça preta. Neste texto, explicaremos quais são os possíveis problemas que o seu veículo pode estar tendo, as causas e como isso acontece.
Além disso, traremos algumas dicas de como evitar esse tipo de situação, evidenciando a importância de manter uma rotina de manutenções preventivas e cuidados básicos na hora de abastecer o seu caminhão. Vamos lá?
O que significa a fumaça preta em caminhões?
Em geral, a fumaça preta está associada à queima incompleta do diesel, o que pode ser causado por diversos problemas. Além do combustível, ela também pode estar relacionada a problemas no motor, o que indica que algo está danificando a peça e, consequentemente, gerando essa fumaça de coloração escura, situação que precisa ser observada com atenção pelo motorista.
Problemas na queima de combustível
Por exemplo, se o seu caminhão tem motor a diesel, a fumaça preta pode indicar que o combustível não está sendo queimado da maneira correta, o que acaba ocasionando em outros problemas, muito além da emissão dessa fumaça.
A cor e o cheiro característicos são causados pelo carbono pulverizado, ocasionado pela falta de ar e altas temperaturas no motor, resultando em um processo inadequado de queima de combustível. Uma das consequências disso é que o caminhão consumirá mais combustível que o necessário para se manter em atividade, contribuindo para um aumento desnecessário de gastos.
Além disso, esse problema também favorece a ocorrência de desgaste no motor, aumentando as chances de surgimento de defeitos mais sérios.
Se o problema da fumaça preta não for investigado, o motor pode deixar de funcionar repentinamente durante o uso, atrasando entregas e trazendo risco para a segurança do motorista. A seguir, aprofundamento algumas daspeças de caminhão e problemas mais comuns.
Problemas no carburador
A fumaça preta também pode ser sinal de que o carburador ou filtro do caminhão está com problemas. Isso acontece porque a fumaça, ao passar por ele, pode se “sujar” e sair com impurezas. A presença de impurezas e sujeira no filtro do ar restringem o fluxo de ar para o motor, impedindo a combustão completa do diesel.
Desta forma, se você ao perceber que a fumaça preta aparece ao dar partida pela manhã, isso pode sinalizar que o sistema de admissão de combustível ou afogador estão com problemas.
Injetores sujos ou com defeito
Os injetores compõem o sistema de injeção de diesel, responsáveis por pulverizar a mistura na câmera do motor. A pulverização precisa ser precisa e uniforme para garantir a combustão completa do diesel e o bom funcionamento do veículo.
Desta forma, caso os injetores estejam sujos ou com defeito, a pulverização pode ocorrer de maneira irregular, resultando na combustão incompleta, o que costuma gerar fumaça preta.
Problemas no turbocompressor
Oturbocompressor é uma peça acoplada ao motor que utiliza a energia dos gases de escape para comprimir o ar que entra no motor. Essa compressão aumenta a quantidade de oxigênio disponível para a combustão, permitindo que o motor queime mais diesel e gere mais potência.
Em geral, quando o turbocompressor está com defeito, a pressão do ar pode ser reduzida, afetando a combustão e contribuindo para a formação de fumaça preta.
Vazamento de óleo
A presença de vazamentos de óleo podem fazer com que o produto entre na câmara de combustão e seja queimado com o diesel, resultando também em fumaça preta. Esse tipo de vazamento pode ocorrer no turbocompressor, no coletor de escape, no escapamento e na junta da cabeça do motor.
Bomba de injeção
A bomba de injeção é responsável por fornecer a quantidade correta de diesel para o motor no momento certo. Ela é como o coração do sistema, controlando o fluxo de diesel e garantindo que o motor funcione de forma eficiente.
Quando a bomba de injeção está com defeito, ela pode fornecer quantidades inadequadas de diesel para o motor, causando excesso ou falta de diesel e injeção irregular.
Como consequência, a combustão incompleta gera fumaça preta e indica que o motor está funcionando de forma ineficiente. Somado a isso, é importante saber que a combustão incompleta gera menos energia, resultando emperda de potência e desempenho domotor.
Independentemente da causa, sempre que você identificar a fumaça preta, precisa descobrir a causa e realizar oreparo imediatamente. Isso porque, caso não seja resolvido, pode causar diversas consequências para o caminhão, motorista, pessoas que inalam a fumaça e até para o meio ambiente.
A fumaça com coloração escura não é normal e qualquer anomalia com relação ao seu veículo precisa ser visto e reparado, mesmo que, aparentemente, não esteja afetando o seu funcionamento.
Como a manutenção preventiva pode ajudar?
Uma das primeiras dicas para evitar o aparecimento da fumaça preta é fazer revisões periódicas no seu veículo, principalmente no motor.
Dessa maneira, você conseguirá prever problemas na peça que poderiam causar essa situação e fazer os reparos mais rapidamente, o que fará com que você economize tempo e tenha menos dor de cabeça.
As manutenções preventivas devem ser feitas seguindo as orientações do fabricante e considerando o tipo de caminhão, marca e modelo, condições de uso e/ou quilometragem rodada.
Em geral, caminhões leves exigem menos manutenção do que os pesados, porém, cada marca e modelo tem suas recomendações. Além disso, se o veículo for usado em condições severas, a manutenção precisa ser mais frequente.
A maioria dos fabricantes recomenda a realização de manutenções preventivas a cada 10.000 km rodados, avalie as necessidades específicas do seu veículo e mantenha um calendário de revisões alinhado com elas.
Sempre leve o seu caminhão a um mecânico de confiança, pois este profissional poderá fazer uma análise completa do seu veículo para identificar esse e outros problemas que ainda não foram notados pelo motorista.
Além disso, caso já tenha avistado a fumaça preta, é interessante levar o veículo ao profissional para que ele identifique a origem do problema e faça um reparo o mais rápido possível.
Como a escolha do combustível impacta no problema?
Outro cuidado que deve ser tomado é com relação ao óleo diesel utilizado no caminhão. Isso porque, utilizar um produto de procedência duvidosa pode ser um dos causadores da fumaça preta. Portanto, busque encontrar um produto que tenha qualidade e que também conte com um bom preço, para que esse cuidado extra não pese tanto no seu bolso.
O uso de aditivos também pode ajudar a evitar esse problema, já que o óleo com a presença de micro-organismos ou presença de água afeta a qualidade dele. Para evitar essa situação, os aditivos podem fazer a sua limpeza e, assim, permitir com que você sempre esteja com ele limpo.
Osistema de escapamento também precisa estar em ordem, já que sujeiras no mesmo também podem ocasionar em fumaça preta. Além disso, é importante sempre analisar a peça, para que quando começar a sair a fumaça preta, você consiga identificar rapidamente o problema e fazer os reparos necessários.
Por que é importante evitar a fumaça preta em caminhões?
Como falamos, a fumaça preta pode causar danos para o caminhão, como o gasto de mais combustível e danos ao motor, diminuindo a sua vida útil. Entretanto, essas não são as únicas consequências para esse problema.
A fumaça preta não é nada benéfica para o meio ambiente, já que eles jogam poluentes no ar. Veja como evitar essa emissão.
A fumaça preta pode gerar multas
Além disso, em muitas regiões do Brasil, a emissão dessa fumaça preta por parte dos veículos é proibida, gerando multas que deverão ser pagas pelo motorista ou pela transportadora responsável pelo veículo. O valor da multa costuma ser bem caro, mas é possível pedir o abatimento do valor caso o caminhão não tenha sido autuado nos últimos 12 meses.
Veículos em más condições causam danos na reputação da empresa
É importante investir em medidas para evitar essa situação e não causar danos para o seu veículo, a saúde financeira da sua transportadora e nem para a natureza. Ter um veículo trabalhando em boas condições é ótimo até para a reputação da empresa, mostrando que ela se importa com a qualidade e eficiência da sua frota.
A fumaça preta é prejudicial para a saúde
Os seus motoristas também agradecem, já que essa fumaça não é nada saudável para o nosso sistema respiratório. Tanto quem dirige o caminhão quanto quem está nas ruas pode inalar esse gás e ter alguns problemas, além dele não ser nada cheiroso. Existem vários motivos para você investir no bom estado do seu caminhão.
Agora que você já sabe o que é a fumaça preta que sai dos caminhões, quais as suas principais causas e o que fazer para evitar essa situação, você já está preparado para aumentar sua vida útil, além de evitar multas e danos ao meio ambiente.
Mantenha uma rotina de manutenções preventivas, use combustível com procedência segura e sempre que identificar qualquer sinal de anormalidade busque o suporte de uma oficina de confiança.
A fumaça preta tem relação direta com o meio ambiente. Você sabia que a Scania conta com soluções em sustentabilidade?Leia este outro artigo em nosso blog e saiba mais sobre o assunto!