Torque e potência: entenda as diferenças
Torque e potência são dois elementos relacionados a capacidade e eficiência de um motor. Esses termos têm conceitos completamente distintos, mas na medição da força de uma motorização eles são complementares e devem ser analisados em conjunto para determinar a capacidade de um motor.
Porém, muitos motoristas acabam confundindo as duas coisas. Inclusive, alguns acreditam se tratar de dois sinônimos, o que é um erro muito grande. Pensando no volume de dúvidas que existem sobre esse assunto nós resolvemos escrever este artigo.
Nele, mostraremos a diferença entre torque e potência. Além disso, também explicaremos como eles se relacionam. Continue lendo!
O que é o torque do motor?
Inicialmente, vamos entender o que é o torque do motor. Basicamente, ele se refere a capacidade de torção que um sistema motriz tem. Em outras palavras, torque significa o esforço que um motor precisa fazer para gerar um movimento de rotação. Para ficar mais claro, vamos ilustrar com um exemplo.
Imagine que você deseja apertar um parafuso. Todas as vezes que emprega uma força com a chave de fenda para girar o parafuso, você está empregando um torque sobre o objeto. Dessa forma, quanto mais pressão você faz com suas mãos para ele rodar, maior será o torque.
Com um motor funciona da mesma forma. Quando menor a força necessária para aquele momento, menor será a rotação do motor e, consequentemente, o torque aplicado é reduzido. Mas a diferença entre torque e potência inicia muito antes de entendermos a aplicação da força. Até mesmo a forma de calcular as duas medidas é diferente.
Para determinar o torque de um veículo utilizamos um equipamento chamado dinamômetro. Para fazer a medição, o caminhão é mantido na aceleração máxima. No mesmo instante, os rolamentos variam suas rotações a cada minuto. Por fim, a fórmula de cálculo envolverá a força e a distância que foi percorrida no medidor.
Em seguida, a força é multiplicada pela distância entre o ponto de aplicação e a parte central do eixo do carro. Assim, quanto maior for essa distância, menor será a força necessária para atingi-lo, determinando o torque do veículo.
O que é a potência do motor?
Você já sabe que o torque está ligado à força que é produzida pelo sistema motriz de um caminhão. Já a potência tem relação com a velocidade e tempo. Nesse sentido, podemos afirmar que o torque se relaciona ao trabalho. A potência, por outro lado, representa o tempo que demora para que ele seja realizado.
Vamos a mais um exemplo para entender melhor o conceito. Imagine que temos um caminhão com motor de 250 CV e outro com 500 CV subindo uma mesma ladeira. Vamos considerar que o peso de ambos é idêntico. Nesse caso, os dois estão fazendo o mesmo trabalho para percorrer o trajeto. Contudo, o caminhão de 500 CV realizará esse trabalho com mais facilidade.
Isso ocorre devido ao fato de o seu motor ter mais potência. A fórmula de cálculo desse elemento considera o torque gerado pelo motor, multiplicado pela sua quantidade de rotações por minuto.
Qual é a relação prática entre torque e potência?
Você já entendeu que existem grandes diferenças entre torque e potência. Contudo, também deve ter percebido que existe uma relação muito íntima entre as duas forças. Tempo, aceleração e força não são os únicos processos envolvidos na entrega da performance de um veículo de transporte.
Existem outros fatores que envolvem o processo, muitos deles relacionados a transmissão, por exemplo. Além disso, é importante destacar que veículos de transporte de cargas, como os caminhões e carretas, não precisam de tanta potência. Inclusive, atualmente temos carros de passeio que apresentam números de CV muito próximos aos de alguns caminhões.
Contudo, o torque desses veículos precisa ser muito maior que o dos veículos tradicionais. Isso porque o seu peso exige uma quantidade maior de força para se mover em baixas rotações. Existe uma grande diferença entre acelerar um carro de passeio — que, por mais cheio que esteja, sempre será mais leve que um caminhão — e um carro de trabalho — que pesa inúmeras toneladas a mais.
Por isso, a relação torque e potência desse tipo de motor é muito desproporcional, se compararmos a outros veículos tradicionais.
Como encontrar um equilíbrio entre torque e potência?
Existe uma grande confusão causada por algumas pessoas que explicam temas relacionados a veículos, principalmente, de passeio. Alguns afirmam que torque é melhor que potência, ou vice-versa. Isso é um grande erro, pois, como já mencionamos, é possível que um veículo tenha menos potência e entregue uma performance muito melhor.
A grande verdade por trás desses conceitos é que é necessário existir um equilíbrio perfeito e complementar entre os cálculos. Carros com motor muito potente e pouco torque trabalham constantemente em rotações altíssimas. Assim, gerando desgastes no sistema de embreagem, além do aumento no consumo de combustível.
Por outro lado, um motor com muito torque e pouca potência demoraria muito tempo para se desenvolver, passando a sensação de que o carro está preso no chão. Atualmente, os motores mais modernos que equipam caminhões das principais montadoras do mercado são projetados para conciliar as duas forças.
Assim, o foco dos motores, transmissão e demais elementos da Scania é oferecer o melhor desempenho aos nossos caminhões com o menor custo possível. Com isso, conseguimos o aumento no tempo de vida útil do caminhão, evitando problemas com embreagem, sistema de transmissão e, até mesmo, facilitando a vida do motorista.
Afinal, quando potência e torque estão em perfeito equilíbrio, ele não precisa passar as marchas com tanta frequência. Dessa forma, a correlação adequada entre as duas forças também pode promover conforto e segurança para o motorista.
Por fim, o ponto mais importante a ser entendido quando o assunto é torque e potência é a diferenciação entre eles. Ou seja, entender que são elementos distintos, que têm suas próprias metodologias de cálculo. Mas, quando implementados no motor de um carro, devem ser devidamente mensurados para que o motor possa oferecer toda a força necessária para o caminhão.
Gostou deste artigo? Que tal continuar lendo sobre esse universo dos caminhões? Então confira o post que preparamos para você. Nele, mostraremos 6 dicas valiosas que você precisa seguir na hora de comprar um caminhão.
Deve estar relacionado à minha idade, mas eu não consegui distinguir muito bem? Contudo, percebi que houve esforço para a melhor esplanação possível. Obrigado