Veja 5 sinais de falta de potência do motor e saiba como resolver!

Motor de caminhão
6 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

Você já ficou parado na estrada por problemas na potência do motor? Apesar de ser uma situação desagradável e que prejudica suas viagens, é possível evitá-la. Para isso, é necessário um olhar atento aos sinais que o caminhão dá.

Como motorista, é importante estar sempre atento, conhecer o seu veículo e contar com o auxílio de profissionais eficientes e de confiança. Agora, para te ajudar, apresentaremos os 5 principais sinais da falta de potência do motor. Confira!

Como e por que acontece a falha do motor

Antes de tudo, é importante entender como e por que um motor pode falhar. Afinal, buscar mais informações sobre o problema é o primeiro passo para adotar medidas preventivas e não correr riscos desnecessários.

Em geral, a falta de potência do motor do caminhão tem várias causas. Exatamente por isso, a identificação da raiz do problema nem sempre é fácil e deve ser feita por profissionais qualificados. Veja alguns exemplos:

  • uso de combustível de baixa qualidade;
  • defeitos na vela;
  • excesso de sujeira no filtro de ar;
  • defeito no ar-condicionado;
  • falta de lubrificação;
  • folgas nas correias do motor;
  • vazamento de fluidos;
  • uso de peças não originais.

Esses são apenas alguns dos fatores que prejudicam a performance do motor do caminhão. Assim, o veículo deixa de render como o esperado, tem dificuldade para pegar velocidade e pode até parar de funcionar.

Os 5 sinais de falta de potência do motor

Quando o assunto é perda de potência do motor, existem sinais que demonstram que há algo de errado. Ou seja, o caminhão dificilmente para de uma vez, ele vai dando indicativos do problema — é como se ele chamasse a sua atenção, pedindo socorro.

Por esse motivo, o ideal é que você não se preocupe apenas em executar fretes rápidos e dirigir com cuidado. Afinal, observar seu veículo atentamente pode evitar muitos problemas e prejuízos.

Para te ajudar, listamos 5 sinais clássicos de que o motor não está em sua máxima performance e precisa passar por manutenções urgentes. Acompanhe!

1. Motor engasgando

Quem nunca enfrentou uma situação como essa, não é mesmo? O engasgo do motor é um sinal bastante comum e que pode ter várias causas. Na prática, a fonte do problema pode ser algo complexo ou apenas um problema passageiro e simples de ser solucionado.

Porém, se o problema é persistente, é preciso tomar uma providência. Isso porque, a falta de intervenção é capaz de aumentar o defeito e causar perdas significativas da potência dentro do motor.

2. Caminhão consumindo muito combustível

O preço do combustível é um obstáculo na vida do caminhoneiro. Exatamente por isso, é fundamental observar a média de consumo do seu veículo e ficar atento caso exista uma alteração significativa.

Em geral, sempre que o caminhão perde potência, é preciso puxar mais combustível do tanque para realizar a mesma tarefa. Dessa forma, transportar uma carga pesada ou até subir uma ladeira pode demandar muito mais do motor, fazendo-o queimar mais combustível.

O problema é realmente grande, pois afeta não apenas a performance do veículo, mas a lucratividade do caminhoneiro — quanto maior o consumo, menores serão os seus ganhos reais.

Você sabe tudo sobre mecânica de caminhões? Teste seus conhecimentos e veja os principais mitos

3. Fumaça escura saindo do escapamento

Fumaça preta saindo do escapamento é um sintoma clássico de que algo está errado no motor. Porém, ele tem várias causas e exige uma análise mais minuciosa do mecânico para definir exatamente sua origem.

Apesar do diesel produzir uma fumaça mais escura do que a gasolina e o álcool, é preciso ficar atento quando o resíduo se torna ainda mais escuro e pesado. Esse é um indicativo de excesso de sujeira ou de queima de óleo dentro do motor.

Perceba que a fumaça não é o problema, mas um aviso de que é preciso verificar a situação do motor antes que ele perca performance e pare de funcionar.

4. Dificuldade para ligar o caminhão

Você bate a chave na ignição por diversas vezes, mas o caminhão não liga? Preste atenção, pois esse é mais um sinal de que o seu motor pode estar sofrendo com alguma falha.

É interessante dizer que essa é uma situação bastante corriqueira, mas que não pode ser ignorada, principalmente se você tiver um modelo de caminhão mais novo. O ideal é procurar ajuda assim que o problema for detectado e, assim, agir preventivamente.

5. Luz da injeção eletrônica acesa

Se a luz da injeção eletrônica está acesa de forma constante no painel do seu veículo, é fundamental agir com rapidez e procurar um mecânico para realizar o diagnóstico correto. Afinal, esse é um sinal de alerta importante para o motorista.

Destaca-se que os bicos injetores são responsáveis por pulverizar o combustível dentro do cilindro, sendo peças essenciais para o desempenho do caminhão. Quando algum está entupido ou com defeito, há uma redução na injeção do combustível e uma luz indicadora se acende no painel.

Como a WLM Scania pode te ajudar a superar esse problema

Você, certamente, sabe da importância de cuidar do seu companheiro de estrada e de como manutenções preventivas são importantes para isso, não é mesmo? Como vimos, o veículo dá sinais de que algo não vai bem e de que o motor está perdendo potência.

Com isso, não há muitos caminhos a seguir a não ser agir com rapidez e de forma certeira. É aí que a WLM Scania pode ser sua grande aliada, mantendo seu caminhão sempre em perfeito estado de conservação.

Temos diversas unidades espalhadas pelo país, com profissionais altamente qualificados e experientes. Nossa missão é garantir que você receba um atendimento eficiente e tenha todos os problemas solucionados no menor tempo possível.

Lembre-se de que a realização de manutenções preventivas e corretivas de qualidade e o uso de peças genuínas aumenta a vida útil do seu veículo e garante o seu bom desempenho nas estradas. Para isso, conte com nossa equipe!

E então, já se deparou com algum dos sinais apresentados? Para garantir uma boa potência do motor é muito importante adotar um olhar atento a esses detalhes que podem evitar prejuízos ainda maiores. Afinal, quanto mais rápido você identificar o problema e toma providências, melhor é a performance do seu caminhão.

Precisa de ajuda para realizar manutenções ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato agora mesmo com a WLM Scania!

checklist das peças de caminhão
Você também pode gostar

Deixe um comentário