Como fazer a manutenção do caminhão na quarentena?

8 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

Os impactos gerados pela pandemia já se estendem por praticamente todos os setores da economia. Os transportes não são uma exceção a essa realidade, pois muitas empresas foram obrigadas a adaptar suas operações para atender às novas normas ou para se ajustar às mudanças na demanda. Nesse cenário, muitos transportadores e motoristas estão enfrentando dificuldades para fazer a manutenção do caminhão na quarentena, já que muitos prestadores de serviços fecharam as portas ou estão operando abaixo da sua capacidade.

No entanto, a manutenção da frota é uma tarefa indispensável e, em muitos casos, inadiável. Especialmente quando o veículo segue em uso, cuidar da sua manutenção é essencial para minimizar o risco de danos, os custos e o tempo de inatividade do veículo.

Apesar disso, fazer a manutenção do caminhão durante esse período se tornou uma tarefa mais difícil. Por isso, pensando em ajudar você a manter a segurança e integridade do seu veículo, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre a importância dessa manutenção e como realizá-la no atual momento. Confira!

Qual a importância de continuar a fazer as manutenções nesse período?

A manutenção do caminhão é uma das tarefas mais importantes para as empresas e profissionais que dependem dos veículos para operar, utilizando-o como ferramenta de trabalho. A manutenção é o que garante o bom funcionamento da máquina, além de ser um fator diretamente associado aos custos dos transportes.

Essa é uma necessidade permanente dos veículos e não pode ser esquecida ou negligenciada. Um caminhão em uso ou parado sempre requer cuidados, pois existem componentes que se desgastam, danificam ou atingem o seu prazo de vida útil — como é o caso de alguns fluidos.

Mesmo em períodos como o atual, em que a quarentena fez com que muitas oficinas, concessionárias e prestadores de serviços interrompessem suas atividades, dificultando a vida do motorista e do frotista na hora de manter os cuidados com o caminhão, é indispensável procurar alternativas para seguir com as manutenções em dia.

Como a manutenção está sendo feita?

Veja como a manutenção está sendo feita na WLM durante esse período de pandemia.

Uso de aplicativo

Antes mesmo da pandemia, a SCANIA já trabalhava com uma ferramenta inovadora chamada Fleet Scania, um aplicativo que permite ao caminhoneiro ter uma comunicação em tempo real com a marca. Por meio desse recurso, o motorista ou frotista pode informar possíveis danos, mandar fotos do veículo e assim solucionar dúvidas e problemas relacionados ao caminhão. Tudo isso de maneira remota, simples e rápida.

Atendimento ágil e preciso

A preocupação em manter o caminhão rodando e gerando lucro para o proprietário é algo que está presente na cultura da SCANIA antes mesmo do início da pandemia. A WLM também compartilha dessa preocupação e, por isso, ao chegar em qualquer unidade do grupo, o cliente tem a certeza de que será atendido de forma ágil e precisa, para que possa retornar às suas atividades no menor tempo possível.

Otimização da estrutura de atendimento

Com a chegada da pandemia, a WLM otimizou toda a sua estrutura. Hoje, o atendimento também é oferecido pelo Fleet Scania. Além disso, é possível agendar os serviços pelo WhatsApp, telefone ou e-mail. Dessa forma, o proprietário do caminhão já recebe todas as informações e orientações importantes, agilizando ainda mais todo o procedimento.

Serviço de socorro 24 horas

Vale mencionar, ainda, que a WLM também conta com um serviço de socorro 24 horas, o qual é prestado por profissionais especializados e disponíveis em tempo integral.

Adoção de medidas sanitárias nas unidades

Toda essa reestruturação nos serviços da WLM também garante que o motorista fique menos tempo dentro das unidades. Com isso, o risco de contágio diminui significativamente. Apesar disso, todas as pessoas que chegam nas unidades da WLM têm a temperatura medida na portaria e, para as que não têm máscara, o equipamento é fornecido gratuitamente.

Que itens devem ser verificados durante a manutenção?

No caso das manutenções realizadas pela WLM, o procedimento é bastante completo. São verificados 81 itens no caminhão, entre eles:

  • freios;
  • fluidos;
  • itens de segurança;
  • pneus;
  • itens estéticos — visando uma boa valorização no momento da troca;
  • bateria, entre muitos outros.

O principal objetivo desse tipo de manutenção preventiva é prolongar o tempo de rodagem do caminhão SCANIA. Esse é um dos grandes diferenciais da marca e uma das grandes preocupações da WLM, seja qual for a unidade em que os serviços forem prestados. Mesmo durante a quarentena, a WLM segue prestando os seus serviços de forma altamente especializada e detalhada, dando todo suporte necessário para o frotista e para o motorista em um momento tão complexo como o atual.

Como funciona a manutenção preventiva flexível?

Atualmente, a WLM trabalha com dois principais tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva. Na primeira, duas outras modalidades de serviços são oferecidas: a manutenção preventiva periódica e a manutenção preventiva flexível. A seguir, falaremos um pouco mais da última.

Conceito de manutenção flexível

A opção flexível é um tipo de manutenção em que a SCANIA é pioneira. Nessa modalidade, o foco do serviço está em substituir apenas os itens necessários, aumentando o percentual de aproveitamento dos componentes, mas sem abrir mão da segurança. Com isso, as intervenções no veículo costumam ser mais rápidas, maximizando a sua produtividade.

Benefícios da manutenção flexível

Veja alguns dos principais benefícios da manutenção flexível.

Economia

A manutenção flexível é uma modalidade que prioriza a economia e a sustentabilidade. Isso porque os componentes do caminhão são trocados no momento ideal, após o seu máximo aproveitamento. Portanto, há redução de custos e do descarte de peças e resíduos, como lubrificantes.

Eficiência operacional

Esse tipo de manutenção é uma grande revolução. É o futuro da manutenção de caminhões e a SCANIA é pioneira nessa parte. Fazendo a manutenção flexível de acordo com as orientações da marca, o cliente favorece a eficiência operacional do caminhão, pois evita surpresas ao planejar melhor as suas revisões, trocas de peças e as suas paradas.

Conhecimento do custo anual

Outro ponto positivo desse tipo de manutenção é que, com o planejamento, o motorista consegue se preparar financeiramente e ter um fluxo de caixa disponível para a manutenção do caminhão. O caminhoneiro já sabe o que vai pagar mês a mês. O pagamento é feito por quilometro rodado, então já se sabe o custo anual das manutenções, por exemplo.

Quais os possíveis impactos de não realizar essa manutenção?

Realizando a manutenção preventiva em dia, o proprietário assegura a operação do caminhão sem imprevistos, planejando com precisão cada serviço. Por outro lado, quando ela não é feita adequadamente, ou não é realizada, vários impactos negativos podem ser observados, como:

  • aumento do risco de que problemas no veículo não sejam identificados a tempo;
  • probabilidade maior de panes na estrada, impedindo o término das viagens;
  • aumento dos custos de manutenção, já que a manutenção corretiva se torna mais frequente;
  • redução da performance do caminhão, especialmente quando itens como o motor e injeção ficam longos períodos sem checagens;
  • redução do tempo de vida dos componentes, prejudicando a revenda do veículo, entre outros.

Portanto, seguir com o cronograma de manutenção do caminhão na quarentena é uma ação indispensável para quem se preocupa com a segurança, a produtividade e com os custos operacionais dos transportes. Nesse sentido, a WLM se coloca como uma grande parceira dos proprietários dos veículos SCANIA, oferecendo serviços de ponta, de forma ágil e eficiente, seguindo todas as recomendações sanitárias nesse momento de pandemia.

Agora que você já entende a importância de fazer a manutenção do caminhão na quarentena, se programe para realizá-la no momento mais adequado. Entre em contato com a WLM e saiba como podemos ajudá-lo!

checklist das peças de caminhão
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-