Fumaça preta: veja o que significa e como evitar!

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

Os caminhões, assim como outros veículos, apresentam alguns sinais de destaque quando estão com algum problema, sendo um deles o aparecimento de uma fumaça preta saindo do mesmo. Entretanto, será que é sempre algo grave quando isso acontece? Como evitar esse problema e por que é importante evitá-lo?

Neste texto, explicaremos qual o real significado da fumaça preta que sai dos caminhões em algumas situações, mostrando as suas principais causas e como isso acontece. Além disso, também daremos algumas dicas de como evitar que esse problema apareça no seu caminhão, além de evidenciar a importância de diminuir as chances de essa situação acontecer. Vamos lá?

O que significa a fumaça preta em caminhões?

Essa fumaça preta, geralmente, sai do escapamento do caminhão, porém pode ter a ver com o motor do veículo. Esse episódio pode significar que algo está danificando o motor e, por consequência, ele acaba transmitindo essa fumaça preta, que deve ser analisada com seriedade pelo motorista.

Se o seu caminhão tem motor a diesel, essa fumaça preta pode indicar que o combustível não está sendo queimado da maneira correta, o que acaba ocasionando em outros problemas, muito além da emissão dessa fumaça. A cor e o cheiro característicos são causados pelo carbono pulverizado, que é ocasionado pela falta de ar e altas temperaturas no motor, que resultam nessa queima de gasolina malfeita.

Uma das consequências desse problema é que o caminhão consumirá mais combustível do que o necessário para se manter em atividade, o que ocasiona em um maior gasto para manter a frota, o que, a longo prazo, pode pesar bastante no bolso, principalmente se existirem mais de um caminhão com esse mesmo problema.

Além do maior gasto com combustível, esse problema também acaba desgastando demais o motor, fazendo com que ele tenha mais chances de apresentar defeitos mais sérios, resultando em problemas no meio da pista que podem atrasar as entregas ou até mesmo colocar a vida do motorista e de outras pessoas em risco.

Outras causas

Outras causas para o aparecimento da fumaça preta são problemas no carburador ou no próprio filtro do caminhão, no qual a fumaça, ao passar por ele, pode se “sujar” e sair com impurezas. Se, ao perceber que a fumaça preta aparece ao dar partida pela manhã, isso pode significar que o sistema de admissão de combustível ou afogador possam estar com problemas.

Independentemente da causa, é importante encontrá-la e fazer o seu reparo, uma vez que ela pode causar diversas consequências para o caminhão, motorista, pessoas que inalam essa fumaça e até mesmo para o meio ambiente. Essa coloração não é normal e qualquer anomalia com relação ao seu veículo precisa ser visto e reparado.

Como evitar esse problema?

Uma das primeiras dicas para evitar o aparecimento da fumaça preta é fazer revisões periódicas no seu veículo, principalmente no motor. Dessa maneira, você conseguirá prever problemas na peça que poderiam causar essa situação e fazer os reparos mais rapidamente, o que fará com que você economize tempo e tenha menos dor de cabeça.

Sempre leve o seu caminhão a um mecânico de qualidade, que poderá fazer uma análise completa do seu veículo para identificar esse e outros problemas que ainda não foram identificados com o motorista. Além disso, caso já tenha avistado a fumaça preta, é interessante já comunicar ao profissional para que ele faça um reparo mais rápido.

Outro cuidado que deve ser tomado é com relação ao óleo diesel utilizado no caminhão. Isso porque, utilizar um produto de qualidade ruim pode ser um dos causadores da fumaça preta, então, busque encontrar um produto que tenha qualidade e que também conte com um bom preço, para que esse cuidado extra não pese tanto no seu bolso.

O uso de aditivos também pode ajudar a evitar esse problema, já que o óleo com a presença de micro-organismos ou presença de água também pode afetar a qualidade do mesmo. Para evitar essa situação, os aditivos podem fazer a sua limpeza e, assim, permitir com que você sempre esteja com ele limpo.

O sistema de escapamento também precisa estar em ordem, já que sujeiras no mesmo também podem ocasionar em fumaça preta. Além disso, é importante sempre analisar a peça, para que quando começar a sair a fumaça preta, você consiga identificar rapidamente o problema e fazer os reparos necessários.

Por que é importante evitar a fumaça preta em caminhões?

Como falamos, a fumaça preta pode causar danos para o caminhão, como o gasto de mais combustível e danos ao motor, diminuindo a sua vida útil. Entretanto, essas não são as únicas consequências para esse problema. A fumaça preta não é nada benéfica para o meio ambiente, já que eles jogam poluentes no ar.

Além disso, em muitas regiões do Brasil, a emissão dessa fumaça preta por parte dos veículos é proibida, gerando multas que deverão ser pagas pelo motorista ou pela transportadora responsável pelo veículo. O valor da multa costuma ser bem caro, mas é possível pedir o abatimento do valor caso o caminhão não tenha sido autuado nos últimos 12 meses.

É importante investir em medidas para evitar essa situação e não causar danos para o seu veículo, a saúde financeira da sua transportadora e nem para a natureza. Ter um veículo trabalhando em boas condições é ótimo até para a reputação da empresa, mostrando que ela se importa com a qualidade e eficiência da sua frota.

Os seus motoristas também agradecerão, já que essa fumaça não é nada saudável para o nosso sistema respiratório. Tanto quem dirige o caminhão quanto quem está nas ruas pode inalar esse gás e ter alguns problemas, além dele não ser nada cheiroso. Existem vários motivos para você investir no bom estado do seu caminhão.

Assim, entendendo o que é a fumaça preta que sai dos caminhões, quais as suas principais causas, o que fazer para evitar essa situação e qual a importância de tomar esse cuidado, você conseguirá fazer com que os seus veículos tenham uma maior vida útil, além de evitar multas e danos ao meio ambiente.

E por falar em meio ambiente, você sabia que a Scania conta com soluções em sustentabilidade? Leia este outro artigo em nosso blog e saiba mais sobre o assunto!

checklist das peças de caminhão
Você também pode gostar

Deixe um comentário