Conheça as soluções em sustentabilidade desenvolvidas pela Scania

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

Você sabia que a economia de combustível, além de reduzir os custos de sua frota, é uma excelente maneira de contribuir com a preservação ambiental? Nesse sentido, existem diversas soluções em sustentabilidade que podem ser utilizadas em seu negócio.

No entanto, como elas funcionam? Por que valem tanto a pena? O que chama atenção nesse tipo de recurso? Quais são as novidades para os próximos anos e por qual razão são tão importantes?

Para responder essas e outras perguntas a respeito do tema, conversamos com Márcio Furlan, responsável pelas estratégias de Marketing e Comunicação da Scania — uma das maiores fabricantes mundiais de caminhões pesados, de ônibus e afins. Aproveite as informações!

O que leva a Scania a investir nas soluções em sustentabilidade?

De acordo com o especialista, as iniciativas da empresa voltadas à sustentabilidade se toraram mais frequentes há algum tempo. “Em 2016, depois de mais de 100 anos de atuação ao redor mundo, a Scania reviu o seu propósito”, conta ele. “Ao analisar uma série de questões e considerar tudo o que estava acontecendo em diferentes países, a sociedade e o ritmo de consumo, percebemos que não era mais possível seguir agindo da mesma forma”, pontua.

Ao notar que não haveria como seguir com a operação tradicional, a marca resolveu poluir menos. A partir disso, desenvolveu-se um propósito: liderar a mudança para um sistema de transporte mais sustentável, pautado por uma tecnologia cada vez mais eficiente.

Tal liderança tem a ver com inspirar o mercado de atuação, buscar parcerias com organizações próximas para contribuir com a sustentabilidade em vários âmbitos — econômico, social e ambiental.

“Um dos modos de promovê-la no aspecto econômico e social consiste em trazer soluções de negócios que façam com que nossos clientes sejam mais rentáveis, desenvolvam seus próprios negócios e tenham sustentação própria no futuro”, explica Márcio. Isso porque, quando são rentáveis e estruturados, eles podem ser grandes geradores de empregos locais, criando oportunidades e alternativas para as comunidades nas quais estão inseridos.

Márcio ainda lembra que 25% do gás carbônico emitido no planeta estão ligados ao sistema de transporte, ou seja, aos carros e caminhões. Como a Scania sabe que faz parte desse cenário, busca soluções sérias continuamente a fim de reduzir os impactos causados. Por meio desse reconhecimento e de atitudes concretas para melhorar a situação, será possível construir um mundo habitável para as próximas gerações.

Quais soluções em sustentabilidade vêm sendo desenvolvidas pela Scania?

De maneira resumida, a Scania enxerga o transporte sustentável sob a ótica de três pilares: transporte inteligente e seguro; combustíveis alternativos e eletrificação e eficiência energética. Entenda, a seguir, como cada um deles está sendo trabalhado.

Eficiência energética

A atuação da empresa em relação à eficiência energética merece destaque, visto que a Scania nunca deixou de procurar meios para produzir veículos que emitissem uma quantidade menor de poluentes. Por isso, a empresa buscou aprimorar a tecnologia em termos de consumo de combustível.

“Quando lançamos a nova geração de caminhões em 2018, fizemos a promessa de gerar economia de combustível em até 12% — felizmente, estamos conseguindo ultrapassar e já existem casos de 18% de redução, com clientes enfatizando a economia de até R$ 1 milhão de reais por ano só em consumo de diesel”, comenta Marcio. Com esses exemplos, ele mostra que sustentabilidade e rentabilidade podem caminhar de mãos dadas e é nisso que a Scania acredita.

Ao traçar uma comparação com a geração antiga de caminhões, houve uma economia de 2 milhões de litros de combustível. Se considerarmos o preço médio do diesel, os valores giram em torno de R$ 10 milhões, que foram convertidos em retorno financeiro para os clientes.

Essa grande quantidade de combustível não queimado implica quase 86 mil toneladas de CO2 a menos na atmosfera — redução de 10% em relação à geração antiga.

Combustíveis alternativos

A Scania tem desenhado na sua estratégia a entrada de um veículo cujo motor é 100% movido a gás, diferentemente de carros adaptados ou automóveis que precisam de um cilindro adicional.

Caminhões que funcionam dessa forma proporcionam a mesma performance em termos de velocidade e de carga transportada. Além disso, contribuem com a redução na emissão de poluentes — o gás natural veicular viabiliza uma redução de até 15 %; o gás biometano, que é produzido a partir de resíduos e lixo orgânico, pode reduzir a emissão em até 90%.

“Trata-se de uma grande quebra de paradigma. Afinal, estamos há pouco mais de 60 anos no Brasil e, até aqui, sempre trabalhamos com o diesel, pois o mercado inteiro está acostumado com esse combustível. É por isso que falamos em liderar mudanças, inspirar e criar parcerias”, contextualiza Marcio. Considerando o preço do gás, assim como suas demandas de manutenção e de consumo, ele também passa a valer a pena do ponto de vista econômico.

Transporte seguro e inteligente

Quem trabalha na estrada e/ou com gestão de frotas sabe da importância que tem dirigir com o máximo de segurança, não é mesmo? Para fortalecer esse ponto, a Scania habilita seus veículos para que possam ser conectados aos mais robustos sistemas de rastreamento, análise de desempenho e interatividade.

Toda a informação de uso e performance do caminhão vai para uma base de dados, que transforma os números em informações relevantes para a gestão do negócio, com foco em redução de custo.

“A Scania trouxe a opção de melhorar os programas de manutenção com a conectividade. Hoje o próprio veículo indica se precisa ou não parar, por exemplo. Com isso, o transportador pode reduzir o tempo de parada entre as manutenções, ganhando disponibilidade”, comenta Marcio.

Quais são as expectativas para o futuro?

Segundo Marcio, as tendências para o futuro são os veículos elétricos, autônomos e conectados. “A Scania já tem um veículo autônomo desenvolvido, o Scania AXL, que é um caminhão autônomo. Nosso objetivo é ter pelo menos 20 operações com clientes usando veículos autônomos até 2025”, indica.

Portanto, é inegável que as soluções em sustentabilidade desenvolvidas pela Scania estão gerando uma série de consequências positivas para o mercado e para a preservação ambiental.

Se você gostou do conteúdo e quer contar com essas opções de excelência em seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo!

checklist das peças de caminhão
Você também pode gostar

Deixe um comentário