Conheça 4 dicas que evitam o desgaste excessivo do motor do caminhão
O destino de um veículo de carga é viver na estrada, o que significa percorrer quilômetros com frequência durante sua vida útil. Para que essa operação ocorra com segurança e longevidade, é preciso evitar o desgaste excessivo do motor por meio de revisões e manutenções periódicas.
Além de reduzir as chances de acidentes, cuidar da motorização do caminhão garante durabilidade do sistema, elimina panes repentinas, ameniza o consumo de diesel e ajuda o seu bolso a economizar com consertos de emergência.
Sim, é verdade que o tempo entre um frete e outro é relativamente curto e isso pode ser um obstáculo na hora de conservar o motor. No entanto, é válido priorizar alguns cuidados e encará-los como um investimento a longo prazo. Veja as dicas a seguir para saber como evitar o desgaste excessivo do motor de caminhão.
1. Realize as manutenções preventivas
Antecipar as necessidades de manutenção é a melhor forma de amenizar a degradação do sistema. Portanto, o ideal é inspecionar e trocar as peças antes e durante a revisão preventiva. Dessa forma, você evita que componentes desgastados causem problemas em itens próximos. Adiar a troca do lubrificante, por exemplo, pode trazer sérios prejuízos para o motor. Por isso, é importante fazer inspeções periódicas no caminhão em uma concessionária renomada que tenha uma equipe de profissionais devidamente qualificada.
2. Cuide dos pneus
Cuidar desses componentes é outra prática indispensável para o frotista ou caminhoneiro autônomo. Afinal, eles foram desenvolvidos para suportar todo o peso do caminhão e da carga, logo, você jamais deve viajar com pneus ruins. Ao lidar com as irregularidades das rodovias essa prevenção deve ser ainda maior para não forçar o motor do veículo.
Tenha o costume de deixar os pneus sempre calibrados, seguindo as instruções para o tipo de carga que está transportando. Andar com eles muito cheios ou murchos causa desgastes irregulares que levam a perda precoce do conjunto. Sem falar que o excesso de pressão pode comprometer a suspensão.
Por fim, na hora de comprar pneus, evite adquirir os chamados meia-vida. Eles não apresentam boas condições e podem prejudicar tanto os componentes do veículo quanto a segurança do motorista e de terceiros. Se você detectar um amassado nas rodas, procure um borracheiro o quanto antes para resolver essa irregularidade a fim de recuperar o desempenho do caminhão.
3. Cheque o óleo do motor
Esse produto realiza três funções essenciais no motor:
- lubrificar os componentes internos para amenizar os atritos;
- vedar contra gases provenientes da combustão;
- refrigerar o sistema.
Portanto, avalie com frequência o nível e a viscosidade do óleo para saber se está em condições de realizar a lubrificação do sistema. A troca deve ser feita no tempo certo, ou seja, dentro da quilometragem recomendada pelo fabricante.
Além disso, certifique-se de escolher o produto adequado para o seu veículo. Na hora da compra, escolha óleos modernos para garantir a limpeza do motor, impedir o acúmulo de resíduos metálicos e evitar a oxidação de componentes internos.
4. Abasteça com diesel de qualidade
Encher o tanque com combustível de qualidade é fundamental para o funcionamento do motor e todo o sistema do caminhão. A utilização de diesel ruim compromete a durabilidade do veículo e pode gerar prejuízos, como consumo excessivo, entupimento dos bicos injetores e perda de força do motor. Por isso, escolha muito bem os estabelecimentos onde você abastece para evitar o uso de combustível adulterado.
Como visto, evitar o desgaste excessivo do motor de caminhão é relativamente fácil. Basta considerar as dicas e recomendações mencionadas para garantir a longevidade dos veículos de carga que fazem parte da sua frota. Dessa forma, você reduz gastos e diminui a probabilidade de acidentes e paradas repentinas.
Que tal aprimorar seus conhecimentos sobre o tema? Veja 5 sinais de falta de potência no motor e saiba como resolver.