As 6 peças de caminhão que quebram com mais frequência!
No segmento de transporte de mercadorias, veículos de carga passam muito tempo nas estradas, percorrendo milhares de quilômetros na extensa malha rodoviária do país. Para garantir que tudo funcione da melhor forma possível, é preciso seguir o cronograma de revisões, fazer ajustes específicos ou trocar peças de caminhão que quebram com frequência. Isso é indispensável para evitar falhas mecânicas e elétricas, bem como reduzir custos e ter tranquilidade durante os trajetos.
Gastar com manutenção preventiva significa investimento, pois as despesas com a frota diminuem quando essa atividade é realizada na transportadora. A prática também evita que os caminhões parem no meio da viagem, seja por acidente de trânsito ou pane generalizada, seja por questões de fiscalização.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para falar sobre as peças de caminhão que quebram com mais facilidade. Continue a leitura para conhecer quais devem ser substituídas regularmente.
Quais são as peças de caminhão que mais quebram?
Curiosamente, os componentes e sistemas que mais quebram ou sofrem desgastes são os mais importantes do caminhão. Veja a lista a seguir.
1. Motor
Na verdade, o motor não deve ser substituído com frequência, pois tem um custo muito elevado — ele deve ser inspecionado de forma periódica, já que corresponde ao “coração” do caminhão. Se a motorização falhar durante a viagem, o condutor corre o risco de ficar desamparado no meio do trajeto. Por isso, é importante vistoriá-la antes e após os percursos.
Algumas partes devem ser inspecionadas, como injeção de combustível, nível de óleo, nível do líquido de arrefecimento e nível de força para movimentar o veículo. Caso o desempenho esteja muito baixo, é provável que o motor “beba” mais diesel ou trave ao transportar cargas pesadas.
2. Suspensão
A suspensão de um caminhão deve ser robusta e resistente, pois se houver falhas que causem instabilidade nas curvas, por exemplo, a probabilidade de uma colisão ou tombamento aumentam consideravelmente.
Verificar desgastes de peças, como amortecedores, buchas e molas, é essencial. Se esses componentes apresentarem desgastes acentuados, troque-os rapidamente. Se for o caso, use outro veículo quanto aguarda conserto – é melhor do que prejudicar a segurança do motorista ou perder a carga e a máquina.
3. Embreagem
Quanto mais peso for carregado, maior será o esforço da embreagem. Por isso, nos veículos de carga esse sistema pode falhar com certa frequência justamente por funcionário por meio de atritos e sofrer com temperaturas altas.
Quando o engate de marchas fica danificado, a caixa de transmissão sofre prejuízos constantes, o que exige a troca de todo o sistema. Portanto, é preciso ficar atento aos sinais que os componentes emitem, como ruídos, trepidações e pedal duro, de modo a identificar o problema e resolvê-lo rapidamente para reduzir custos e evitar quebras maiores.
4. Freios
Esse é outro item de grande importância para o caminhão. Os freios devem ser eficientes porque o peso do caminhão deixa o processo de frenagem menos eficiente. Se eles estiverem muito desgastados, colisões graves podem acontecer na estrada ou no trânsito urbano.
Portanto, avalie e reajuste qualquer falha nesse componente. Caso surja a necessidade, substitua todo o conjunto de freios antes da viagem. É melhor agir de forma preventiva para pegar a estrada com segurança e evitar acidentes.
5. Faróis e luzes
Os faróis costumam falhar com bastante frequência, mas todas as peças de iluminação do caminhão devem ser vistoriadas. Isso ocorre devido à baixa conservação das rodovias brasileiras. O excesso de buracos e ondulações faz com que esses itens — que são mais frágeis — vibrem muito ao longo do percurso, abreviando as trocas.
Embora a suspensão amenize as vibrações, nem sempre é possível evitar que plugues das lanternas se desconectem ou que os filamentos das lâmpadas arrebentem, impedindo a iluminação da estrada.
Felizmente, isso pode ser resolvido com facilidade, mas os riscos podem ser grandes para quem dirige à noite, por exemplo. Uma inspeção antes de iniciar a viagem ajuda a evitar esse tipo de ocorrência, além de deixar o veículo alinhado com a lei de trânsito, pois apenas uma lanterna apagada pode gerar multa.
6. Pneus
É comum encontrar “cascas” de borracha nos acostamentos da pista. Isso comprova que os pneus necessitam de cuidado e devem fazer parte dessa lista, já que demandam trocas periódicas. As causas de desgaste acelerado são:
- excesso de carga;
- ausência de alinhamento e balanceamento das rodas;
- calibragem incorreta;
- impactos com obstáculos.
Outro detalhe que pode comprometer os pneus é a degradação natural. Por serem um dos itens mais caros de um caminhão, é comum que tenham sua utilização prolongada. Só que essa negligência aumenta a probabilidade de algum desses componentes estourar ou furar durante as corridas.
É possível evitar o desgaste dessas peças?
É perfeitamente possível evitar o desgaste das peças que quebram com mais frequência. Veja algumas recomendações para adicionar no seu plano de gestão de frotas:
- pratique a direção defensiva: esse tipo de condução alivia o desgaste do motor e de outros componentes. Ações como evitar acelerações exageradas, freadas bruscas e curvas acentuadas em alta velocidade fazem parte desse tipo de direção;
- não sobrecarregue o caminhão: quem encara a estrada com peso em excesso sobrecarrega o caminhão e infringe a lei. O ideal é respeitar o limite de carga recomendado pelo fabricante e pelas autoridades;
- utilize a embreagem corretamente: acionar a embreagem de forma irregular compromete a integridade e desempenho das pelas do conjunto. Por isso, o condutor deve usá-la no momento certo, respeitando a velocidade que corresponde à marcha utilizada no momento, além de não descansar o pé no pedal;
- use combustível de qualidade: um diesel de procedência duvidosa prejudica o motor, danifica o escapamento, entope os bicos injetores e aumenta o consumo. Não se iluda com os preços muito abaixo do mercado, abasteça somente em locais que tenham qualidade comprovada.
Qual é a importância da manutenção preventiva?
Por fim, não podíamos deixar de mencionar a importância de fazer a manutenção preventiva dos caminhões seminovos da sua frota, pois essa prática oferece as seguintes vantagens ao empreendimento:
- amenização do risco de acidentes e multas por irregularidades;
- diminuição de imprevistos e consertos caros;
- maior conservação dos veículos;
- redução de tempo de inatividade relacionados a quebras inesperadas.
Vale dizer que, embora muitos frotistas compreendam a importância da manutenção preventiva, alguns negligenciam o processo, procrastinando vistorias para realizar o maior número de entregas possível.
Quando o processo não é gerenciado como deveria, os gestores não aproveitam todos os benefícios que esse tipo de revisão proporciona. Em contrapartida, quando a transportadora adota essa estratégia, a eficácia da frota fica mais evidente com a conservação de peças e sistemas, já que a programação dos ajustes, inspeções, recondicionamentos e troca de componentes segue um cronograma predefinido.
Como visto, as peças de caminhão que quebram com mais frequência devem ser gerenciadas e cuidadas a todo instante pela equipe que gerencia e conduz sua frota. Assim, os veículos ficarão mais conservados e duráveis, garantindo serviços mais eficiente. Sem falar na vantagem de fazer bons negócios na hora de comprar caminhões usados, trocando os da sua frota por máquinas mais novas.
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Obrigado Fernanda pelos materiais enviados.
Mesmo hoje não dando aulas na área de transportes de produtos perigosos, aprecio e faço uma boa reciclagem de conhecimento.
Parabéns.