Troca de óleo de caminhão: quando realizar?

7 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

A troca de óleo de caminhão é uma prática essencial na manutenção preventiva da frota. Tal procedimento afeta o desempenho na estrada e, se não for feito de periodicamente, pode prejudicar o orçamento e a renda mensal do negócio.

Cuidar dos veículos é indispensável para prestar serviços com rapidez e qualidade, evitando imprevistos e garantindo plenas condições para cumprir os prazos estabelecidos durante a negociação dos fretes.

Mas você sabe quando realizar a troca de óleo do caminhão? Neste conteúdo vamos conferir todos os detalhes sobre esse processo preventivo tão importante para a continuidade da sua frota. Confira!

A importância de verificar o óleo do motor com frequência

Inspecionar o nível de óleo do motor regularmente é fundamental. Afinal, o óleo precisa lubrificar os componentes internos do motor para funcionar com eficiência. O simples costume de verificar o nível do óleo com o caminhão parado (sem ter rodado por muito tempo) evita prejuízos maiores, como a deterioração de peças ou quebras. Além disso, manter o sistema de motorização devidamente lubrificado garante um melhor desempenho e segurança durante as viagens.

Para fazer a medição, é preciso que o veículo de carga esteja em um local plano, aguardar pelo menos 10 minutos após desligar o caminhão, remover e limpar a vareta com um pano, colocá-la e tirá-la novamente para ver se o óleo está na medida correta.

O ideal é que o líquido esteja no meio das marcações. Se estiver acima do máximo, danifica outras peças e causa vazamentos e abaixo do mínimo, o funcionamento do motor fica comprometido devido à baixa lubrificação.

Sinais que apontam a necessidade de fazer a troca de óleo de caminhão

O óleo e o próprio veículo emitem sinais que apontam a necessidade da troca. Conheça os mais evidentes:

  • aparência do óleo (transparência e viscosidade);
  • potência do motor (alta ou baixa);
  • ruídos no motor (sinal de baixa lubrificação);
  • excesso de fumaça no escape;
  • quilometragem percorrida (entre 5 a 10 mil quilômetros rodados).

No entanto, é preciso avaliar toda a condição do veículo. Por exemplo, se o caminhão sofre para puxar carga e emite ruídos quando está ligado, esse pode ser um indício de que falta lubrificação apropriada.

Dicas de como realizar a troca

É válido dizer que a troca de óleo é um procedimento que exige atenção e experiência técnica para a sua eficiência e para evitar danos ao veículo.

Confira algumas das principais recomendações para você que deseja saber qual o momento ideal para fazer a substituição do produto e quais boas práticas realizar.

Evite o uso de aditivos

A utilização de aditivos é uma maneira de potencializar o efeito do óleo, mas tal prática não é nada benéfica. Afinal, o aditivo compromete as propriedades originais do óleo lubrificante, prejudicando o funcionamento do motor.

Além disso, os óleos que estão à venda já vêm com todas as propriedades que o sistema de motorização do seu caminhão precisa. Com todas as demandas atendidas, não existe a necessidade de fazer complementos com outros produtos.

Descarte todo o óleo antigo antes de renovar

É sempre recomendado fazer a substituição completa do óleo. Portanto, quando seu nível estiver baixo, é recomendado fazer a troca total, e não somente complementar com o óleo antigo.

Além de ser uma prática imprudente, você não saberá quando fazer a próxima troca com essa combinação. Sem falar que a mistura de óleos novos e usados pode comprometer o funcionamento dos componentes do motor.

Portanto, não hesite em descartar todo o óleo antigo e fazer a renovação completa para garantir que você usufrua de todas as vantagens de lubrificação do novo produto.

Não ignore o prazo de troca do produto

Você pode conferir que na embalagem do produto que existe um prazo para sua substituição. Logo, evite negligenciar o período recomendado para fazer a troca. Afinal de contas, quando o tempo é expirado, o óleo pode formar uma borra que altera sua viscosidade, prejudicando a lubrificação das peças do motor.

Recomendações para escolher um óleo de qualidade

Além de compreender a importância do óleo para motor de caminhão, faça uso das práticas adequadas para inserir produtos de qualidade na sua frota. Se isso é essencial para você, confira as recomendações a seguir. Com elas, você escolherá a mercadoria ideal para seus caminhões e terá como estender a vida útil deles.

Verifique as especificações do seu veículo

Todo caminhão sai da montadora com o manual do proprietário. Nesse documento há uma infinidade de instruções para a utilização e conservação correta do veículo.

Se você ainda não conferiu o manual, separe um tempo para conhecer melhor os caminhões que fazem parte da sua transportadora. Assim, você pode tirar dúvidas a respeito de cada modelo.

Entre as indicações do manual, estão os parâmetros do óleo lubrificante de motor para você garantir boa performance. Por meio de testes e pesquisas, as montadoras definem a característica adequada, o tipo de produto a ser utilizado e a classificação de desempenho para cada tipo de veículo.

Atenção à viscosidade dos lubrificantes

É preciso considerar a fluidez do óleo, ou seja, sua viscosidade. Motores de veículos pesados necessitam de óleos multiviscosos, pois estendem a durabilidade do sistema devido à alta fluidez em temperaturas baixas, atingindo mais rapidamente os componentes que precisam ser lubrificados durante a partida — o que reduz o desgaste.

Além disso, o óleo precisa formar uma capa espessa a fim de amenizar o impacto entre as peças móveis do motor quanto está sob alta temperatura e maior velocidade. Isso aumenta a durabilidade do conjunto.

Considere as classificações do óleo diesel

O óleo diesel utilizado no caminhão influencia diretamente as propriedades e características do óleo do motor, por conta do fator combustão. Por isso, é preciso abastecer com o produto ideal. Existem quatro tipos de óleo diesel. Conheça a composição de cada um:

  • S10: contém 10 mg de enxofre por kg de óleo;
  • S50: contém 50 mg de enxofre por kg de óleo;
  • S500: contém 500 mg de enxofre por kg de óleo;
  • S1800: contém 1800 mg de enxofre por kg de óleo.

É importante considerar essa classificação para evitar danos no motor. Caminhões mais novos apresentam baixa resistência a óleos que contêm níveis elevados de enxofre. Logo, é recomendado utilizar o S10 neles. Já a respeito dos modelos mais antigos, fabricados até 2012, é indicado o S500 (diesel comum).

Como visto, saber quando realizar a troca de óleo de caminhão é fundamental para garantir a conservação adequada da frota e evitar prejuízos financeiros ocasionados pela quebra de componentes internos do motor. Para isso, basta seguir as recomendações do manual do proprietário e as orientações descritas na embalagem do produto.

Que tal aprimorar seus conhecimentos sobre o tema? Conheça 7 mitos e verdades sobre a troca de óleo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário