R440: entenda por que é o caminhão mais vendido no Brasil!

R440: entenda por que é o caminhão mais vendido no Brasil!

Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Confiança, força bruta e economia: essas certamente são características altamente valorizadas por qualquer caminhoneiro na hora de escolher o seu bruto. Afinal, performance e bom consumo de combustível é a combinação que todo motorista espera ter no seu dia a dia de trabalho. Foi pensando nisso que a Scania projetou o R440, hoje o caminhão mais vendido do Brasil. Lançado por aqui em 2012, ele se tornou destaque de vendas, sendo comercializadas 26.921 unidades, do seu lançamento até outubro de 2017, superando o Scania T113H e comprovando o sucesso da marca.

Sabe quais os motivos para tamanha confiança e satisfação dos motoristas no R440? É o que mostraremos adiante. Continue a leitura e entenda por que o Scania R440 é o caminhão mais vendido do Brasil!

Um pouco da história do R440

O R440 surgiu na Suécia e foi lançado no Brasil em 2012. A proposta era oferecer ao mercado um veículo que atendesse às normas Proconve 7 e Euro V, relacionadas à emissão de poluentes.

A Scania sempre trabalhou com um conceito de evolução contínua, e no projeto do R440 não foi diferente. Enquanto os concorrentes apenas aumentaram a potência de seus caminhões, a Scania lançou uma linha para atender às necessidades do Proconve 7 e Euro V, saindo na frente no aspecto eficiência e sustentabilidade.

Isso foi possível graças à tecnologia SCR, um moderno sistema de pós-tratamento padrão de gases de escape que reduz as emissões de óxido de nitrogênio a partir da utilização do ARLA 32, tornando o motor bem menos poluente. Mas, como veremos a seguir, esse não é único motivo para tamanho sucesso do modelo.

Os diferenciais do Scania R440

A Scania sabe exatamente o que o caminhoneiro busca, tanto é que está entre as marcas mais respeitadas e desejadas no meio. A razão disso é que a empresa tem a tradição de projetar e entregar veículos pensando em quem vai utilizar, isto é, na medida exata da necessidade do cliente, considerando todos os aspectos relevantes.

Foi assim que o R440 se tornou um dos caminhões mais populares e ativos nas estradas do Brasil. O modelo traz consigo uma série de diferenciais que tornam o trabalho do motorista muito mais agradável e seguro.

Confira alguns itens encontrados no R440:

Opticruise

Um sistema de controle automatizado da transmissão que dá mais liberdade e conforto ao motorista, além de garantir a máxima economia de combustível.

Driver Support

Além do avançado computador de bordo com display de alta resolução que equipa toda a linha, o R440 conta com um assistente de condução bastante eficiente: o driver support.

Esse sistema dá toda assistência ao motorista ao transmitir informações estratégicas sobre a máquina e sua performance, dando dicas de como melhorar a sua dirigibilidade.

O driver support ainda avalia o estilo de condução do motorista, atribuindo uma nota que indica quão eficiente está sendo a sua maneira de guiar. Isso é a tecnologia utilizada em benefício do caminhoneiro!

Scania Ecocruise

Esse é um dos grandes diferenciais do Scania R440. Trata-se de um inteligente piloto automático que, em combinação com o opticruise, gerencia com máxima eficiência a utilização do veículo em diferentes condições, como trechos de subida, poupando combustível e mantendo a performance.

Essa ferramenta auxilia bastante o trabalho do amigo caminhoneiro, pois o computador assume a tarefa de registrar — com o uso do GPS — determinadas rotas já percorridas, salvando os pontos em que há subidas, descidas e, a partir disso, regula a condução para aproveitar o embalo em um trecho de declive, ou manter a aceleração contínua em um aclive. Tudo para garantir a economia de combustível.

Freio Retarder

O freio retarder é um freio auxiliar de extrema eficiência quando o assunto é segurar o bruto. O sistema trabalha em cinco estágios, programáveis pelo painel.

Com o uso dessa tecnologia, o condutor pode programar a velocidade de descida de uma serra, manter a segurança e preservar os freios convencionais, deixando eles para situações de urgência, por exemplo.

Além de todos esses itens listados, o R440 também conta com:

  • painel de instrumentos totalmente ergonômico e acessível, facilitando a leitura de informações e comandos na hora da condução;

  • visibilidade ampliada com o sistema de faróis e luzes diurna, permitindo ao condutor ver e ser visto em qualquer situação.

 
fale conoscoPowered by Rock Convert

Excelente pacote de itens de série e opcionais

Depois de tudo que já mostramos, vale lembrar, ainda, que o R440 conta uma variedade de itens de série, tanto de conforto quanto de segurança e tecnologia. Confira alguns deles:

  • opticruise;

  • ar-condicionado digital;

  • suspensão a ar do banco e do caminhão;

  • computador de bordo e driver support;

  • kit de visibilidade ampliada;

  • retrovisores elétricos;

  • rádio com entradas auxiliares e conectividade externa;

  • acabamento premium com materiais de primeira.

E se você pensa que isso é tudo, está enganado. O Scania R440 ainda possui uma linha de itens opcionais para quem gosta de personalizar o pesado ou de inserir mais alguns recursos de tecnologia. São eles:

  • bancos com revestimento em couro;

  • geladeira;

  • painel plus — que é um painel estendido;

  • lanternas de LED;

  • kit luminoso de xênon;

  • bafômetro;

  • climatizador;

  • freio retarder, entre outros.

O mais recomendado para longas distâncias

Outro fator que coloca o R440 na dianteira do mercado é a sua grande disposição para enfrentar longas distâncias.

O modelo tem o conjunto de fatores perfeito para qualquer tipo de necessidade, mas se destaca nos percursos mais extensos, principalmente por conta do seu alto torque, independentemente do tipo de carga.

Além disso, o R440 ainda é extremamente versátil, contando com diferentes configurações e um sistema modular, que permite ao bruto ser adaptado para diferentes necessidades.

Por exemplo, o motorista que trabalha com mineração pode ter a mesma mecânica do R440, mas com algumas adaptações, como uma suspensão mais alta preparada para o terreno onde vai rodar.

Do mesmo modo, o amigo do asfalto poderá ter um R440 com a suspensão mais baixa, ou com uma configuração mais robusta, 4×2 com 3º eixo, 6×2, 6×4 ou até um 8×2, a depender da necessidade. Ou seja, a Scania realmente pensou em um caminhão que atendesse você, motorista, qualquer que fosse o desafio.

Manutenção fácil até para os mais exigentes

A manutenção é sempre um ponto sensível na escolha do caminhão. Afinal, quem está no trecho quer confiança na máquina. Nesse quesito o R440 também não deixa a desejar. Equipado com modernos sistemas eletrônicos que trabalham em módulos — motor, caixa, freios, painel etc. — toda a situação do veículo é monitorada constantemente.

Através da rede CAN, que é a comunicação entre as centrais eletrônicas, é possível acessar as informações armazenadas em cada central. Assim, ao fazer as revisões periódicas, por exemplo, os mecânicos podem identificar de forma precisa a ocorrência de falhas em algum componente e prontamente corrigi-las.

Por fim, como vimos, motivos não faltam para justificar o sucesso de vendas do R440. A Scania pensou em todos os detalhes e, hoje, coloca à disposição do caminhoneiro muito mais do que um veículo, mas uma verdadeira ferramenta de trabalho, totalmente ajustada às necessidades do cliente e que entrega máxima performance aliada a uma grande economia.

Então, amigo caminhoneiro, que tal fazer a sua próxima viagem em um Scania R440? Entre em contato conosco para tornar isso realidade!

checklist das peças de caminhãoPowered by Rock Convert

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe 10 materiais para maximizar o lucro do motorista

Newsletter

Receba dicas e novidades sobre caminhões, no seu email:

Parceiros

WhatsApp

Canal WLM

Play
Play
Play
Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
Slider

Aumentar seus rendimentos como caminhoneiro

Guia do controle de custos da frota

Guia do controle de custos da frota
Share This