O seu caminhão é o seu segundo lar e, portanto, nada mais natural do que desejar fazer dele um espaço confortável, eficiente e que transmita um pouco da sua personalidade. Entretanto, não podemos nos esquecer de que, enquanto profissional, é fundamental prezar pela segurança na estrada, tanto a sua quanto também da carga transportada.

Entretanto, muitas customizações encontradas com certa frequência em veículos podem representar um grande perigo para você, para o caminhão e para as pessoas com quem você divide a estrada. Não é incomum nos depararmos com motoristas que prezam a beleza e a originalidade estética de seus veículos e, assim, deixam a segurança de lado.

Nesse contexto, o post de hoje vai mostrar o que é permitido e seguro dentro da customização de caminhões e como você pode fazer essas modificações sem ter problemas. Quer ficar por dentro do assunto? Então, continue a leitura e mãos à obra!

Rodas e pneus

O rebaixamento, especialmente de carros, atrai verdadeiros apaixonados pela prática. Entretanto, fique atento: rebaixar veículos é terminantemente proibido e não deve ser feito em hipótese alguma, muito menos no caminhão que você utiliza como meio de trabalho.

Quanto às rodas e pneus, saiba que a alteração nos amortecedores é permitida, mas somente nos modelos fixos. Enquanto isso, suspensões reguláveis podem ser feitas mediante aprovação do Inmetro e vistoria no DETRAN do seu estado.

Finalmente, o Conselho Nacional de Trânsito — Contran — estipula que, quando o assunto é a largura dos pneus, eles não devem ultrapassar o limite dos para-lamas. O Conselho é a entidade máxima no que diz respeito às modificações em veículos, portanto, siga-o!

Motor

Modificações no motor, normalmente, tem o objetivo de fazer um upgrade no veículo e trazer mais eficiência e potência para ele. Portanto, não é investir na customização de caminhões com fins puramente estéticos.

Nesse sentido, não há restrições quanto às alterações que você pode fazer no motor do caminhão. Mesmo peças como turbinas, garrafas de nitro e filtros de ar esportivo são permitidas, desde que você tenha a autorização dos órgãos competentes.

Enquanto isso, não há limite para modificações na potência do motor. Entretanto, se você deseja reprogramar a injeção, os responsáveis pela verificação do veículo devem autorizar a medida.

Equipamentos e acessórios

Para a instalação de equipamentos e acessórios específicos dentro do caminhão, para fins de aprimorar o armazenamento ou até mesmo o dia a dia na estrada, por exemplo — como equipamentos para cozinha ou segurança —, o recomendado é procurar adquiri-los de empresas respeitadas e confiáveis.

Portanto, pesquise bastante até encontrar o melhor fornecedor para o que você deseja. É fundamental prezar pela qualidade e eficiência, então, lembre-se: muitas vezes, o barato sai caro! Também é interessante procurar recomendações entre pessoas de confiança.

Sistemas de iluminação e de sinalização

Fazer alterações nos sistemas de iluminação e de sinalização é proibido sob quaisquer circunstâncias. O Contran entende que o uso de sistemas que não fazem parte da montagem original do veículo não é capaz de garantir a segurança do motorista e dos demais veículos na estrada.

Afinal, sistemas instalados posteriormente não passaram por nenhuma autorização, avaliação ou testagem padrão da empresa ou específicas para o seu veículo. Consequentemente, a customização pode resultar em graves acidentes e contratempos.

Já os faróis coloridos seguem a mesma regra, especialmente considerando o quanto os seus tons diferenciados podem prejudicar a visibilidade do condutor e dos demais motoristas ao seu redor. A medida vale para todos os tipos de veículos, mas os riscos são ainda mais pronunciados nas estradas do que ao circular pelas cidades.

Peças aerodinâmicas

Spoilers laterais e traseiros, aerofólios, saias e outras peças que formam o chamado kit aerodinâmico não possuem restrição junto ao Contran. Portanto, podem ser adicionadas ao veículo sem contratempos.

Mesmo assim, é interessante verificar com a fornecedora e/ou instaladora se há a necessidade de conseguir, por exemplo, documentos certificando a legitimidade da customização. Assim, você garante que não terá obstáculos na estrada ocasionados pelas modificações que fez no veículo.

Freios

Mesmo que a intenção seja realmente a de aprimorar a qualidade e a potência dos freios, não tem jeito: qualquer modificação nessa parte do veículo é proibida por lei, sem nenhuma exceção.

Afinal, os freios são sensíveis e precisam dar conta do recado, já que qualquer falha neles pode acarretar em acidentes gravíssimos. Portanto, não brinque com a sorte! Mantenha os freios originais e faça as devidas manutenções e revisões para que você sempre possa ter certeza de que eles estão funcionando como deveriam.

Pintura

E pintar o caminhão de cores diferentes, acrescentando o nome do negócio ou alguma figura específica? Sim, isso é permitido de maneira livre, portanto, solte a imaginação!

Recomendamos que você siga as cores (e, se for o caso, também as imagens) da identidade visual da empresa. Se você atuar como colaborador de um negócio, converse com os gestores para verificar o que será mais eficiente na hora de atrair os olhares do público-alvo.

Agora, se você for dono do próprio negócio ou trabalha como autônomo, você é quem manda! Mas, mesmo assim, não deixe de prezar pela coesão com a identidade visual desenvolvida por/para você, já que são o seu nome e a sua reputação que estarão escancarados pelas estradas na forma de uma pintura exclusiva no seu caminhão.

Viu só? A customização de caminhões abre caminho para alterações pontuais e que não alteram muito drasticamente aquilo que veio da fábrica — e que é, afinal, pensado especialmente para encarar o dia a dia na estrada. Nesse sentido, há muitas modificações que podem trazer problemas e contratempos para você.

Então, fique de olho no que você planeja fazer no seu caminhão e pense sempre que é mais interessante deixar a beleza um pouco de lado e valorizar mais a eficiência do seu veículo e o quanto você pode confiar nele enquanto trabalha. Mudanças estéticas podem ser até bonitas, mas também podem acabar trazendo muita dor de cabeça!

Gostou de saber o que é e o que não é permitido quando o assunto é customização de caminhões? Quer mais dicas para continuar aprimorando o seu cotidiano na estrada? Então, aproveite para conferir agora mesmo nosso post sobre como os caminhoneiros podem melhorar o desempenho de suas viagens!