Você, caminhoneiro, já deve ter se perguntado sobre como ter melhores desempenhos em suas viagens. Se ainda não pensou nisso, esse é um bom momento para começar. Obter melhores desempenhos das viagens pode significar aumentar os lucros e faturar mais, além de ajudar a garantir mais qualidade de vida e segurança para o motorista, bem como maior durabilidade do caminhão.

Fazer uma viagem com bom desempenho depende tanto do caminhoneiro quanto do caminhão. O caminhoneiro precisa estar preparado para dirigir e o caminhão deve estar pronto para ser dirigido. Por isso, é fundamental que o caminhoneiro e o caminhão sempre recebam cuidados, que não só melhoram seus desempenhos, mas também evitam contratempos.

Atitudes e procedimentos que englobam desde a atenção com a saúde do caminhoneiro até a manutenção do caminhão favorecem o aumento do lucro com as viagens feitas. Por isso, conhecer algumas ações que contribuem para a melhoria do desempenho de suas viagens eleva a sua relação custo-benefício e também melhora as condições de trabalho do caminhão e do caminhoneiro.

Que tal descobrir que atitudes e procedimentos são esses e como colocá-los em prática? Certamente, você só terá a ganhar com isso! A seguir, daremos dicas de como melhorar o desempenho e o lucro nas viagens. Também mostraremos como a ergonomia e a manutenção preventiva podem trazer melhorias para o desempenho das suas jornadas.

Melhore o desempenho e o lucro nas viagens

O aumento do desempenho e do lucro relativos a uma viagem está diretamente relacionado à otimização do rendimento. Dessa forma, é importante planejar e calcular todas as despesas envolvidas, proporcionar os devidos cuidados e manejos técnicos ao caminhão e também preparar satisfatoriamente os recursos humanos.

Ter o controle de todas as despesas envolvidas em uma viagem é essencial. Por meio desse controle, é possível organizar financeiramente a viagem e fazer projeções mais reais sobre os lucros. Por isso qualquer gasto, tanto referente ao percurso, como ao combustível, pedágio, alimentação, quanto relativo à manutenção do caminhão devem ser previstos.

Também é necessário prever potenciais contratempos que podem levar a gastos adicionais. É sempre recomendável que haja dinheiro em caixa para sanar eventuais problemas com o caminhão, os quais podem ser evitados com a manutenção preventiva, mas, nunca totalmente erradicados.

O caminhão é sua ferramenta de trabalho. Sendo assim, você deve tratá-lo com cuidado, zelo e responsabilidade. Para que haja tal tratamento, a manutenção preventiva, que será abordada mais a frente, é indispensável. Nas despesas de viagem, devem ser considerados os valores destinados a atividades de manutenção preventiva, as quais aumentam os lucros, já que evitam gastos reparatórios.

A manutenção dos pneus, ao elevar sua vida útil, também contribui para o aumento do desempenho e do lucro obtido das viagens. Além disso, dar a manutenção necessária em vez de simplesmente comprar novos pneus, reduz os impactos ambientais produzidos em virtude do seu processo de fabricação.

Você, motorista, é o principal recurso humano do seu trabalho e, portanto, deve estar fisicamente preparado para realizar suas viagens. O investimento em descanso, alimentação adequada e atividades físicas é pré-requisito para a melhoria do desempenho de suas viagens, devendo ser contabilizado em seu planejamento financeiro e temporal.

Outra iniciativa que objetiva a elevação do desempenho e do lucro nas viagens é o oferecimento de cursos por montadoras voltados a caminhoneiros. Esses cursos visam a preparar os motoristas para uma condução mais segura e econômica por meio de treinamentos que trabalham a capacitação e a conscientização do condutor.

É sempre possível buscar estratégias que levem a melhorias do desempenho e de lucro de suas viagens. Conhecer as especificidades do seu negócio possibilita o desenvolvimento de ações em prol desse objetivo. Por isso, quanto mais você se empenhar na procura por meios inteligentes de alcançar essas melhorias, mais êxitos terá.

Duas das formas de se chegar a esses objetivos é realizando manutenções preventivas e fazendo atividades recomendadas pela ergonomia, assuntos sobre os quais falaremos no decorrer do texto. São meios que, mesmo atuando de modo indireto, contribuem efetiva e significativamente para melhorar o desempenho e o lucro de suas viagens.

A seguir listamos algumas atitudes bastante simples a serem tomadas cotidianamente para que esse propósito seja alcançado.

Tenha atitudes simples e certeiras

Uma estratégia fundamental e básica para você melhorar o desempenho e o lucro de suas viagens é planejar. O planejamento é importante para todas as atividades que pretendemos fazer, sendo, para o caminhoneiro, uma forma efetiva de organizar sua disponibilidade de tempo, finanças e até rotas de viagens, muitas vezes.

O planejamento do caminhoneiro deve reunir as atividades envolvidas na viagem e fora dela. Você deve traçar o trajeto da viagem, contabilizar os pedágios a serem pagos, se houver, estimar o consumo e o dinheiro gasto com o combustível, fazer previsões sobre os valores gastos com a sua alimentação e, se possível, separar uma quantia para potenciais contratempos.

Outros gastos que você possa ter em razão do tipo de carga que transporta devem ser contabilizados. Também é relevante que, em toda viagem, você reserve uma parte do montante para manutenção preventiva. O essencial do planejamento é a realização de estimativas de despesas para verificar o lucro a ser obtido. Ao fazer isso, você é capaz de controlar os gastos e proceder a alternativas econômicas para aumentar o seu lucro.

Aproveite e baixe nossa planilha de cálculo rápido para saber os custos e lucros de cada frete.

O planejamento também é útil para o controle de sua jornada de trabalho bem como para a realização de atividades cotidianas e de lazer. Ao organizar as etapas e as atividades relativas a sua viagem, você pode tanto ganhar tempo na realização dela, quanto cumprir com êxito seus prazos e horários.

Pode parecer muito simples para uma ação de planejamento visando ao aumento de lucro, mas, uma atitude certeira é a economia. Economizar, de forma consciente e dentro das possibilidades da viagem e dos procedimentos referentes a ela, é ainda uma maneira viável de diminuir despesas e melhorar o desempenho.

No entanto, é preciso ter cautela na hora de fazer economia. Não é possível buscar somente por preços em vez de observar a qualidade dos produtos e serviços adquiridos. Pode-se, por exemplo, pesquisar combustíveis de qualidade mais com melhores preços entre os postos disponíveis. Conforme a frequência de abastecimento do seu caminhão, pode ser viável propor ao estabelecimento um convênio de fidelidade a preços menores.

O mesmo cuidado é válido na hora de proceder com as manutenções. É essencial que você considere a qualidade do serviço prestado, uma vez que serviços de manutenção de baixa qualidade podem comprometer o funcionamento do seu caminhão e gerar ainda mais despesas.

Até com a alimentação é possível economizar. Uma alternativa viável e também saudável é levar alimentos de casa para a viagem, se houver local para o seu devido armazenamento no caminhão. Além de saber a procedência daquilo que come, você pode poupar dinheiro, já que no preço cobrado pelos alimentos vendidos em lanchonetes e restaurantes está embutido o valor de sua preparação.

Como é possível observar, mesmo ações simples, como o planejamento de ações e de atividades envolvidas nas viagem e estratégias para fazer economia pode contribuir para a melhora do desempenho das viagens e para a elevação dos lucros. Muitas outras atitudes podem ser pensadas. Para isso, é preciso que você reflita sobre as características de suas viagens e dos produtos que habitualmente transporta.

Use a ergonomia para melhorar o desempenho das viagens

A ergonomia é a área do conhecimento que estuda a relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho, assim como a aplicação de técnicas de melhorias para que o trabalhador possa ter melhores condições para exercer a sua atividade profissional. Assim, a ergonomia pode ajudar o caminhoneiro a melhorar o desempenho da viagem, que é tanto a sua atividade profissional quanto o seu local de trabalho.

No caso do caminhoneiro, o uso da ergonomia para melhorar suas condições de trabalho tem grande importância Isso porque, durante suas viagens, os motoristas geralmente passam muito tempo sentados na mesma posição, o que leva a queixas de dores lombares e nas pernas, principalmente. Caso a posição seja mantida por longos períodos de tempo e com frequência, essas dores tendem se transformar em problemas graves.

Desse modo, considerar a ergonomia na hora de planejar as suas atividades não objetiva apenas melhorar o desempenho da sua viagem, tendo também a finalidade de zelar por sua saúde e bem-estar. Dependendo dos problemas de saúde que desenvolver por sua postura, o caminhoneiro pode não ter mais condições físicas de dirigir, sendo essencial a prevenção.

Segundo estudos feitos no contexto da ergonomia, tomar algumas atitudes simples pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros. Trata-se de ações cotidianas que devem se tornar hábitos diários dos motoristas. 

Uma primeira ação é, durante as paradas, ao descer do caminhão, realizar uma breve caminhada. Essa pequena atividade auxilia a ativação da circulação e evita dores, especialmente nas pernas, que surgem por causa de longos períodos na mesma posição. Também com o intuito de ativar a circulação, devem ser feitos alongamentos, que ainda ajudam a relaxar os músculos, propiciando maior sensação de conforto. O ideal é que você faça uma pequena pausa a cada duas horas.

Outro procedimento relevante é destinar um apoio para os braços dentro do caminhão, fazendo com que não fiquem suspensos durante o manejo do volante. Essa ação contribui para evitar esforço contínuo e permite um tempo maior de descanso aos membros superiores.

Ter a postura correta é essencial, de forma que o banco deve estar adequadamente ajustado. A coluna do motorista deve ficar ereta, estando ele sentado em posição de 90 graus, sem encurvamento dos ombros. É recomendável que os braços fiquem retos durante o manejo do volante.

Aliado à preocupação com a ergonomia, você deve se atentar para os seus hábitos alimentares. É importante que tenha uma alimentação balanceada conforme os nutrientes necessários e que se alimente várias vezes ao dia e em horários relativamente fixos. É também fundamental que beba água com frequência, sobretudo em dias quentes.

Uma decorrência das condições de trabalho do caminhoneiro para a sua saúde é o sedentarismo, favorecido por trabalharem sentados por várias horas. A alimentação inadequada, o sobrepeso e os quadros de hipertensão, agravados no caso dos motoristas fumantes, podem ser causadores de graves problemas de saúde.

Deve ser evitado o uso de substâncias químicas com o objetivo de manter o caminhoneiro vigilante, uma vez que elas podem causar dependência e outras complicações para o organismo. Até mesmo a cafeína deve ser consumida moderadamente. Mesmo se você tiver que cumprir um tempo predeterminado de viagem, é mais vantajoso para a sua vida que você encontre alternativas viáveis a isso.

Além de aumentar o desempenho das viagens e elevar o lucro, considerar as atividades da ergonomia no seu planejamento e atuação profissional contribui significativamente para a melhoria de sua qualidade de vida. Também a sua segurança na estrada é naturalmente ampliada a partir das atitudes aqui sugeridas.

Alie a manutenção preventiva para a melhora do desempenho das viagens

A realização de manutenção é uma aliada do caminhoneiro, que pode escolher entre fazer a manutenção preventiva e a manutenção corretiva. Não apenas para aumentar os lucros, mas também para conferir maior segurança, a manutenção preventiva, feita com o objetivo de prevenir um dano, é mais vantajosa que a manutenção corretiva, efetuada para corrigir um problema.

A manutenção preventiva reduz gastos com consertos, melhora o desempenho e aumenta a vida útil do caminhão, otimiza o gasto de combustível, propicia mais segurança e diminui as chances de paradas e de imprevistos. Esse tipo de manutenção é, portanto, uma poderosa ferramenta a favor do caminhoneiro para melhorar o desempenho. Vamos agora conhecer suas vantagens.

A primeira vantagem de realizar a manutenção preventiva é que ela possibilita reduzir gastos com consertos. Isso porque, ao ser feita preventivamente, esse tipo de manutenção possibilita a avaliação das condições dos componentes do veículo antes mesmo de ocorrer um dano.

A segunda vantagem está na melhora do desempenho dos veículos. Ela ocorre em razão de a manutenção preventiva, se feita de maneira correta, garantir o perfeito funcionamento dos itens em sua máxima capacidade, o que propicia a melhora otimizada do desempenho do caminhão.

A terceira vantagem dessa modalidade de manutenção é o aumento da vida útil dos caminhões. Essa elevação é o resultado tanto da diminuição da exigência de manutenção corretiva quanto da melhora do desempenho do veículo. Com o aumento da durabilidade do caminhão, sua troca é prorrogada.

A quarta vantagem da manutenção preventiva está na otimização do gasto de combustível, que é ocasionada pela maximização do desempenho do caminhão. Nessa situação, as perdas comuns de combustível são reduzidas ao mínimo possível, o que faz com que o caminhão percorra uma quilometragem maior com o mesmo abastecimento.

A quinta vantagem propiciada por essa forma de manutenção é o fornecimento de mais segurança. Isso decorre tanto do fato de o caminhão consumir menos combustível, como de estar em adequado funcionamento, o que diminui os riscos de ocorrer alguma falha em seus sistemas ou quebra de suas peças.

A sexta vantagem da manutenção preventiva é que ela diminui a probabilidade de paradas e de imprevistos. A razão disso é simples: a junção de todas as outras vantagens aqui listadas. Assim, é possível haver a redução dos riscos de quebras ou alterações de funcionamento do caminhão.

Uma vantagem adicional da manutenção preventiva é a possibilidade de o caminhoneiro escolher o local em que será realizada. Enquanto uma manutenção corretiva precisa ser feita às pressas, muitas vezes no local mais próximo de onde foi detectado o problema no caminhão, a manutenção preventiva pode ser realizada na oficina de confiança do motorista. É sempre recomendável que as manutenções sejam feitas em concessionárias.

Além dessas vantagens, a manutenção preventiva é uma aliada da pontualidade do caminhoneiro em suas viagens. Como o caminhão dificilmente quebrará na estrada ou terá algum problema de natureza mecânica, as viagens terão maior probabilidade de serem feitas dentro do tempo previsto, o que contribui para o cumprimento do planejamento do motorista e para a satisfação das necessidades do cliente.

A manutenção preventiva pode ser ainda uma forma de estar em dia com as leis de trânsito brasileiras. Ao providenciar a manutenção periódica do caminhão, de modo a verificar todas as suas condições de tráfego você pode evitar ser autuado em razão de algum equipamento danificado ou falha ocorrida durante o seu percurso de viagem.

Como você pode observar, são muitas as razões para se fazer a manutenção preventiva do caminhão. Essas razões não são somente de natureza financeira, mas incluem questões de segurança que você deve levar em conta, afinal, a sua e a vida de outras pessoas podem estar em risco no caso de acidentes.

Faça as manutenções em locais confiáveis

As manutenções preventivas e também as corretivas, se for necessário, devem ser feitas em estabelecimentos de credibilidade e qualidade. Caso contrário, a prevenção ou os reparos exigidos podem não ser feitos da maneira adequada, o que leva ao não alcance dos objetivos almejados na manutenção.

Em muitos casos, o caminhoneiro realiza sua escolha considerando somente os valores cobrados pela manutenção, não se atentando para a qualidade dos serviços prestados e produtos oferecidos pelo estabelecimento. Ter esse tipo de atitude pode comprometer o seu veículo e ocasionar danos até irreparáveis se o trabalho for realizado por profissionais sem o devido conhecimento e experiência.

É importante que você considere sempre a qualidade dos serviços prestados e dos produtos oferecidos, quando for levar seu caminhão para a manutenção. Por isso a melhor alternativa é levar o veículo para as concessionárias, onde os profissionais possuem formação e treinamento para cuidarem do seu veículo.

Você não pode correr o risco de comprometer suas condições ao levar o seu caminhão em um estabelecimento pouco confiável para que seja conferida a manutenção. Além disso, ao voltar para a estrada o seu caminhão precisa estar em condições adequadas para trafegar com segurança junto aos demais veículos.

Ser caminhoneiro é uma das profissões mais importantes, mas também uma das que mais exigem cuidados. As condições de trabalho e a rotina profissional do caminhoneiro demandam atenção redobrada com sua saúde e com o seu instrumento de trabalho, o caminhão. Por isso, é muito importante que você esteja sempre atento. Além disso, a atenção dada a si mesmo e ao caminhão pode aumentar seu lucro.

Quando você providencia a realização adequada da manutenção preventiva periodicamente e toma os devidos cuidados com a sua saúde durante as suas atividades profissionais tem grandes chances de melhorar o desempenho de suas viagens e consequentemente elevar o seu lucro.

Assim, é fundamental que você faça seu planejamento profissional considerando esses dois aspectos. Com isso, certamente você obterá maiores ganhos financeiros e também melhorias em sua qualidade de vida e saúde. E, então, que tal colocar em prática o que aprendeu? Agende a manutenção preventiva do seu caminhão e, na próxima viagem, siga as nossas dicas de ergonomia e não deixe de ler o post Manutenção de caminhão: entenda a importância e os mitos.