Plataforma elevatória de caminhão: qual sua importância no transporte de cargas?

plataforma elevatória de caminhão
17 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Diversas ferramentas podem tornar o trabalho do caminhoneiro mais prático e seguro. A plataforma elevatória de caminhão é um dos dispositivos mais úteis durante a carga e descarga de produtos, mas muitos ainda não a utilizam.

Quando um motorista profissional compra um caminhão, ele sonha em contar com um companheiro para todos os desafios. Além de um visual bonito, potência e qualidade, alguns acessórios fazem toda a diferença em seu cotidiano.

É por isso que quem conhece a plataforma elevatória de caminhão e aprende a usá-la corretamente não abre mão. Continue a leitura e saiba mais sobre esse recurso!

O que é a plataforma elevatória de caminhão?

Começando pelo básico, você sabe o que é uma plataforma elevatória de caminhão? Essa pode parecer uma pergunta óbvia, mas é sempre bom conhecermos melhor os equipamentos que podem facilitar o trabalho autônomo, não é mesmo?

Estamos falando de um dispositivo instalado em caminhões e outros veículos de transporte de cargas. Ele é acoplado na lateral ou na carroceria — a depender da forma em que a carga e descarga são realizadas — e simplifica a colocação e retirada de produtos do compartimento.

Em resumo, ela funciona como um elevador. Então, para colocar caixas ou qualquer outro material pesado dentro do caminhão, basta posicioná-lo no local certo e acionar o equipamento.

Se você tem dificuldades para realizar esses processos, precisa de muitos ajudantes e perde mais tempo do que o necessário, esse é um excelente investimento!

Como uma plataforma elevatória funciona?

Você sabia que a plataforma elevatória pode ser chamada de plataforma hidráulica? Isso ocorre porque o equipamento conta com essa tecnologia, para tornar o processo mais simples, rápido e suave.

Ou seja, seu funcionamento e deslocamento ocorre graças ao ar e ao óleo presente na estrutura. Isso confere potência (essencial para levantar cargas mais pesadas), mas também garante estabilidade, o que evita o deslocamento e a queda das mercadorias.

Mas, na prática, como é o seu funcionamento? Em geral, a base da plataforma simula uma rampa, o que facilita a colocação de carrinhos, já que as rodinhas são direcionadas sem qualquer obstáculo.

Assim que a carga é posicionada sobre a plataforma, o único esforço necessário é o de apertar o botão e aguardar que o dispositivo eleve as mercadorias até a altura ideal, ou seja, ao mesmo nível do baú ou carroceria.

Terminou de carregar ou descarregar o veículo? Nesse caso, basta acionar outro botão e o equipamento será recolhido — para dentro ou para fora do baú. Isso pode economizar espaço ou aumentar a segurança, já que complementa o lacre das portas traseiras do baú.

Qual é a importância da plataforma elevatória no transporte de cargas?

Trabalhar com o que se ama não tem preço, mas isso não quer dizer que a jornada seja fácil. A vida de um caminhoneiro é intensa e repleta de desafios.

Atravessar o país de um canto a outro não é uma missão simples. Exatamente por isso, é preciso ser estratégico e apostar em equipamentos e peças que simplifiquem seu dia a dia e tornem o trabalho menos cansativo.

Como você sabe, o processo de carga e descarga é responsável por uma boa parcela do seu tempo. A depender do tipo de mercadoria, é possível gastar horas colocando e retirando produtos de dentro do caminhão.

Para amenizar a situação, muitos caminhoneiros fazem o processo com pressa, e aí acontece outro problema: a perda de mercadorias. Já pensou o tamanho do prejuízo sofrido com a queda de aparelhos eletrônicos e cargas frágeis durante esses procedimentos?

Existem produtos que precisam de todo o cuidado enquanto são deslocados. Fortes impactos podem gerar danos permanentes e comprometer seu uso. A consequência disso é uma reputação ruim no mercado e a perda de clientela.

Com isso, podemos afirmar que usar uma plataforma elevatória de caminhão é de extrema importância para o sucesso do transporte de cargas.

De nada adianta se preocupar com a segurança no trânsito, com o cumprimento dos prazos e com a manutenção de seu veículo se a carga não receber o cuidado necessário do início ao fim.

O transporte de cargas só é considerado bem-sucedido quando todo o processo é executado adequadamente. Isso significa que a carga e descarga devem receber a mesma atenção que a direção ao volante.

Quais são as principais vantagens de se investir nesse dispositivo?

Agora que você já conhece bem a plataforma elevatória de caminhão, que tal entender melhor os benefícios que a instalação desse equipamento pode oferecer para o seu trabalho?

Com tantos desafios e obstáculos a superar em seu cotidiano, não faz sentido deixar de aproveitar o potencial de uma tecnologia como essa. Ainda tem dúvidas? Então, conheça as maiores vantagens conquistadas com esse investimento!

Redução de mão de obra

O primeiro ponto a ser destacado é a redução da mão de obra necessária para a execução dos processos de carga e descarga de mercadorias.

Como você sabe, o caminhoneiro pode precisar de muitos ajudantes para finalizar essas etapas com rapidez e segurança. Fazer tudo sozinho e sem a ajuda de tecnologia pode ser uma tarefa quase impossível e, claro, não é nada produtivo.

Precisar descarregar todas as mercadorias depois de uma longa viagem afeta a sua saúde e seu desempenho ao volante. Entretanto, ao contar com a plataforma elevatória, você reduz o número de ajudantes e também os custos de viagem.

Aumento da segurança para a carga

Todo contratante exige que seus produtos sejam transportados em segurança. Se você não se preocupa com esse aspecto, certamente perderá clientes e terá a sua reputação no mercado afetada.

Pensando nisso, muitos caminhoneiros investem em dispositivos de rastreio de carga, direção defensiva, planejamento de rotas, manutenção dos veículos, mas se esquecem de alguns dos momentos mais críticos do transporte: a carga e a descarga das mercadorias.

Os erros nessas etapas podem ser fatais para o produto, especialmente quando são frágeis, perecíveis e perigosos. Deixar uma caixa de ovos cair no chão é certeza de perda da mercadoria, não é mesmo?

É por esse motivo que contar com a tecnologia e a segurança da plataforma elevatória faz muita diferença. Com o apoio desse dispositivo, os itens são colocados e retirados do baú com o mínimo de esforço e de forma totalmente segura.

Você evita quedas, impactos e acidentes e, assim, consegue satisfazer às necessidades dos seus clientes. Pode acreditar! Isso será muito positivo para os seus lucros.

Melhoria da segurança do veículo

Não é só a carga que fica mais protegida com a instalação de uma plataforma elevatória de caminhão. O próprio veículo recebe uma proteção extra especial.

Infelizmente, uma das estatísticas que mais cresce no país é a do roubo de cargas e de caminhões. Em algumas regiões, só em 2019, foi percebido um aumento de quase 80% desse tipo de ocorrência.

Não é por acaso que todo motorista profissional se preocupa em proteger seu veículo. Afinal, as quadrilhas especializadas estão ficando cada vez mais ousadas e agressivas.

Para enfrentar o problema, é preciso ser inteligente. Além de cobrar medidas das autoridades públicas, o dono de caminhão deve se precaver e apostar em dispositivos que atrapalhem a ação dos bandidos.

Como falamos anteriormente, a plataforma elevatória pode ajudar a vedar ainda mais o compartimento de carga. Isso evita que, ao circular com o caminhão em regiões movimentadas e com tráfego lento, pessoas mal intencionadas abram o baú e furtem as mercadorias — uma situação bastante comum em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Otimização do tempo

O tempo é um bem valioso para o motorista de caminhão, visto que esse profissional precisa aproveitar bem o relógio para conseguir realizar viagens rápidas e seguras.

Diante disso, podemos afirmar que o desperdício de tempo com a carga e descarga totalmente manual é muito prejudicial aos seus rendimentos. Afinal, quanto maior o período em que o veículo fica parado para a finalização dessas atividades, menos eficiente será a viagem, seja ela de curta ou de longa distância.

O trabalho humano é limitado. Por mais ágeis e produtivos que seus ajudantes sejam, a falta de um dispositivo de elevação aumenta o tempo necessário para colocar ou retirar as mercadorias do compartimento de carga.

Por outro lado, com a instalação do equipamento, além de precisar de menos pessoas para fazer a atividade, ela é finalizada em menos tempo. Ou seja, uma dupla economia para você!

Redução de esforço físico

Vale a pena destacar que o uso desse dispositivo reduz o esforço físico e, por isso, contribui para a manutenção da sua qualidade de vida e de seus colaboradores.

Como é de seu conhecimento, o trabalho de quem executa a carga e descarga das mercadorias é pesado. Alguns produtos são difíceis de serem manuseados e exigem cuidado extra. A consequência é que todo esse esforço pode desencadear lesões e desconfortos que prejudicam o seu dia a dia.

Portanto, a simples de decisão de adquirir e equipar o seu caminhão pode proporcionar melhores condições de trabalho para você e seus auxiliares. Lembrando que isso traz um ganho de produtividade, o que é bom para todos.

Melhoria da qualidade do serviço

Em um mercado repleto de concorrentes, a maneira mais inteligente de se destacar e captar clientes é por meio da prestação de um serviço diferenciado.

Sem dúvidas, a execução de um transporte rápido, seguro e eficiente é algo que chama a atenção e garante bons frutos. Afinal, qual empresa não gostaria de ter a certeza de que suas mercadorias serão bem cuidadas do início ao fim, não é mesmo?

Nesse sentido, é importante destacar que a plataforma elevatória de caminhão é um elemento que contribui para a melhoria da qualidade do serviço. Por evitar perdas e danos aos produtos, o transporte é desempenhado de uma maneira mais profissional.

Quem pensa alto e quer se tornar referência nessa área precisa abondar processos ineficientes e executados de maneira amadora. Em geral, um baixo investimento é capaz de transformar o seu dia a dia e beneficiar todos que o contratam. Pense nisso!

Redução de custos com um investimento inteligente

Existem alguns investimentos que podem trazer vantagens reais e expressivas por um baixo custo. Esse é o caso da plataforma elevatória.

Se você fizer uma breve pesquisa de mercado, verá que o valor necessário para adquirir e instalá-la não é alto. Por outro lado, como ficou demonstrado, os benefícios são grandes e facilmente percebidos.

É por isso que podemos afirmar que esse é um investimento inteligente. Trata-se de uma maneira estratégica de aplicar seu dinheiro, pois proporcionará melhorias consideráveis ao seu trabalho e reputação, contribuindo para a conquista de novos clientes.

Lembre-se de que, ao se apresentar para possíveis contratantes, você poderá informar que seu veículo é equipado com a plataforma elevatória e que isso garante a eficiência do trabalho e a segurança da carga. Esse diferencial pode, inclusive, justificar o preço cobrado. Afinal, qualidade é tudo o que se busca atualmente.

Por que você deve equipar seu caminhão?

Você sabia que a idade média da frota de caminhões brasileiros é de 12 anos? Quando analisamos apenas os dados de veículos de profissionais autônomos, o número é ainda maior: 16,3 anos!

Tal informação revela algo que já percebemos nas estradas. Nossos veículos são antigos e isso gera reflexos que vão além do conforto do motorista e da segurança nas estradas. No entanto, aqui queremos destacar o reflexo dessa situação nas cargas.

O transporte rodoviário é vital para o país e uma grande parcela das mercadorias é enviada por caminhões. Diante de veículos tão antigos, fica a dúvida: como melhorar a qualidade do transporte e garantir que as cargas fiquem seguras?

Equipar o caminhão é uma alternativa interessante e com um bom custo-benefício. Ter um veículo de carga com idade avançada e alta quilometragem não é o ideal, mas o problema pode ser atenuado com a instalação de componentes que tornam o transporte mais produtivo.

É possível adicionar inúmeros recursos, como a plataforma elevatória, câmaras refrigeradoras, jogos de ferramentas e dispositivos antifurto.

Lembrando que a estratégia não se limita apenas aos caminhões de fabricação antiga. Todo veículo pode (e deve) ser equipado. Isso porque alguns equipamentos não vêm instalados de fábrica, mas são adicionais importantes para o desempenho nas estradas.

Portanto, é importante avaliar as vantagens desses investimentos e, claro, apostar em peças originais e realizar o serviço em oficinas autorizadas. Caso contrário, as chances de sofrer prejuízos são reais.

Como garantir a qualidade do transporte de cargas?

Até aqui, apresentamos informações essenciais para qualquer caminhoneiro que se preocupa em desempenhar um bom trabalho e em assegurar a segurança das cargas de seus clientes.

Agora, precisamos aprofundar um pouco mais e falar sobre a qualidade do transporte de cargas, uma busca constante dos profissionais da estrada. Afinal, como garantir que as mercadorias atravessem o país em segurança e cheguem ao destino no prazo certo?

Muitos fatores contribuem para isso. Desde a escolha do veículo até a qualificação do motorista, há muitos processos que precisam ser desempenhados com atenção e responsabilidade.

A Scania é uma expert no assunto. Atuando nesse mercado há mais de 60 anos, a empresa percebeu que apenas vender o caminhão era insuficiente. O motorista profissional precisa de muito mais e, por isso, colocamos à sua disposição um pacote completo de soluções capaz de trazer muitos benefícios.

Quem tem um caminhão Scania sabe que pode contar com qualidade e eficiência. Os veículos são equipados com as mais modernas tecnologias, tudo para garantir viagens seguras, rápidas e confortáveis.

Mas talvez você ainda não conheça a solução completa de transporte da Scania e suas vantagens. Para ajudá-lo a compreender a importância desses produtos, precisamos apresentá-los e falar sobre seus benefícios. Confira!

Contrato de Manutenção de Serviços

Já pensou em contar com um pacote de manutenções programadas para o seu veículo? O caminhoneiro já tem muitas preocupações e responsabilidades e pode deixar os cuidados do seu veículo nas mãos de profissionais qualificados e experientes.

Ao contratar essa solução Scania, você se dedica inteiramente à logística e ao transporte de cargas e consegue melhorar seu fluxo de caixa, já que os gastos com manutenção passam a ser programados.

Vale a pena destacar que existem 5 pacotes diferentes. De acordo com as suas necessidades, basta escolher o Programa de Manutenção Scania (PMS) que melhor o atende:

  • Compacto — mais básico, inclui a troca de óleo e do filtro do caminhão, por exemplo;
  • Standard — além dos benefícios do plano Compacto, oferece revisões e inspeções preventivas em mais de 70 itens do veículo;
  • Trem de Força — prevê todas as manutenções preventivas e corretivas do motor, caixa e diferencial do veículo;
  • Mais — engloba a revisão e mão de obra para a manutenção das peças do caminhão, que costumam sofrer desgastes com o tempo;
  • Premium — solução completa em que o cliente paga um valor de acordo com a quilometragem do veículo e será resguardado de qualquer falha operacional, exceto acidentes. Além disso, usufrui de manutenções preventivas e corretivas e de resgate 24 horas.

Manutenção Flexível da Scania

Você já conhece os programas de Manutenção Flexível da Scania? Não é segredo para ninguém que o custo de uma manutenção preventiva é bem menor do que arcar com reparos e troca de peças.

Foi pensando nisso que a Scania pensou nessa solução para seus clientes. O programa funciona como um plano de assinatura, sendo algo inovador e bem diferente do que já existe.

Na prática, você deixará de fazer manutenções avulsas e começará a fazer reparos de maneira preventiva, tudo de acordo com a quilometragem do veículo e suas próprias percepções.

O que isso tem de novidade? A manutenção é feita de maneira flexível, pois o veículo é que determina o momento certo de se realizar o procedimento e quais peças merecem a atenção do técnico.

Com isso, o modelo tradicional que ignora fatores de condução e consumo é substituído por um modelo muito mais inteligente e vantajoso.

Sistemas de conectividade embarcada

Qual caminhoneiro não se preocupa em reduzir custos e melhorar sua produtividade, não é mesmo? Por conhecer muito bem a realidade e as dificuldades desses profissionais, a Scania desenvolveu uma solução diferenciada para o mercado.

Estamos falando dos sistemas de conectividade embarcada. Nesse modelo, é feita a instalação de um dispositivo no veículo que fica responsável por coletar dados importantes sobre o caminhão.

Quando está em funcionamento, o sistema recolhe as informações e as compartilha com o proprietário e com a própria concessionária autorizada da Scania, o que facilita a identificação de falhas e a resolução de problemas. Vale destacar que existem dois pacotes à sua disposição:

  • pacote análise — produz relatórios semanais e é gratuito por 10 anos para todos os clientes que adquiriram caminhões desde janeiro de 2016;
  • pacote desempenho — mede o desempenho do veículo e do motorista, sendo ideal para donos de frotas.

Peças genuínas e de alta qualidade

Por fim, precisamos destacar que as concessionárias Scania espalhadas pelo país trabalham com peças genuínas e de alta performance.

Se você deseja garantir a qualidade do transporte de cargas, deve fugir da armadilha de comprar e instalar itens falsificados e paralelos em seu veículo. Além de serem fabricados sem qualquer padrão de segurança, eles podem danificar outros componentes e causar ainda mais prejuízos.

Você conhece aquele ditado que diz que “o barato sai caro”? Pois bem, é aqui que ele faz todo o sentido. As peças de origem duvidosa até podem ser mais baratas, mas duram menos e ainda geram danos ao seu caminhão.

Por isso, pense bem antes de investir nesses itens. Dê preferência sempre a componentes originais Scania e que contam com toda a tecnologia e garantia do fabricante.

O que achou deste post? Ele foi útil e ajudou você a conhecer melhor a plataforma elevatória? Como você pode concluir, esse dispositivo é mais um aliado do caminhoneiro e traz muitos benefícios para o seu dia a dia.

Trata-se de um verdadeiro investimento. A plataforma elevatória de caminhão é capaz de aumentar sua produtividade, reduzir gastos, proteger as cargas e, claro, melhorar sua imagem e credibilidade no mercado. Diante disso, não perca mais tempo! Caso ainda não a utilize, faça a instalação o quanto antes!

Quer equipar seu caminhão e garantir as melhores peças para o seu companheiro de estrada? Entre em contato agora mesmo com a WLM Scania!

checklist das peças de caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-