Quais os critérios usar para avaliar a troca do motor de caminhão?

motor de caminhão
6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Apesar de ser um dos componentes que apresenta maior durabilidade, por se tratar de um conjunto de peças mecânicas, o motor de caminhão também sofre com o desgaste natural do uso — ainda mais quando se trafega por centenas de quilômetros todos os dias.

Por essa razão, chega um momento em que o desgaste pode atingir níveis mais elevados, exigindo do motorista manutenções e gastos frequentes, o que não é nem um pouco vantajoso. Além de perder performance, um motor com alto desgaste pode deixar o motorista parado na estrada, gerando uma série de prejuízos e riscos.

Nesse sentido, avaliar a troca desse importante componente pode ser uma alternativa interessante. No entanto, é preciso estar atento a alguns critérios antes de decidir fazer essa substituição.

Para ajudar você, preparamos este artigo listando alguns dos principais pontos que é necessário avaliar na hora de decidir pela troca do motor do caminhão. Acompanhe!

Frequência das manutenções

Um dos principais indicadores de que está na hora de trocar o motor do caminhão é a frequência com que se realiza manutenções nesse componente. Como dito, chega um momento em que o desgaste é muito elevado e as falhas se tornam eventos comuns no dia a dia de trabalho do motorista.

Existem diversos indicativos de que o motor não está mais em bom estado e precisa ser retificado ou, em casos mais graves, substituído. Alguns exemplos são:

  • ruídos em excesso;
  • produção de fumaça;
  • vazamentos de óleo constantes;
  • temperatura de trabalho alterada;
  • perda de potência;
  • aumento do consumo de combustível etc.

Todos esses problemas devem ser investigados. Porém, quando se trata de um motor com um histórico de uso muito longo, é provável que eles estejam associados com o desgaste. Logo, pode ser a hora de pensar na troca.

Origem do motor

O primeiro cuidado que o motorista deve ter antes de trocar o motor do seu caminhão é saber a origem da nova peça que deseja instalar no veículo. Essa medida é essencial para garantir que se está comprando um componente de boa procedência, em boas condições de uso e que ainda tem condições de servir ao trabalho por um bom tempo.

Hoje, o mercado de peças usadas é bastante vasto. Empresas especializadas nesse tipo de procedimento são comuns em todos os cantos do Brasil. Assim, a recomendação é ir em busca de uma empresa séria, que trabalhe com peças de forma regular e que ofereça garantia dos seus serviços.

Vale lembrar que nesse mercado é muito comum utilizar peças de outros veículos, muitas vezes envolvidos em sinistros de seguradoras e acidentes. Por isso, mais uma vez, reforçamos a importância de se investigar sobre a origem do motor, buscar saber qual a sua quilometragem e avaliar se não existem avarias que podem prejudicar o seu funcionamento. Além do mais, é indispensável realizar os procedimentos burocráticos junto ao órgão de trânsito, como vistoria e alterações no documento do veículo, já que o novo motor apresenta numeração diferente.

Qualidade do serviço

A substituição de um motor de caminhão é um procedimento bastante técnico. Por se tratar de um componente que está associado a diversos outros sistemas, é essencial que a qualidade do serviço seja a melhor possível.

Assim, ao optar pela troca do motor do seu caminhão, procure o auxílio de empresas e profissionais especializados, o ideal é uma concessionária, que são confiáveis e tem experiência em mecânica pesada. Além disso, é fundamental que esse apoio profissional seja oferecido por quem entende do modelo e marca do seu caminhão.

Nesse caso, levar em conta apenas os custos do procedimento não é o recomendado. Como dito, por se tratar de um reparo complexo, o mais importante é procurar auxílio especializado e que dê total garantia do serviço, reduzindo assim a probabilidade de que falhas futuras, erros em outros sistemas e gastos extras ocorram.

Custo benefício

O custo do procedimento de troca de motor também é outro importante critério que deve ser avaliado por você. Em muitos casos, essa troca pode não ser uma opção interessante, já que os gastos podem ser muito elevados, principalmente quando se soma o valor da aquisição do novo motor e a mão de obra necessária para a substituição.

Assim, é essencial avaliar bem se a troca do motor é realmente a única opção. Por exemplo, pode ser que a troca do caminhão, a depender da situação, seja uma alternativa mais interessante, levando em consideração o preço e as condições de pagamento.

Por outro lado, pode ser que serviços de retífica sejam capazes de dar uma sobrevida ao motor, permitindo que você rode por mais algum tempo, até que pense em uma solução definitiva.

Tempo de uso do caminhão

Tanto para o frotista quanto para o motorista autônomo, a troca do motor deve levar em consideração o tempo de uso do caminhão. A depender do ano do veículo, encontrar um motor compatível e peças de reposição para eventuais manutenções pode ser bastante complicado.

Esse fato pode acabar dificultando as manutenções, tornando-as mais demoradas e impedindo que o veículo volte a rodar — o que significa mais prejuízos. Além disso, é preciso considerar que caminhões com muito tempo de uso tendem a apresentar desgastes em diversos outros sistemas e componentes, e não só no motor.

Isso significa que prolongar demais a troca do caminhão pode acabar gerando custos extras. Embora o motor esteja em boas condições, outras peças podem interferir no seu funcionamento. Assim sendo, nesse tipo de situação, é importante considerar a troca do caminhão, optando por um veículo zero, ou mesmo um seminovo em boas condições.

Por fim, a troca do motor de caminhão deve ser uma ação bem planejada. Para isso, analisar alguns pontos importantes, como os que citamos, é fundamental para que a decisão seja tomada da melhor forma possível. Por se tratar de uma medida bastante cara e que envolve também procedimentos burocráticos, como a comunicação a órgãos de trânsito, bem como a alteração do documento do veículo, é necessário avaliar com atenção a real necessidade dessa troca.

Então, gostou deste artigo? Não pare por aqui. Aproveite e leia também nosso post sobre como escolher o melhor óleo para motor diesel!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
checklist das peças de caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-