Como fazer um bom planejamento de gestão de frotas?

gestão de frotas
7 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Ter uma gestão de frotas otimizada é um dos grandes desafios de empresários para tentar reduzir os custos variáveis, como combustível, manutenção, pneu, lubrificantes etc. Se esses valores forem colocados no papel, os gastos podem chegar a até 60% do total.

Para reduzir esses números, é preciso um planejamento completo, bem-definido e objetivo. E uma das soluções possíveis é o uso da tecnologia para ajudar a organizar e a preparar a sua frota. Mas ela sozinha não consegue otimizar o seu processo. É necessário fazer um acompanhamento e saber identificar os pontos críticos.

Com base nessas informações, é possível definir qual É a melhor rota, desenvolver treinamento para os motoristas e indicar qual é a forma de condução mais efetiva. O empresário também consegue fazer o controle das manutenções para antecipá-las, evitando que o caminhão fique parado além do tempo necessário.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar melhorar a gestão da sua frota. Continue a leitura para saber mais sobre como fazer o planejamento ideal!

Manual do caminhoneiroPowered by Rock Convert

Como melhorar a gestão de frotas?

Um bom planejamento exige que você faça um diagnóstico para conhecer a realidade da empresa em todos os aspectos e o que pode ser melhorado. É importante que o dono da frota saiba onde deseja chegar. Correções, mudanças, inovações e novos pensamentos precisam ganhar espaço. Dessa forma, é possível:

  • aumentar a produtividade e a eficiência;
  • ter mais controle dos gastos;
  • controlar melhor os prazos de entrega;
  • padronizar os processos em relação à manutenção;
  • ter uma segurança mais efetiva.

Por isso separamos algumas dicas para melhorar a gestão da sua frota e atingir os passos que listamos acima.

Seja objetivo

Estabelecer as metas que devem ser cumpridas é um dos principais pontos para conseguir gerir melhor a sua frota. A partir do momento que elas se tornam claras e do conhecimento de todos os envolvidos nas operações, será mais fácil direcionar o trabalho.

Assim, também fica mais simples identificar alguns gastos a mais que poderiam ser reduzidos e até cortados. Por isso, para manter uma boa gestão de frota, é importante identificar esses gargalos.

Com objetividade, conseguimos otimizar o tempo dos envolvidos e, assim, aumentar o descanso dos motoristas, favorecendo a segurança dos caminhoneiros, das vias e dos perímetros urbanos.

Treine seus funcionários

Como vimos no último tópico, ser objetivo nas operações pode ajudar na segurança de todos que estão envolvidos diretamente ou indiretamente no processo. Mas outro fator que deve ser levado em conta é o treinamento dos funcionários. Com um bom treinamento, é possível ensinar aos motoristas comportamentos que vão, acima de tudo, melhorar a condução.

O treinamento adequado vai desde o comportamento do caminhoneiro na estrada — aumentando a vida útil do caminhão e retardando as manutenções —  às interações com clientes, o que facilita em futuras negociações e na fidelização.

Uma boa preparação vai ajudar você a conhecer melhor os seus contratados, saber quais são as suas principais habilidades, as limitações e como trabalhar para que ele melhore e ajude seu negócio.

Diminua o consumo de combustível

Outro ponto que precisa ser observado ao fazer a gestão de frota é conhecer o valor gasto com combustível. E essa economia vai muito além de apenas saber qual é a marcha e a aceleração ideal para determinado trecho.

É de suma importância que haja o planejamento do volume de carga. Andar com excesso de peso, além de oferecer prejuízos para o veículo, é um dos fatores que mais ajudam a aumentar o consumo de combustível.

A economia que o proprietário acredita que está fazendo é ilusória. Afinal, o caminhão é feito para rodar com um peso limite. Se ele for ultrapassado, você aumenta os gastos com manutenção e combustível. Vale ficar de olho também na calibragem dos pneus.

Isso porque o pneu é feito para trabalhar com uma área de contato específica, de acordo com o peso da carga. Se eles estiverem murchos ou abaixo do ideal, a força de arrasto vai aumentar e, dessa forma, o motor vai precisar de mais energia para deslocar o caminhão e acabar consumindo mais combustível.

Outra forma de facilitar a redução do consumo é escolhendo os melhores veículos e os mais econômicos. Mas não é aconselhado ter caminhões de marcas diferentes na sua frota.

checklist para economia em viagensPowered by Rock Convert

Faça um mapeamento

Nem todos os veículos de uma frota são iguais. Cada um tem um tamanho diferente, atende a um tipo de necessidade, tem um tempo de entrega maior ou menor etc. Por isso, antes de fazer a gestão do seu negócio, é importante que você consiga mapear todos os veículos e diferenças.

Faça também um acompanhamento dos indicadores de desempenho. Com essa análise, o empresário pode entender melhor os resultados e ter uma base mais sólida para tomar decisões importantes.

Implemente todas as oportunidades de melhoria que foram apontadas pelo mapeamento. É exatamente esse processo que vai mostrar a você onde as falhas acontecem, as causas e ajudar a achar as melhores soluções para resolver algum problema.

 

Qual o caminhão ideal?

Ao optar por unificar sua frota mantendo a mesma marca, você consegue ter um controle de manutenção mais eficiente, melhorar a qualificação dos colaboradores com treinamentos específicos para cada área e trabalhar com a padronização de todos os processos para uma gestão mais eficiente.

Por exemplo: se você usa um caminhão Scania — que oferece serviços conectados para enviar relatórios com informações de todas as operações do veículo, desde os modos de condução, desempenho e nível de emissões CO² — e na mesma frota tem caminhões de outra marca, acaba tendo que trabalhar com padrões de informações diferentes, o que atrasa e prejudica a gestão da frota.

Para melhorar a organização e a produtividade, a Scania também oferece o plano de manutenção flexível, que informa quando o veículo deve realizar uma vistoria, evitando paradas desnecessárias, aumentando a disponibilidade dos veículos em operação e tornando o negócio dos clientes mais rentáveis.

Além disso, a montadora também oferece treinamentos exclusivos para os motoristas que utilizam seus caminhões.

Como vimos ao longo do texto, para realizar uma boa gestão de frotas, é preciso fazer o acompanhamento do trajeto com detalhes em tempo real e investir em treinamentos para facilitar as tomadas de decisões e corrigir falhas, economizando tempo, dinheiro e evitando prejuízos para o empresário. Também é uma forma de garantir a qualidade dos serviços prestados pelas transportadoras e operadoras.

Se você quer saber mais sobre como a Scania pode ajudar você a melhorar a gestão da sua frota, entre em contato conosco e conheça os benefícios de contar com nossos veículos e serviços na sua empresa.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-