A direção defensiva está cada vez mais em pauta. Responsabilidade e consciência no trânsito são fatores decisivos para que acidentes e outros problemas mais graves não coloquem em risco a vida de motoristas, passageiros e pedestres.

Por isso, cada vez mais, as autoridades ligadas ao setor preocupam-se e criam regulamentações que estimulam a direção defensiva no dia a dia. Dicas – que ajudem a evitar acidentes — devem estar sempre em evidência nos meios de comunicação, alertando o tempo todo para que os condutores se conscientizem da importância da direção com responsabilidade!

Você sabe o que é direção defensiva?

Trata-se de uma forma responsável e consciente de guiar qualquer tipo de veículo motorizado. Esse tipo de prática permite antecipar possíveis problemas que podem surgir no decorrer do percurso.

Assim, problemas mais sérios podem ser evitados a tempo ou pelo menos fazer com que seus efeitos sejam minimizados, preservando a segurança dos motoristas, passageiros e pedestres, que convenhamos, sofrem muito com motoristas despreparados.

Como prevenir acidentes e contar com a conscientização da população?

A maioria dos acidentes, seja de carro, seja de moto ou caminhão, ocorre por um motivo muito “simples”: a falha humana. Ou seja, cada vez mais as autoridades se preocupam com isso, porque cada ocorrência trágica que acontece pode sim ser evitada, se maior atenção for dada a algumas regras essenciais para manter o trânsito e a direção mais segura e tranquila para motoristas e pedestres.

Dicas para uma direção defensiva mais eficaz

1. Manutenção do veículo

A frequente manutenção do veículo é um item de extrema importância para que sejam evitados transtornos e situações perigosas no trânsito. Por isso, manter as revisões em dia é essencial para evitar maiores problemas e praticar a “direção defensiva”.

2. Uso do cinto de segurança

Devido a campanhas frequentes quanto à importância do uso do cinto de segurança, as pessoas estão mais conscientes e responsáveis. Por isso, atualmente, é mais comum ver todas as pessoas a bordo dos veículos os utilizando, e o melhor: de forma praticamente automática.

É sempre bom ressaltar que o uso do cinto de segurança evita acidentes, muitas vezes fatais. O não uso dele por passageiros do banco de trás pode trazer sérias consequências, como causar ferimentos e atingir os passageiros que vão à frente. No caso de caminhão o cinto é tão importante quanto, pois evita que o motorista seja jogado para fora do veículo.

3. Postura do motorista ao volante faz parte da direção defensiva

A posição do motorista ao dirigir seu veículo é muito importante, principalmente quando se depara com iminentes problemas que podem surgir inesperadamente. Por isso, manter uma postura correta é fundamental para que o condutor tenha tempo e facilidade de reação diante de algo imprevisível.

A posição aconselhada pelos órgãos de segurança ao dirigir é a seguinte: braços e pernas devem permanecer levemente dobrados, o corpo deve se manter encostado no assento e encosto com ângulo que se aproxime a 90 graus. O encosto de cabeça deve se manter na altura dos olhos do motorista.

4. Tenha muita atenção com criança a bordo

Umas das regras mais importantes quanto à direção defensiva é em relação à segurança das crianças no interior dos veículos, principalmente porque elas não ficam quietas e, por isso, merecem mais atenção e cuidados.

A regra a ser seguida quanto a isso é: crianças com menos de 10 anos devem se manter no banco traseiro e, conforme a altura da criança pode ser acomodada em cadeirinhas ou boosters. Já aquelas maiores de 10 anos devem ser conduzidas também no banco de trás, porém fixadas pelo cinto de segurança. Excepcionalmente, nos veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado neste banco, utilizando-se sempre o dispositivo de retenção adequado ao peso e altura da criança.

5. A visibilidade deve ser total

A visibilidade é algo muito importante e determinante para uma direção defensiva. Quanto maior é a nossa visibilidade, maior será a segurança dos imprevistos que surgem a todo instante no trânsito. Por isso, mantenha seus retrovisores sempre em posições estratégicas e em perfeito estado. Dessa forma, tudo ocorre de forma mais tranquila!

6. Atenção ao volante

Essa é uma das medidas mais importantes para a prática da direção defensiva. Estar atento ao que acontece em volta e usar sua perícia ao guiar o seu veículo, evitando freadas bruscas, bem como manobras perigosas, que coloquem em risco a sua segurança e a de terceiros.

O condutor deve colocar em prática todos os recursos para sinalizar qualquer ação que queira fazer, seja uma mudança de faixa, uma ultrapassagem ou até mesmo uma parada repentina não prevista no percurso.

7. Respeite o limite de velocidade

Ao respeitar o limite de velocidade, o condutor está praticando uma das regras mais importantes da direção defensiva. Evitando, dessa forma, uma série de problemas que a velocidade em excesso, em determinadas áreas da cidade, pode ocasionar.

8. Concentre-se quando estiver ao volante

Evite qualquer coisa que possa tirar sua atenção nesse momento, pois precisa de total concentração. Todos os seus sentidos devem estar voltados ao que acontece à sua frente, ao seu lado e na parte de trás de seu veículo. Por isso, se possível, desligue o celular e evite ter qualquer mídia dentro do automóvel. Essas medidas fazem a diferença!

9. Não use álcool e drogas

Esses aditivos estão associados à falta de reflexo, e um condutor que faz uso dessas substâncias não tem a menor condição de guiar qualquer tipo de veículo, nem mesmo uma bike, que é bem mais lenta que um veículo motorizado! Por isso, use o bom senso, não as drogas! Se beber não dirija!

10. Obedeça à sinalização e contribua com a direção defensiva

Você aprendeu o que significa cada placa de trânsito, certo? Então, respeite cada uma delas! Elas são muito importantes e fundamentais para a direção defensiva. Uma simples placa mal interpretada pode provocar acidentes, por isso se inteire sobre o significado de cada uma delas.

E você, já pratica a direção defensiva? Segue as regras para que tudo corra bem nos seus percursos diários? A verdade é que, se todos se conscientizarem da importância desses itens de segurança na direção de carros e motos, tudo transcorreria no trânsito sem maiores problemas.

Então, se você sabe de mais alguma dica de como praticar a direção defensiva, comente aqui, vamos adorar sua participação!