Quem é do ramo sabe bem: o intervalo de manutenção do caminhão é um fator que repercute diretamente no bolso do seu proprietário. A lógica é que, quanto maior for esse intervalo, menor serão os gastos com manutenção, já que o caminhão rodará mais quilômetros sem a necessidade de intervenções.

O intervalo de manutenção é um dos grandes diferenciais dos caminhões Scania. A qualidade e durabilidade dos seus componentes, somada a boas práticas de condução, pode reduzir bastante o custo por quilômetro rodado e aumentar a rentabilidade dos seus serviços.

A seguir listamos alguns cuidados que você pode adotar para ampliar o intervalo de manutenção de um Scania, extraindo o seu máximo desempenho e rentabilidade. Acompanhe!

No que consiste o intervalo de manutenção?

Inicialmente, é importante que fique claro o que é o intervalo de manutenção.

Esse termo diz respeito ao período estabelecido pelo fabricante entre uma manutenção programada e outra. Ou seja, é o tempo que o caminhão consegue rodar sem que seja necessário nenhum tipo de intervenção mecânica.

Em geral, o intervalo de manutenção é estabelecido em quilômetros ou, em certos casos, em períodos de tempo, o que pode variar de um fabricante para o outro.

O ideal é que esse intervalo de manutenção seja o maior possível, priorizando sempre a conservação da máquina e os custos envolvidos nessa tarefa.

Vale destacar que a qualidade de construção do caminhão, a tecnologia embarcada e as boas práticas de condução são fatores que impactam diretamente na recorrência das manutenções. 

Quais são os diferenciais competitivos da Scania?

Com uma qualidade mundialmente reconhecida, a Scania trabalha incessantemente para entregar aos motoristas a melhor relação custo-benefício do mercado. Acompanhe!

Serviços especializados

As concessionárias estão totalmente preparadas para prestar os serviços de manutenção em estrito rigor às diretrizes do fabricante, o que aumenta a confiança e a qualidade dos procedimentos realizados.

Manutenção personalizada

Outro diferencial valioso da Scania é a personalização das manutenções. Por meio de um relatório obtido do próprio veículo, é estabelecido um intervalo de manutenção mais preciso, considerando a aplicação do pesado e o tipo de condução. Tal medida consegue aliar durabilidade e custos da melhor maneira possível.

Programas de manutenção

Adequando o cronograma de manutenções ao tipo de uso do caminhão, a Scania oferece planos de manutenção totalmente alinhados com a realidade de cada proprietário.

Os planos vão desde a substituição de óleos e filtros durante o período contratado até o mais completo portfólio de manutenções, contemplando todas as revisões necessárias para o veículo e as manutenções corretivas decorrentes do desgaste natural.

Como funcionam os workshop services oferecidos pela empresa?

Priorizando sempre pela extrema qualidade dos serviços prestados, a Scania oferece todo suporte necessário para que a sua rede de concessionárias esteja sempre em sintonia com as mais modernas práticas e metodologias envolvidas na manutenção dos veículos.

Os workshops services são utilizados para aconselhar os prestadores de serviços, dando total garantia de que o melhor está sendo feito para conservar o seu caminhão.

Quais os benefícios de fazer a manutenção em dia?

Operar o veículo com as manutenções em ordem é, sem dúvida, uma das principais medidas para quem seja aliar durabilidade a bons custos operacionais. A partir desse cuidado, diferentes benefícios podem ser observados na rotina de trabalho. Confira alguns deles.

Evita surpresas desagradáveis

As revisões periódicas e a obediência ao cronograma estabelecido pelo fabricante é o que garante que todos os componentes do caminhão serão utilizados da maneira adequada. Isso evita que problemas mecânicos ocorram e imprevistos interrompam a operação do veículo.

O motorista sabe bem como pode ser prejudicial para o trabalho deixar o caminhão inoperante de forma inesperada. Por isso, realizar todas as manutenções em dia, além de otimizar o intervalo entre elas, evita surpresas desagradáveis durante a viagem.

Melhora a previsibilidade dos custos

Um dos reflexos positivos diretos de ter a manutenção preventiva em dia é a previsibilidade dos custos com o veículo. Como o motorista sabe quando deverá realizar as revisões, é muito mais fácil e produtivo para ele planejar uma possível interrupção no trabalho durante o tempo que o caminhão ficará ocioso.

Essa ação, por si só, ajuda bastante na previsibilidade dos gastos, já que o proprietário também pode se programar financeiramente para arcar com os custos do serviço.

Quais são os principais cuidados para ampliar o intervalo de manutenção?

Como dito, uma das maneiras de extrair o máximo desempenho de um Scania e ampliar o intervalo de manutenções é adotar boas práticas de condução e conservação do veículo.

A Scania pensa em cada detalhe para aumentar a durabilidade dos componentes e reduzir os custos operacionais do veículo. Contudo, enquanto motorista, é preciso que você também adote uma postura adequada na hora de dirigir. Veja algumas dicas.

Trabalhe sempre dentro dos limites do caminhão

Quem deseja otimizar o intervalo de manutenções do seu Scania deve sempre respeitar os limites de operação. Quesitos como o volume de carga transportado, a utilização das marchas e a maneira como o veículo é conduzido têm impacto direto sobre a durabilidade dos componentes.

Por essa razão, é fundamental que você não só conheça o caminhão de dirige, mas respeite as limitações impostas pelo fabricante, assim como as orientações de condução eficiente.

Utilize somente peças genuínas

Ao realizar as manutenções no veículo, é fundamental que você opte sempre por utilizar componentes genuínos e que obedecem a todos os parâmetros estabelecidos pela fabricante.

Embora, em alguns casos, o custo das peças genuínas seja maior, a longo prazo, a durabilidade, eficiência e compatibilidade do componente compensam o gasto extra.

Seja adepto das manutenções preventivas

Uma das formas mais eficientes de prolongar o intervalo de manutenção do seu caminhão é adotar uma postura preventiva. Seguir à risca o cronograma de manutenções, avaliar periodicamente alguns itens e conduzir de forma eficiente, sem dúvida alguma, pode aumentar a durabilidade das peças e evitar gastos com manutenções corretivas.

Por fim, agora que você sabe da importância do intervalo de manutenção e conhece algumas medidas que podem contribuir com a sua ampliação, coloque essas dicas em prática e obtenha o máximo proveito do seu pesado.

Caso tenha restado alguma dúvida ou queira saber mais sobre os diferencias da Scania, entre em contato com a nossa empresa. Estamos à disposição para ajudar você!