A principal ferramenta de trabalho de todo caminhoneiro, seja ele autônomo ou frotista, é o seu caminhão. Para gerar mais lucros, deve estar o maior tempo possível disponível para o trabalho.

Quando ele fica parado para manutenção corretiva, o caminhoneiro ou frotista deixa de ganhar dinheiro com os fretes e pode ter um custo inesperado com mão de obra e compra de peças. Para que o caminhão fique parado o menor tempo possível, é preciso fazer a manutenção preventiva. Assim, a chance de ocorrerem imprevistos é menor.

De acordo com estudos recentes, a manutenção preventiva pode diminuir até 80% das paradas não planejadas. Além disso, pesquisas apontam que as manutenções corretivas custam 30% a mais do que as preventivas.

Cada montadora estipula em qual quilometragem e/ou tempo deve ser feita a revisão e manutenção do veículo. Essa quilometragem não é um número aleatório, ela é calculada de acordo com a vida útil das peças utilizadas.

Se alguma peça quebrar durante uma viagem e o caminhoneiro for pego de surpresa, a chance de atrasar alguma entrega é grande, podendo trazer problemas maiores como danos à carga ou roubos.

Para que as peças não quebrem antes do tempo, é importante utilizar peças originais. Muitos caminhoneiros acham que economizam quando usam peças paralelas e serviços de oficinas não autorizadas, mas isso não é verdade. Em longo prazo, o custo acaba sendo maior.

Neste artigo, mostraremos o que são as peças originais e quais as vantagens de utilizá-las em vez de peças paralelas. Confira!

O que são peças originais?

Também conhecidas como peças genuínas, as peças originais são aquelas auditadas pela empresa montadora dos veículos, passando por um processo muito mais rigoroso de qualidade. Podem ser compradas apenas nas concessionárias autorizadas da marca.

Essas peças são as mesmas utilizadas na montagem de veículos 0 km. Passam pelos mesmos testes de qualidade, são feitas com o mesmo material e mesmos processos de fabricação das peças usadas na montagem de carros novos.

A fábrica garante que as peças genuínas vão satisfazer às necessidades específicas do caminhão no que se refere a dimensões, material, durabilidade e harmonia.

Elas também trazem tranquilidade e segurança ao motorista, por saber que está comprando um produto especificamente projetado e recomendado para o seu caminhão.

Quais são as vantagens das peças genuínas?

Abaixo, trazemos uma lista de vantagens das peças genuínas sobre as não originais (paralelas), para que tire suas dúvidas de qual delas é mais aconselhável.

Durabilidade da peça

De modo geral, as peças paralelas são aparentemente idênticas às originais. Mas a aparência pode ser uma enganação. É muito improvável que as fábricas de peças paralelas consigam utilizar materiais idênticos e que passaram pelos mesmos procedimentos de qualidade e segurança que os originais, por isso apresentam preço inferior.

As peças originais apresentam material de maior qualidade e por isso a vida útil delas é maior. Isso significa que terão que ser trocadas menos vezes do que as paralelas.

Economia

Se pensar no curto prazo, o menor preço das peças paralelas enganam, é aí que se perde dinheiro. Compra as peças mais baratas, mas que não duram por muito tempo, e precisa trocá-las em um tempo menor, gastando mais em médio e longo prazos.

Além do custo da nova peça para substituição da quebrada, também gastam a mais com a mão de obra do mecânico para a troca e deixam de ganhar dinheiro com fretes durante o tempo que o caminhão ficar parado na oficina.

Se a parada indesejada ocorrer durante um frete, pode aparecer prejuízos relacionados à carga. Por exemplo, no transporte de alimentos perecíveis que poderão estragar durante o conserto ou no atraso da mercadoria que pode causar multa para a companhia.

Desempenho

Somente as peças originais terão o tamanho e características exatas, porque as paralelas são feitas a partir da cópia das originais, estando sujeitas a pequenos erros.

Por isso, somente as originais se encaixarão e trabalharão em conformidade com o conjunto, possibilitando que o desempenho seja o maior possível.

Os pequenos erros das paralelas podem trazer maior desgaste, havendo a necessidade de trocar a peça em menos tempo do que as genuínas ou também provocando mau funcionamento das outras partes, podendo causar menor desempenho e até maior consumo de combustível, dependendo da peça.

Garantia da peça

As peças originais são testadas rigorosamente para conseguir suportar todas as condições previstas pelo fabricante do caminhão, o que nem sempre acontece às paralelas.

Por isso, outro ponto positivo das originais é que, geralmente, o tempo de garantia da peça é maior do que das paralelas.

Garantia do veículo

Os fabricantes oferecem algum tempo de garantia após a compra do veículo 0 km, mas para manter essa garantia devem ser seguidas algumas regras.

A primeira delas é fazer as revisões no tempo estipulado pela fábrica e nas concessionárias autorizadas. A segunda é a utilização somente de peças originais, pois garantem o funcionamento adequado dos equipamentos de acordo com o projeto de engenharia.

Se o seu caminhão apresentar algum defeito, para conseguir o conserto pela garantia, ele passará por uma inspeção para saber qual a causa do problema. Se for constatado que utilizou alguma peça paralela, você perderá a garantia de fábrica do veículo.

Padrões

As peças genuínas são fabricadas com maior tecnologia e padrões de qualidade assegurados pelo projeto de engenharia da montadora, garantindo melhor relação custo-benefício para conservar o seu veículo com o mesmo padrão e qualidade dos 0 km.

Segurança

Com as paradas indesejadas por causa de peças não genuínas, podem ocorrer sérios acidentes de trânsito, que afetam a segurança do motorista do caminhão e de outras pessoas que estejam perto do local.

Por exemplo, se a mangueira do sistema de freios não suportar a pressão do ar e estourar perde-se a eficácia dos freios e o controle do caminhão, ocasionando alguma batida, atropelando algum pedestre, entre outros riscos.

Em curto prazo, o uso de peças paralelas é atrativo, mas em longo prazo elas podem se tornar mais custosas e influenciar no desempenho do conjunto.

Economia na manutenção utilizando filtros originais

Economia na manutenção utilizando filtros originais

Economia na manutenção utilizando filtros originais

Economia na manutenção utilizando filtros originais

Após todas essas informações, você ainda vai considerar utilizar peças paralelas em vez das peças originais?

Quer receber mais dicas que te ajudarão nas decisões do dia a dia? Assine agora e receba gratuitamente a nossa newsletter!