Tabela FIPE de caminhão: entenda como ela funciona

10 minutos para ler
quiz - Você sabe cuidar das suas finanças como caminhoneiro autônomo?

Na hora de comprar ou vender um veículo novo ou usado, seja diretamente ou por meio de consórcio para caminhões, é importante contar com parâmetros para entender os valores que estão sendo utilizados no mercado e, assim, conseguir estabelecer um bom preço para os seus futuros clientes ou evitar pagar muito caro em um caminhão sem a devida necessidade. Para isso, uma ferramenta foi criada: a tabela FIPE de caminhão.

Neste texto explicaremos o conceito dessa tabela, comentando sobre esse material, sobre qual é a instituição por trás dela, quais os seus benefícios para o caminhão e como ela funciona no dia a dia. Dessa maneira, você conseguirá utilizar esse recurso importante para a compra e venda de veículos.

O que é a Tabela FIPE de caminhão?

FIPE é a sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Seu ano de criação foi em 1973, sendo uma entidade que não busca fins lucrativos. A FIPE acabou se tornando um dos pontos mais importantes do Departamento de Economia dentro da Universidade de São Paulo. A tabela foi criada pela instituição para ser um indicador econômico.

De maneira prática, a FIPE funciona como um indicador da média de valor dos veículos, servindo para tornar mais justas as negociações e avaliações relacionadas à compra e venda. Ela, inclusive, é um dos parâmetros para a estruturação da base do IPVA, além da alienação de carros, motos, caminhões, dentre outros.

A proteção veicular também é influenciada pela FIPE, dessa forma, cada tipo de veículo contará com um valor de proteção diferenciado, conforme a sua valorização ou desvalorização no mercado. É muito importante conhecer e entender esse documento para a escolha do seu futuro veículo.

Os valores são encontrados por meio de uma pesquisa da média de preço do veículo no país, investigando todos os preços, bem como atribuindo e fazendo uma média de todos esses valores encontrados. É importante saber que valores muito baixos ou muito altos são desconsiderados, já que eles podem alterar a média padrão de preços.

Além disso, é válido mencionar que a tabela FIPE de caminhões conta com 28 marcas e um total de 1500 modelos diferentes. Portanto, existe uma probabilidade muito grande de você encontrar dados sobre o tipo de veículo de carga que está pensando em adquirir, ou vender.

Como atua a instituição por trás desse material?

Como explicamos no tópico anterior, a Fipe é uma fundação cuja criação ocorreu no ano de 1973, com direito privado e sem buscar fins lucrativos. A instituição analisa fenômenos econômicos e sociais, contribuindo para o debate sobre problemas relacionados a essas áreas no país, ajuda a desenhar contratos públicos e privados mais eficientes, dentre outras funções.

Para conseguir realizar essas atividades, a Fipe conta com pessoal profissional especializado, tendo ampla experiência nas áreas de ensino, bem como participado de projetos e pesquisas. Além disso, as estruturas da fundação também contam com aparato dedicado a essas pesquisas, garantindo o máximo de confiabilidade e experiência.

Assim, ela consegue ajudar instituições públicas e privadas a elaborar, gerir e avaliar sistemas de desenvolvimento social e econômico, promover seminários, cursos e simpósios que estimulem o debate e ensinem sobre teoria econômica, o que auxilia profissionais liberais e empresas a terem uma melhor noção de como lidar com o seu próprio dinheiro.

Acessando o site da Fipe é possível conferir diversas informações sobre a fundação, como todos os projetos desenvolvidos por ela, todos os índices e indicadores feitos e atualizados. Além disso, também é possível saber mais sobre os cursos disponibilizados, como os de MBA, curta duração, capacitação, dentre outros.

Quais os benefícios da tabela FIPE?

A FIPE pode oferecer diversos benefícios para os vendedores e compradores de veículos. Um deles é que é possível se basear em um preço para adquirir um caminhão. Dessa forma, você não precisará pagar muito caro, já que existirão modelos bem abaixo do que está sendo pedido por um vendedor, caso ele não esteja se baseando na tabela.

Além disso, para quem está vendendo um veículo, a tabela serve como uma base para estipular seu preço. Ela evitará que seja atribuído um preço muito alto ao seu caminhão, fazendo com que menos pessoas fiquem interessadas, ao mesmo tempo que, ao estipular um preço muito abaixo do mercado, terá prejuízo na sua venda.

Dessa maneira, as vendas ocorrem de maneira muito mais rápida, já que o caminhão poderá ser comercializado com um bom valor, fazendo com que várias pessoas se interessem pelo seu veículo, levando outros aspectos em conta na hora de fechar negócio, porém, tendo o preço como um fator atrativo.

Outra vantagem de seguir a FIPE é que ele permite que seu anúncio fique melhor posicionado. Dessa maneira, o seu caminhão terá um maior destaque frente a outros veículos que estão à venda, fazendo com que, no meio online e offline, ele tenha uma maior chance de atrair mais compradores, e consequentemente, você realizará uma venda mais rápida.

Conheça mais alguns benefícios que a utilização da tabela FIPE de caminhão oferece:

  • avaliação precisa de veículos, de acordo com os valores atuais de mercado;
  • base confiável de dados para negociações;
  • definição de preço do veículo para comercialização (compra e venda);
  • levantamento de valores atualização para a definição do IPVA vigente;
  • suporte para calcular o seguro veicular;
  • preços revisados mensalmente;
  • possibilidade de pesquisar valores praticados anteriormente;
  • acesso gratuito.

Como funciona esse documento e para que ele serve no dia a dia?

Até agora você conheceu diversas informações sobre a FIPE, mas como os cálculos são realmente feitos? Como explicamos, é realizada uma pesquisa em âmbito nacional para conhecer os preços estipulados dos veículos anualmente. É tirada uma média desses valores, excluindo os muito baixos ou muito altos para que o resultado seja mais confiável.

A FIPE trabalha com apenas um parâmetro para a elaboração das médias. Assim, é possível encontrar diferenças de preço com relação à região em que o veículo está sendo comercializado. Além disso, o estado de conservação do bem, acessórios e até mesmo a cor do caminhão pode ter influência no seu valor final. Por isso, é importante que você tenha esses fatores em mente para responder a pergunta “como escolher um modelo para minha frota?

É importante que quem esteja em busca de um veículo para comprar também leve em consideração outros fatores na hora de adquirir o seu caminhão, não apenas a FIPE. Dessa maneira, será possível realizar uma compra muito mais inteligente e alinhada com os seus objetivos com relação à utilidade do bem.

Outra informação importante sobre a FIPE é que seus valores são atualizados a cada 30 dias. Logo, todos os meses é importante reavaliar o valor que está sendo oferecido no seu caminhão, ao mesmo tempo que os compradores precisam fazer uma nova pesquisa para encontrar o melhor custo do mercado naquele momento.

Como fazer a consulta na tabela FIPE de caminhões?

Consultar a tabela FIPE é simples, prático e gratuito. Basta visitar o site oficial, clicar na aba “Indicadores” e procurar por “Preço Médio de Veículos — Tabela FIPE”. Depois, basta rolar a página e ir na opção “Consulta de Caminhões e micro-ônibus”.

Em seguida, você precisa preencher alguns dados, como marca, modelo e ano de fabricação do caminhão que deseja vender ou comprar e clicar em “pesquisar”. Como resultado, surgirá uma aba com o preço médio de mercado do veículo com as seguintes referências:

  • mês de referência;
  • código FIPE do caminhão;
  • modelo;
  • marca;
  • ano de fabricação;
  • número de autenticação;
  • data da consulta;
  • valor médio.

Além de conferir os dados na tela, é possível imprimi-los ou enviá-los por meio de um link personalizado.

Além disso, é possível fazer várias pesquisas diariamente, de forma gratuita. Basta clicar no botão “Limpar Pesquisa”, para realizar uma nova análise.

Por fim, é válido mencionar que a Tabela FIPE não considera em sua precificação assuntos como estado de conservação do caminhão, a existência de outros equipamentos, sejam eles de fábrica ou instalados posteriormente.

Como a Tabela Fipe é atualizada na prática?

Como mencionado, a tabela FIPE é atualizada a cada 30 dias. Esse processo utiliza a mesma metodologia aplicada durante a construção da tabela. É realizada uma nova pesquisa nacional dos valores daquele modelo de caminhão, excluindo preços exorbitantes e após isso definida a média comercial do mês vigente.

Isso significa que o preço do veículo pode variar com frequência, principalmente quando são lançados novos modelos no mercado nacional. Logo, quando surge uma nova versão do caminhão, as versões anteriores sofrem com a depreciação.

Além disso, uma instabilidade econômica (nacional ou internacional), pode reduzir a produção de novos veículos e aumentar o valor dos modelos disponíveis.

No entanto, vale reforçar que no caso de veículos pesados, com exceção de situações atípicas, a tendência é que os preços reduzam com o tempo. Isso acontece porque a cada ano o caminhão passa por um desgaste natural, além de ficar cada vez mais obsoleto devido ao surgimento de versões mais atualizadas e tecnológicas.

Alguns detalhes podem ainda aumentar a diferença entre o valor comercial de veículos usados em relação aos modelos zero-quilômetro, sendo a cotação do dólar um dos principais motivos. Afinal, as montadoras dependem da importação de determinados componentes para fabricação.

Entendendo qual o conceito da tabela FIPE de caminhão e como ela pode auxiliar vendedores e compradores na escolha de um veículo, é possível criar um ambiente econômico muito mais justo e eficiente para todos os lados, conseguindo assim que todos os envolvidos nessa comercialização fiquem satisfeitos. Por fim, para encontrar a tabela atualizada, basta acessar o site oficial da instituição mensalmente. Assim, você garante uma negociação mais precisa em relação aos veículos que compõem sua frota.

Você tem consultado a FIPE para vender ou comprar caminhões? Deixe sua resposta nos comentários!

Caminhão basculante: tudo o que você precisa saber antes de adquirir
Você também pode gostar

Deixe um comentário