Programa Eletrônico de Estabilidade da SCANIA: tudo que você precisa saber

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

A segurança é, sem dúvida, uma das principais bandeiras levantadas pela SCANIA. Prova disso é que a marca investe continuamente em inovação e tecnologia, sempre com o objetivo de tornar seus veículos mais inteligentes, autônomos e preparados para reagir às mais diferentes condições.

Nesse sentido, por exemplo, se destaca o Programa Eletrônico de Estabilidade SCANIA, também conhecido pela sigla ESP, cuja função primordial, como o seu próprio nome já indica, é garantir a dirigibilidade do caminhão a partir do reforço da sua estabilidade, atuando nos variados cenários a que for submetido.

Se você ainda não conhece o Programa Eletrônico de Estabilidade da SCANIA, então certamente se interessará por este conteúdo. A seguir, explicamos melhor essa moderna solução SCANIA, destacando o seu funcionamento e a sua importância no contexto dos transportes.

Continue a leitura e conheça mais esse diferencial dos veículos SCANIA!

O que é o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) da SCANIA?

De maneira simplificada, o ESP pode ser entendido como um circuito eletrônico que atua diretamente junto ao sistema de freios do veículo, controlando a rotação das rodas com a finalidade de manter a estabilidade do caminhão e a sua dirigibilidade principalmente em situações atípicas, como em frenagens de emergência, mudanças bruscas de direção e em curvas muito acentuadas.

Tecnicamente, no caso do ESP da SCANIA, estamos falando de um módulo eletrônico de alta tecnologia que atua em conjunto com diferentes sensores e sistemas auxiliares, como é o caso dos freios eletrônicos. O programa, a todo momento, monitora a dinâmica de funcionamento dos eixos, das rodas e da carroceria do veículo, avaliando o seu nível de estabilidade.

Caso algo esteja fora dos padrões, o sistema age autonomamente sobre os freios, buscando corrigir a situação e manter o veículo sempre sobre o domínio do motorista, especialmente em situações mais extremas, como em terrenos acidentados e de baixa aderência.

De modo geral, o Programa Eletrônico de Estabilidade pode ser visto como um dos maiores avanços da indústria automobilística no quesito segurança, pois esse sistema é responsável por evitar uma série de riscos à integridade do condutor, além de reduzir muito a probabilidade de acidentes que são ocasionados por derrapagens, perda de controle em curvas e, no caso dos caminhões, desajustes entre os movimentos do cavalo e do reboque.

Como funciona esse programa?

Para entender o funcionamento do Programa Eletrônico de Estabilidade da SCANIA é necessário antes compreender que situações de emergência — como as que já citamos — ou velocidades impróprias muitas vezes podem causar a instabilidade do veículo.

No caso dos caminhões, esse é um fator potencialmente perigoso, em razão do grande peso do veículo e também da combinação trator-semirreboque. Nesses casos, mesmo uma perda momentânea do controle da direção pode ter consequências graves.

Dito isso, é preciso lembrar que os caminhões SCANIA, em sua maioria, são equipados com freio eletrônico de fábrica. Esse tipo de freio é dotado de módulos eletrônicos e sensores que fazem o monitoramento para garantir a melhor frenagem possível.

Assim, quando o caminhão também está equipado com o ESP, além desse freio eletrônico, ele vai ter também um sensor de inclinação da carroceria e um sensor na coluna de direção. Dessa forma, se o veículo perder a estabilidade em uma curva, por exemplo, esse controle de estabilidade logo perceberá tal situação, pois monitora todas as informações fornecidas pelos sensores.

Detectada qualquer alteração na dinâmica do caminhão, o ESP atuará sobre o sistema de freios das rodas, ajustando a sua rotação de maneira independente, de forma que o veículo volte à estabilidade normal.

Quando esse sistema entra em ação?

O Programa Eletrônico de Estabilidade da SCANIA foi projetado para funcionar em pistas molhadas ou de baixa aderência, situações em que é comum a derrapagem, e também em pistas secas nas quais o risco maior é o de capotamento — o que pode ocorrer devido ao excesso de velocidade ou à perda de aderência das rodas internas em uma curva acentuada, por exemplo.

O Scania ESP aumenta diretamente a segurança da condução do veículo graças ao monitoramento contínuo de parâmetros importantes de estabilidade e ao acionamento automático dos sistemas adequados, muito antes de o motorista perceber a situação ou tomar qualquer decisão.

Assim, constantemente o sistema faz a leitura da direção e da carroceria. Então, quando se faz uma curva mais forte para a direita, por exemplo, a tendência é a carroceria faça o movimento inverso, se inclinando para a esquerda.

O programa faz esse tipo de leitura e sabe interpretar quais movimentos estão de acordo com o padrão. A partir dessa leitura da direção e da inclinação da carroceria, se ele perceber que há uma variação da carroceria, ou seja, se o motorista fez uma curva, mas a carroceria não respondeu, ou respondeu mais do que deveria, o ESP atua nos freios e vai corrigindo a estabilidade do veículo.

Quais são as principais vantagens de contar com o Programa Eletrônico de Estabilidade da SCANIA?

Como dito, o controle de estabilidade representou um dos maiores avanços na segurança automotiva, seja no contexto dos veículos de passeio, seja no segmento dos veículos de carga. Por essa razão, é certo que ter esse sistema atuando em conjunto com outras tecnologias pode contribuir muito com a segurança nas vias.

Entre as vantagens de se contar com uma tecnologia SCANIA desse tipo, podemos destacar, por exemplo:

  • integração com todos os módulos e sistemas presentes nos caminhões da marca;
  • resposta rápida em situações de riscos, minimizando muito a probabilidade de acidentes;
  • maior tranquilidade para se conduzir veículos de grande porte, especialmente veículos articulados, cuja dinâmica e estabilidade são fatores que dificultam a condução;
  • excelente relação custo-benefício, já que o caminhão já sai de fábrica com o sistema;
  • sistema sempre ativo e pronto para atuar;
  • reforço na segurança da condução, especialmente em cenários complexos, como durante chuvas ou em terrenos sem pavimentação, entre muitas outras.

Por fim, o Programa Eletrônico de Estabilidade da SCANIA é mais uma prova do compromisso da marca com a inovação e da sua preocupação com a segurança e integridade de todos que trafegam pelas rodovias brasileiras, transportando progresso e desenvolvimento.

Quer aproveitar todos os diferenciais, toda a tecnologia e toda a eficiência que só um SCANIA é capaz de oferecer? Entre em contato conosco hoje mesmo, pois podemos ajudar você!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-