Saiba como a tecnologia automotiva impacta o gerenciamento de frotas

3 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

Podemos definir a tecnologia automotiva como processos, estudos e inovações do ramo automobilístico. A ideia é promover maior sustentabilidade e segurança, sendo estes dois fatores de grande importância no gerenciamento de uma frota.

Quem é caminhoneiro sabe que já se deparou com muitas mudanças significativas em seus veículos, como a substituição do carburador pela injeção eletrônica. Com isso, os caminhões passaram a ter uma tecnologia capaz de poupar mais combustível, ajudando a aumentar a margem de lucro da frota. Continue lendo nosso artigo para entender melhor os impactos da tecnologia automotiva na gestão de frota!

Como a tecnologia automotiva vem impactando o gerenciamento de frotas?

Conforme os veículos saem de fábrica mais modernos e conectados, isso facilita a troca de dados entre eles e a central de monitoramento da frota. Como em qualquer outro setor, a comunicação entre o motorista e a equipe é essencial, à medida que mostra se ele está ou não cumprindo todas as boas práticas na estrada. Isso inclui diversos pontos, mas a título de exemplo, podemos citar:

  • uso correto das marchas;
  • verificar se o motorista está trabalhando excessivamente ou com uma carga horária abaixo da estipulada;
  • observar se ele está seguindo a rota planejada, sem fazer desvios ou atalhos que venham a colocar em risco a sua integridade e a da carga transportada.

A seguir, separamos algumas das principais vantagens da tecnologia automotiva a serviço da gestão de frotas. Acompanhe!

Maior segurança nas estradas

Como a tecnologia automotiva promove o compartilhamento de dados, fica mais fácil ao gestor de frota saber os riscos que o veículo pode sofrer na estrada. Além de evitar acidentes, é possível minimizar bastante a chance de a carga sofrer roubo ou extravio, fazendo com que esta chegue até o cliente no tempo previsto e com a máxima qualidade possível.

Menos custos com manutenção

Com o monitoramento na estrada, também é possível saber a respeito do desgaste das peças. Dessa forma, sempre que algum componente apresentar mau funcionamento, sua troca pode ser feita rapidamente, de modo a evitar a acumulação de peças com defeito. Também há uma relação disso com a segurança e a redução de custos, visto que a manutenção preventiva ajuda a evitar acidentes e quebras na estrada, sendo mais barata do que a manutenção corretiva.

Como utilizar a tecnologia automotiva para o gerenciamento de frotas?

Além de veículos modernos, é fundamental contar com softwares de gestão. A ideia é receber os dados de uma viagem em tempo real, de modo que se saiba como está a performance do veículo, se ele está em segurança e com baixo consumo de combustível, por exemplo. Tudo passa também pelo conhecimento do gestor de frota acerca de suas deficiências operacionais, pois isso servirá de base na escolha dos melhores veículos e soluções de software no mercado.

A tecnologia automotiva veio para trazer maior conectividade e compartilhamento de dados entre o motorista e a equipe de monitoramento. A segurança, a economia e a sustentabilidade estão entre os principais objetivos dessa tecnologia, contribuindo na gestão de frota cada vez mais eficiente e lucrativa.

Aproveite que está em nosso blog e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Controlar os custos das sua frota
O guia completo sobre as cabines SCANIA: saiba escolher a ideal para seu negócio
Você também pode gostar

Deixe um comentário