Confira 5 dicas de segurança para quando estiver descendo a serra

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Quando o caminhão está descendo a serra, é um momento que pode ser de muita tensão, caso o condutor não tenha os cuidados adequados. Um descontrole na direção aumenta o risco de acidentes, provocando dano material ao veículo e à carga transportada, sem contar a segurança do próprio caminhoneiro.

De que forma você, condutor, está descendo a serra? Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas de como fazer esse trajeto com maior segurança, economia de combustível e menos desgaste das peças do caminhão, em especial as que compõem o sistema de freios. Continue a leitura até o final e saiba mais!

1. Desça sempre engrenado

Descer a serra desengrenado, além de perigoso, é considerado uma infração de trânsito. A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação. Fazendo isso, dificilmente o caminhoneiro perderá o controle da direção.

2. Utilize o freio motor

Certamente, o caminhoneiro tem de lidar com muitos declives e aclives na estrada. Em relação ao segundo, existe um recurso de frenagem em que o motorista, em vez de acionar o freio do caminhão, opta por tirar o pé do acelerador. Neste caso, o motor do veículo é usado como freio, trazendo vantagens como:

  • menos consumo de combustível;
  • menos desgaste do sistema de freios;
  • mais segurança ao motorista.

Além de descidas na serra, o freio motor também pode ser empregado no perímetro urbano, quando o trânsito estiver carregado. Para isso, o veículo não deve, em hipótese nenhuma, estar engrenado: o ideal é usar uma segunda marcha, a mesma empregada para o veículo subir uma ladeira.

3. Cuidado com a neblina e a chuva

A neblina tem como problema a redução da visibilidade do motorista. Já a chuva tende a tornar a pista mais escorregadia, diminuindo a aderência dos caminhões. Infelizmente, ambos são bastante recorrentes na serra, exigindo cuidados adicionais do condutor, no sentido de usar os faróis em nível baixo, estar atento à sinalização, reduzir a velocidade, trafegar mais distante dos outros veículos e observar a sinalização.

4. Mantenha a distância

Imagine descer a serra com o caminhão em alta velocidade e não conseguir desviar de algum veículo menor na frente. Quando se mantém uma distância adequada, os riscos disso acontecer diminuem, bem como não fazer ultrapassagens. A recomendação é ficar mais distante do que o habitual, até mesmo considerando a possibilidade de neblina e chuva. Sobre as ultrapassagens, é indicado que o caminhoneiro facilite a passagem de veículos menores na frente dele, visando aumentar a segurança e a fluidez do trânsito na estrada.

5. Reduza a velocidade

Cada via, seja ela urbana ou não, existe um limite de velocidade. Portanto, em situações como o caminhão descendo a serra, se o condutor não estiver atento a essa questão, estará colocando a integridade da carga, dele próprio e a dos demais condutores em risco. Se a estrada está sinalizada com 120 km/h, por exemplo, é importante o motorista andar um pouco mais devagar, visto que ele não está em um plano.

Reduzir a velocidade se torna ainda mais necessário quando o caminhão está com muita carga ou as condições climáticas estão adversas. Às vezes, o motorista pode, erroneamente, se apoiar em sua experiência na estrada e não seguir as recomendações de velocidade, aumentando de modo significativo o risco de acidente.

Importância de estar com as manutenções do caminhão em dia

Por mais que o condutor observe as recomendações apresentadas, pouco ou nada pode adiantar se as manutenções do caminhão não estiverem em dia. O motor, os pneus e demais componentes precisam estar em bom estado, pois caso contrário, o veículo estará sujeito a quebras na estrada.

Falando especificamente do freio, é indispensável observar a conservação dos componentes, como tambores, pastilhas e pedal. O manual do veículo contém as informações referentes ao tempo de troca das peças, considerando também a quilometragem do caminhão. Na prática, quanto mais o veículo anda, maior o desgaste por completo do motor e outras partes.

O sistema elétrico também merece uma atenção especial, pois como falamos, o uso de faróis é importante em casos de neblina e chuva. Quando o veículo trafega com as suas luzes apagadas ou em mau funcionamento, isso coloca em risco a integridade de outros condutores e até pedestres.

Um receio que pode existir na mente dos caminhoneiros é com relação a deixar o veículo inoperante por causa de manutenção. No entanto, é preferível o caminhão estar na oficina fazendo uma revisão simples do que os problemas acabarem acumulando.

Por mais que tenham muitas entregas a serem feitas, caso seja preciso fazer a revisão, isso deve acontecer. Sempre haverá uma peça que precisa passar por manutenção ou troca, sendo crucial fazer essa checagem antes mesmo de o veículo sair da garagem. Sem esse cuidado preventivo, o motorista e a carga estarão sujeitos a toda sorte de sinistros na estrada.

Falando agora sobre pneus, é preciso observar quando eles estão desgastados e carecas. A ideia é verificar se eles estão, de fato, aderentes à pista, diminuindo os riscos de o condutor perder o controle da direção. Além disso, deve-se também observar se eles estão alinhados, pois caso contrário, a aderência deles na pista será menor.

O condutor precisa ainda ver se os pneus estão com rachaduras. Esta é uma característica típica de pneus envelhecidos com o longo tempo de uso na estrada, aumentando, inclusive, o risco de estouro.

Na melhor das hipóteses, isso vai atrasar a entrega da carga, gerando uma certa insatisfação de quem contratou o serviço, sendo algo bastante negativo em termos de experiência dos clientes. Mesmo se não estourar, o pneu pode murchar, dada a existência de furos decorrentes do longo tempo de uso.

Como vimos, um caminhão descendo a serra precisa seguir algumas recomendações de segurança, além de economia de combustível e conservação das peças. Seguindo as cinco dicas mostradas ao longo do texto e fazendo a manutenção preventiva do veículo, o risco de ocorrer acidentes e demais sinistros tendem a diminuir bastante, possibilitando uma disponibilidade maior dos caminhões na hora de fazer a entrega de cargas.

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