Carga e descarga de caminhões: saiba como otimizar esse processo!

7 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

O segmento logístico é um dos mais importantes e desafiadores do mercado de produção e consumo e, por esse motivo, é preciso que exista planejamento, controle e organização para otimizar processos de carga e descarga de caminhões. Porém, o número de fatores a serem aplicados é grande, merecendo atenção especial de frotistas e motoristas.

Outro elemento importante para promover a melhoria contínua desse serviço é a competitividade. Afinal de contas, o mercado muda constantemente e só os melhores negócios conseguem se manter atrativos a longo prazo.

Unir e alinhar pessoas e processos é a melhor maneira de lapidar os serviços de carga e descarga de caminhões. Quer aprender como colocar isso em prática? Então, continue lendo este artigo.

Quais as dificuldades no processo de carga e descarga de caminhões?

Antes de saber o que precisa ser melhorado, é importante conhecer os maiores desafios dessa atividade. Vamos aos seguintes pontos.

Estradas ruins

Além da insegurança, é necessário saber lidar com as más condições das rodovias. Ambientes de difícil acesso, trechos com buracos, infraestrutura comprometida, vias perigosas e sinalização deficiente são alguns problemas que os caminhoneiros passam para fazer as entregas dentro do prazo e com segurança.

Desgastes dos pneus

Um dos efeitos das rodovias esburacadas é o desgaste acelerado dos pneus e da estrutura mecânica, e elétrica do caminhão. Quem é gestor de frota ou caminhoneiro autônomo sabe o custo de manter suas peças e sistemas fundamentais funcionando em perfeitas condições.

Gastos com combustível

Um dos maiores dilemas do transporte é o consumo de combustível, que pode atingir mais da metade das despesas de viagem. Aqui, o desafio fica por conta de encontrar maneiras de economizar com esse tipo de produto.

Falta de manutenção

É comum que alguns frotistas se percam nos prazos para fazer as manutenções preventivas de todos os caminhões, o que pode trazer grandes problemas para o negócio. Respeitar o cronograma de revisões garante segurança, lucratividade (veículo não fica parado por muito tempo) e diminui custos com reparos corretivos.

Por que é importante otimizar esse processo?

A resposta é simples: para elevar a competitividade e a qualidade dos serviços, sem levar prejuízos. Ao vivenciar esse cenário, os frutos serão colhidos na forma de destaque no mercado, por conta das medidas implementadas no processo de carga e descarga de caminhões.

Além disso, o quesito sustentabilidade (roteirização inteligente e economia de combustível) também fica evidente diante das empresas, clientes e parceiros, uma vez que pensar e agir de forma ecologicamente correta deixa sua empresa em evidência. Ao formar um ambiente propício e inovador, todo o empreendimento é afetado positivamente.

O que fazer para melhorar o processo de carga e descarga?

Agora que você já compreendeu a importância da otimização do processo de carga e descarga de caminhões, certamente não vê a hora de colocá-lo em prática na sua empresa. Veja.

Invista em sistemas de monitoramento da frota

Os veículos usados nas operações logísticas fazem parte de um patrimônio de grande valor que precisa ser protegido. Isso abrange a carga transportada desde o ponto de origem até os respectivos destinos.

É importante todo o conjunto da obra para evitar a ocorrência de prejuízos financeiros que podem impactar a lucratividade do negócio. Logo, os recursos de monitoramento são tão necessários. De acordo com as demandas do processo, você, gestor, pode optar por implementar um sistema de rastreio capaz de informar a localização da frota em tempo real.

Organize a disposição da carga nos veículos

O carregamento dos caminhões deve ser realizado com cuidado para favorecer a integridade física das mercadorias durante a viagem. O planejamento dessa operação permite o:

  • agrupamento dos produtos conforme suas características (dimensões e composições);
  • aproveitamento do espaço na carroceria;
  • dimensionamento adequado dos veículos;
  • seleção das embalagens para cada tipo de mercadoria.

Esse é um dos maiores desafios, pois alguns gestores tentam racionalizar a etapa de carregamento a fim de organizar os itens da melhor forma possível. Essa adaptação agiliza a conclusão dos procedimentos de carga e descarga. Para não ter erro, escolha as mercadorias de acordo com os veículos que tem disponível na sua frota.

Avalie os resultados

A medição de desempenho da cadeia de transporte, especialmente de movimentação de produtos, é essencial para conhecer a performance do setor. Afinal, sem medir alguns números não é possível detectar problemas.

O primeiro passo é identificar os processos-chave que impactam os resultados financeiros e operacionais. Depois, defina as métricas para fazer as medições necessárias. Os parâmetros usados com maior frequência são:

  • percentual de entregas em atraso;
  • prazo médio de entregas;
  • quilometragem percorrida por viagem;
  • total de entregas realizadas.

Ao obter os resultados, você consegue implementar melhorias que otimizam a produtividade das operações e favorecem a economia de recursos.

Invista em um programa de roteirização

Uma ferramenta de roteirização permite escolher caminhos mais vantajosos para realizar as entregas. Funciona assim: o usuário informa os destinos pendentes, destacando o cronograma de entrega. Depois, o software distribui as cargas de acordo com o número de caminhões disponíveis na frota. Assim, é possível definir os trajetos mais ágeis e reduzir gastos com diesel.

Promova treinamentos para a equipe

Qualquer falha pode comprometer a segurança dos colaboradores e danificar as mercadorias. Por isso, é importante que todos os operadores e motoristas saibam lidar com o funcionamento dos equipamentos e máquinas. Um exemplo é a plataforma elevatória de caminhão, que precisa ser controlada da maneira correta para evitar acidentes e prejuízos, exigindo um treinamento específico.

Além disso, as operações de carga e descarga podem ser diferentes conforme o tipo de produto e o tipo de veículo usado no processo. Só para você ter ideia: em caminhões com carrocerias abertas, é preciso cobrir tudo com lona e amarrar para proteger as mercadorias durante o trajeto.

Quais os benefícios de otimizar a carga e descarga de caminhão?

Conheça as vantagens que podem ser adquiridas com esse tipo de otimização.

Evita desperdícios

Ao aplicar soluções inteligentes e menos dispendiosas de se executar uma atividade, e fazer isso continuamente, a probabilidade de melhorar os resultados é muito maior. Afinal de contas, o foco estará sempre no que deve ser melhorado.

Reduz o tempo de operação

Tempo é dinheiro. Cada vez mais, o mercado e a clientela querem agilidade de processamento. Identificar os pontos em que é possível agilizar as operações faz toda a diferença no final. Para isso, é só fazer as otimizações necessárias.

Aumenta a produtividade

Utilizar ferramentas e técnicas para melhorar as operações de rotina eleva a capacidade produtiva. O uso de aparatos tecnológicos que automatizam procedimentos e o treinamento de colaboradores faz parte do fortalecimento da performance logística.

Esperamos que o conteúdo possa ajudar você a otimizar o processo de carga e descarga de caminhões. Para isso, basta colocar as recomendações mencionadas em prática na sua gestão de frotas. Com isso, você certamente terá uma atuação ágil, dinâmica e competente diante da concorrência. Teste e comprove!

Se você curtiu este conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber notificações a respeito de novos artigos aqui no nosso blog.

como prolongar a vida útil do seu caminhão
Você também pode gostar

Deixe um comentário