Auditoria logística: conheça os benefícios dessa prática!

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Há uma série de fatores que influencia nos resultados de uma frota de caminhões — qualidade dos automóveis, treinamentos para os motoristas e gestão de custos são alguns deles, concorda? Nesse contexto, a auditoria logística também é um ponto que não pode ser deixado de lado em nenhuma hipótese.

Pensando na grande relevância do assunto para quem atua no setor, preparamos este conteúdo a respeito do tema. Ao longo do texto, você entenderá no que consiste essa prática e por que ela é tão importante. Além disso, comentaremos qual é o passo a passo para executá-la em seu negócio. Leia até o fim e aproveite as informações!

Do que se trata uma auditoria logística?

A logística de transportes é indispensável para gerir bem suas frotas. Isso porque uma transportadora frequentemente lida com tarefas como estocar, rastrear e entregar, não é mesmo? Dessa forma, para que aspectos logísticos sejam eficientes, é preciso monitorar inúmeras operações, como:

  • controle de estoque;
  • frota de veículos;
  • manutenção;
  • métodos de distribuição, entre outros.

Em poucas palavras, a auditoria logística pode ser tratada como um instrumento operacional, que interfere em todas as etapas do processo logístico, analisando diversos detalhes atrelados aos fretes e às atividades realizadas por sua frota. Um bom exemplo do que essa prática possibilita é a redução de custos indevidos, que sempre exercem impacto negativo nas finanças de sua empresa.

Na prática, ela se caracteriza como um exame periódico de várias atividades para estabelecer certos tipos de controle e ter informações precisas à disposição. Aos poucos, ela faz com que a ocorrência de erros diminua e fornece embasamento técnico para tomar decisões importantes. Pense bem: se você quer promover a economia de combustível, é preciso encontrar caminhos para fazer isso sem prejudicar a atuação, certo?

Desse modo, não seria nenhum exagero dizer que seu principal objetivo é identificar divergências, que podem ser causadas por erros no preenchimento de dados e até mesmo por duplicidades de pagamentos ou documentos. A partir dessa noção, há como fazer quaisquer ajustes necessários tanto no âmbito fiscal quanto no judicial, mantendo o seu negócio distante de maiores complicações.

Imagine que você cobrou, sem querer, por um serviço que não foi prestado para determinado cliente. Em casos como esse, a auditoria ajudaria a apontar em qual momento o equívoco se deu, bem como as razões que levaram a isso e o que fazer para consertá-las. Ainda nessa linha, ela diminui as chances de que você faça retornos desnecessários de valores.

Confira, logo abaixo, algumas das tarefas inerentes à logística — com as quais a auditoria lida frequentemente — e que podem fazer parte da rotina de uma frota de caminhões:

  • armazenagem;
  • transporte;
  • entrega de bens e serviços;
  • processo de descarga;
  • operação dos prestadores de serviço;
  • integração entre informação, profissionais e clientes;
  • suporte administrativo;
  • mapeamento.

Quais são as principais vantagens dessa prática?

Agora que você já sabe como a auditoria de processos logísticos pode funcionar, veja por quais razões ela tende a ser tão benéfica para quem cuida de uma frota, independentemente do porte.

Contribui para o sucesso da frota

Se você pretende ganhar mais com a sua empresa, saiba que essa prática pode colaborar de inúmeras maneiras. O motivo para que isso venha a acontecer é, pelo menos em tese, bem simples: ela melhora a qualidade dos serviços que seus caminhoneiros prestam para outras organizações.

Com uma boa roteirização e acompanhamento próximo das entregas, por exemplo, seus fretes gerarão satisfação nos clientes, fazendo com que voltem a contar com o seu trabalho. Quando os veículos passam a sofrer menos com as manutenções corretivas, a frota não deixará de aproveitar oportunidades, mantendo as operações em dia.

Ajuda a desenvolver uma estratégia de logística

Sua frota pensa na logística sob um ponto de vista estratégico? Lembre-se de que, dependendo do modo como esse ponto é tratado, ele pode se tornar um diferencial competitivo perante a concorrência.

Depois de entender melhor o ambiente de seu negócio e os eventuais gargalos ligados à operação cotidiana da frota, será possível avaliar se o sistema adotado é compatível com os requisitos do mercado, com flexibilidade e custos competitivos. Feito isso, será possível entender quão adaptada sua frota está às novidades do setor e qual tecnologia na gestão de frotas seria bem-vinda para melhorar o desempenho.

Colabora para levantar dados precisos

Imagine que você está prestes a elaborar um planejamento para o próximo ano e precisa pensar em vários itens — orçamento, aquisições de automóveis, contratações, possibilidades de expansão e afins. Como a auditoria colabora no sentido de encontrar carências e entender os números envolvidos nas operações, seria viável ter parâmetros precisos para investir corretamente e melhorar ainda mais o seu negócio.

Quais são os passos para executar a auditoria logística?

Entenda agora mesmo como inserir essa prática no cotidiano de sua frota: preparamos um passo a passo simples para que você comece a se familiarizar com as auditorias logísticas.

Identifique as áreas

Você é o único motorista de sua frota ou contrata profissionais para executar essa função? Quem cuida da organização das entregas e do rastreamento dos caminhões? Divida sua empresa em áreas e identifique os processos e as obrigações de cada uma delas.

Analise seus objetivos

Quais são suas metas em curto, médio e longo prazo? Melhorar o relacionamento com os clientes? Aumentar os serviços oferecidos? Responder a essas perguntas é algo essencial para saber como a auditoria ajudará. Com a definição em mãos, será mais fácil adequá-la aos objetivos pretendidos.

Descubra os problemas e suas causas

O que impede, no momento, de chegar ao lugar onde sua empresa deveria estar? Se são custos altos demais, por exemplo, a solução e a causa disso devem ser encontradas. Depois de conhecer todas as complicações e suas respectivas origens, é hora de elaborar um plano de ação para resolvê-las da melhor maneira possível.

Enfim, fazer uma boa auditoria logística é um caminho para começar a otimizar os resultados de seu negócio. Mapeie todos os detalhes e fique de olho nos relacionamentos entre clientes e fornecedores, porque eles fazem toda a diferença nesse processo.

Se você gostou do conteúdo, aproveite para assinar nossa newsletter gratuita e receber conteúdos exclusivos sobre esses e outros temas em seu e-mail!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-