Saúde do motorista de caminhão: quais são os principais cuidados?

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Muitos caminhoneiros acabam se importando muito com a integridade das cargas que levam ou do próprio caminhão, mas esquecem do mais importante: a sua própria saúde.

Neste texto falaremos quais são os principais cuidados com a saúde do motorista de caminhão para que ele possa continuar trabalhando de maneira saudável, sem passar por complicações.

Corrigir a postura para dirigir

Um dos primeiros cuidados que o motorista de caminhão deve ter com a sua saúde é prestar atenção na postura. Muitos motoristas podem ter a impressão de que dirigir é sinônimo de alívio e conforto e, por isso, acabam descuidando da coluna enquanto trabalham.

Entretanto, é muito importante prestar atenção na sua coluna enquanto está dirigindo, já que isso pode ocasionar em dores nas costas e outros problemas causados pela má postura.

Além disso, é interessante fazer alongamentos durante as pausas da corrida ou caminhadas curtas, para que assim seja possível descansar das longas horas sentado e variar de posição.

Uma maneira de ajudar a manter a postura correta enquanto dirige é investir em apoio no encosto. Assim, mesmo se você relaxar, a sua coluna ainda estará no lugar e você poderá seguir estrada confortavelmente.

Outra dica para conseguir manter a postura ideal enquanto dirige é deixar o assento em um ângulo de 90 graus, além de deixar as costas eretas, com os ombros para trás e para baixo. Se possível, também evite cruzar as pernas, já que isso pode parar a circulação.

Hidratar-se constantemente

Por conta dos longos trajetos, muitos motoristas acabam se esquecendo da hidratação frequente, muitas vezes bebendo água ou outros líquidos apenas nas pausas para alimentação na estrada.

Entretanto, é importante ingerir uma média de 2 litros de líquido por dia, tanto diretamente pela água quanto pelos alimentos consumidos durante as refeições. Por isso, uma garrafinha deve estar sempre à mão.

Uma maneira de se lembrar de beber água é colocando alarmes no celular em determinados períodos de tempo ou deitando a sua garrafinha de água bem visível. Com isso, você sempre se lembrará de se hidratar.

O calor é outro fator que pode ser prejudicial a sua hidratação, por isso, invista em maneiras de estar sempre ventilado para evitar a transpiração excessiva e não sofrer com os problemas decorrentes do sol.

Praticar atividade física com regularidade

Enquanto não está trabalhando, é importante continuar investindo na sua saúde por meio da realização de atividades físicas regulares. Fazer caminhadas ou algum outro tipo de exercício pelo menos três vezes na semana já é suficiente.

Por meio da atividade física você melhorará a circulação sanguínea do corpo, que pode estar debilitada por passar tanto tempo sentado. Além disso, a prática também ajuda a controlar o peso.

A falta de tempo não deve ser uma desculpa para não se exercitar, já que isso pode ser feito mesmo enquanto você estiver na estrada: durante as suas pausas, você poderá fazer uma caminhada ou corrida rápida pela região para voltar para a estrada a todo o vapor.

Também é importante se consultar com um médico antes de começar a fazer atividades físicas, já que, a depender da sua condição atual de saúde, certos exercícios podem não ser recomendados.

Usar filtro solar durante as viagens

Mesmo dentro do caminhão, o motorista não está a salvo dos raios solares. Por isso, é importante ter o protetor solar sempre a mão para evitar os males do UVA e UVB. Eles podem causar o envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

Existem protetores solares para os mais variados tipos de pele e faixa de preço. O importante é se manter protegido do sol enquanto dirige e também quando estiver fora do veículo para descansar.

Se possível, é interessante escolher roupas que também propiciem a proteção do sol, além de utilizar óculos de sol próprios para a direção, o que permite uma proteção extra e maior conforto para os olhos.

Outra dica para evitar os raios solares é aproveitar bastante os primeiros horários do dia e o final da tarde para dirigir, já que nesses períodos os raios solares estão mais fracos.

Regular as noites de sono

Apesar de procurar evitar os raios solares, isso não significa que o ideal seja dirigir durante a noite, já que, além de perigoso, isso pode fazer muito mal para a sua saúde. Seu corpo precisa descansar, pois dirigir um caminhão por longas horas não é uma tarefa fácil.

Procure reservar as noites para descansar de maneira confortável, para que assim você tenha um bom sono e consiga acordar no outro dia pronto para voltar para a estrada saudável e bem descansado.

Muitos caminhoneiros buscam dirigir a noite para encurtar os tempos de entrega, mas apesar de ser uma atitude que traz benefícios financeiros a curto prazo, pode causar danos graves para a sua saúde.

O ideal é fazer um bom planejamento das suas viagens, buscando aproveitar o máximo de tempo possível durante o dia para dirigir e poder descansar durante a noite tranquilamente, sabendo que conseguirá chegar ao seu destino no tempo certo.

Preparar lanches saudáveis durante a viagem

Um dos principais cuidados para a saúde do motorista é a alimentação. É importante comer alimentos saudáveis enquanto estiver fora de casa, para que consiga manter a saúde e o foco durante o trabalho.

Ao mesmo tempo, é importante comer de maneira frequente, fazer as refeições principais e também alguns lanches entre esses períodos. Para isso, invista em lanches saudáveis.

Fazer sanduíches com alimentos saudáveis, comer furtas, saladas e leguminosas são algumas das opções para se alimentar nesses intervalos. Não é necessário algo muito elaborado. O importante é não deixar o estômago vazio para que você tenha durante todo o dia os nutrientes necessários para se manter disposto e saudável. Além disso, a fome poderá te distrair.

Aplicando essas dicas de como melhorar a saúde do motorista, você conseguirá trabalhar de maneira mais saudável, terá mais disposição durante o dia e lidará menos com problemas de saúde.

O que você tem feito para manter a saúde enquanto dirige? Deixe suas dicas nos comentários!

como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-