O que é e quais as características do caminhão leve?

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Comprar um caminhão leve ou pesado? Essa é uma resposta que depende de vários fatores. Um dos principais deles diz respeito às restrições de circulação, visto que, conforme o veículo se torna maior, mais danos ele provoca à pista, fazendo algumas prefeituras optarem, por exemplo, por permitir o tráfego desses caminhões maiores apenas em algumas vias.

Outro fator de grande relevância é a necessidade da frota. Se as entregas são de curta distância, é possível que o caminhão leve consiga atender a essa demanda, sendo também uma aquisição mais barata do que um caminhão pesado. Para tirar todas as suas dúvidas a respeito deste tema tão importante, continue a leitura do nosso artigo até o final!

O que é um caminhão leve?

Dentre todos os tipos de caminhão, o único considerado leve é o VUC, ou Veículo Urbano de Carga. Seu PBT (Peso Bruto Total) é de 3,5 toneladas, sendo perfeito para entregas no perímetro urbano. No entanto, sempre vale lembrar que não se deve transportar 3.500 quilos de carga, pois isso pode acarretar desgastes desnecessários do veículo. Não obstante, o risco de acidentes e multas também aumenta.

O máximo de carga que ele pode transportar é 3 toneladas, visto que os outros 500 quilos correspondem ao peso do motor e demais peças do veículo. Em outras palavras, o PBT de um caminhão leve considera a tara (peso do veículo sem motorista, passageiros e cargas) e a lotação, que corresponde à carga e pessoas dentro dele.

Quais as principais características do caminhão leve?

Para ser considerado um caminhão leve, o veículo deve ter dimensões máximas. Sua altura e comprimento limites são, respectivamente, de 2,2 e 6,6 metros. Além do PBT máximo de 3,5 toneladas, o VUC apresenta um motor menor em relação aos caminhões pesados, além de uma melhor milhagem de gás.

Isso significa que o veículo leve tende a ser mais fácil de realizar esse procedimento, que visa saber como anda o consumo de combustível do caminhão. Caso seja preciso fazer reboques de pequeno porte, é totalmente possível com um veículo leve. Existe ainda uma diferença em relação aos limites de velocidade em caminhões leves e pesados. Considerando vias fora do perímetro urbano, veículos leves podem trafegar com, no máximo, 110 km/hora.

No entanto, se estiver rebocando, esse limite cai para 100 km/h. Caso o condutor exceda a velocidade máxima em, pelo menos, 20%, o veículo ficará suscetível a multas e o motorista correrá o risco de perder pontos na CNH. Em caso de reboque, o excesso de velocidade implica em multas maiores e mais pontos na carteira de habilitação.

Quais cuidados o caminhão leve demanda?

Para ter o caminhão leve operando por mais tempo, é crucial revisá-lo periodicamente e respeitar a sua capacidade máxima. Dito isso, acompanhe os subtópicos seguintes e veja os principais cuidados a serem tomados com esses veículos!

Não andar com capacidade máxima excedida

Uma vida útil longa do caminhão leve depende bastante de não sobrecarregá-lo. Quando ele trafega com a capacidade máxima excedida, não só o veículo tem as suas peças danificadas como também o motorista fica com a segurança comprometida. Algumas manobras e frenagens podem ficar difíceis de fazer se o caminhão estiver pesado demais.

Verificar o óleo do motor e fluidos

Mesmo fazendo entregas de curta distância, é preciso saber como está o óleo do motor. Fazer a lubrificação sempre que necessário evita, por exemplo, que o motor venha a fundir, além do desgaste dos pistões. Para não passar do tempo de fazer a troca, é fundamental consultar o manual do caminhão leve, pois lá está especificando a quilometragem necessária para a substituição do óleo.

A água do radiador e o lubrificante do sistema hidráulico são alguns dos fluidos do caminhão leve que devem ser verificados. Estar atento aos possíveis vazamentos também é essencial para assegurar a longevidade do veículo. Inclusive, o cuidado com os fluidos ajuda a evitar um problema chamado calço hidráulico, que pode, em alguns cenários, acarretar a perda total do motor.

Verificar o sistema elétrico

Às vezes, quando o caminhão se depara com um buraco na via urbana, o impacto pode gerar um mal contato e fazer uma lanterna parar de funcionar. Além de comprometer a segurança do condutor, a falta de cuidado com o sistema elétrico do veículo leve pode acarretar em multas para o motorista.

Se houver algum barulho estranho no momento em que o caminhão é ligado, pode ser um sinal de problema na parte elétrica. Um dos principais componentes desse sistema é a bateria, sendo que não podem haver, por exemplo, impurezas em seus pólos.

Verificar os pneus e a suspensão

Um caminhão com pneus carecas fica menos aderente à via e aumenta o risco de o condutor não segurar o caminhão leve em frenagens. Em relação à suspensão, se ela for verificada com frequência, há menos chances de danificar o chassi e as mercadorias no interior do caminhão leve. Levar o veículo ao mecânico e deixá-lo sem operar por algum tempo é a melhor alternativa caso o nível de instabilidade na suspensão esteja muito alto.

Estar atento à refrigeração do motor

O sistema de refrigeração do motor funciona por meio de peças como a válvula termostática sensorial. A ideia é evitar o superaquecimento das peças, trocando a temperatura com o óleo do radiador, por meio da distribuição do líquido de arrefecimento em todo o motor.

Dito isso, um dos procedimentos mais básicos é colocar um aditivo à água do radiador. As mangueiras também precisam ser verificadas, além de possíveis vazamentos no veículo, pois, dessa forma, o risco de o motor superaquecer e provocar uma ida inesperada ao mecânico diminui.

O caminhão leve é aquele que tem PBT máximo de 3,5 toneladas e pode trafegar nas vias urbanas sem restrições. Trata-se de uma excelente opção para fazer entregas de curta distância, tendo um custo de aquisição mais baixo em comparação aos veículos pesados e com limitações de circulação no perímetro urbano.

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