7 mitos e verdades sobre a troca de óleo que você precisa conhecer

mitos e verdades sobre a troca de óleo
6 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

Vamos falar sobre mitos e verdades sobre a troca de óleo? Existem várias dúvidas sobre essa prática tão importante para a vida útil de seu caminhão e um bom caminhoneiro deve estar sempre bem-informado.

Como você sabe, ser um motorista profissional exige muito mais do que habilidades no volante, é preciso saber cuidar de seu caminhão. Ou seja, dominar boas práticas que o conservem é muito importante e a troca do óleo do motor é uma de suas grandes responsabilidades.

Diante disso, selecionamos os maiores mitos e verdades sobre o tema e trouxemos para o nosso blog. Quer aprender? Continue lendo!

1. Sempre que ocorre a troca do óleo deve-se trocar o filtro

Se você já ouviu falar isso, seja de um amigo caminhoneiro ou de um mecânico, saiba que se trata de um mito. Não existe nenhuma orientação que exija a troca do filtro juntamente  ao óleo do motor.

Na verdade, o ideal é que a troca do filtro seja intercalada com a troca de óleo, de modo que a cada duas trocas de óleo, se realize uma troca de filtro.

Lembrando que mecânicos pouco preparados ou mesmo mal-intencionados podem induzi-lo ao erro, fazendo com que você gaste mais do que o necessário. Por isso, a indicação é sempre realizar tal procedimento em concessionárias autorizadas e com profissionais qualificados e preparados para lidar com o seu modelo de caminhão.

2. Os óleos mineral, sintético ou semissintético são diferentes

Pode parecer um conhecimento técnico demais, mas conhecer um pouco sobre os tipos de óleo existentes no mercado é essencial para o bom funcionamento de seu caminhão.

Por isso, a primeira noção que você deve ter é a de que os óleos mineral, sintético e semissintético são diferentes, pois cada um deles possui uma formulação diferente e é indicado para situações específicas.

Nesse sentido, sempre que for trocar o óleo do seu caminhão, procure saber qual a orientação do fabricante para mantê-lo em sua máxima performance.

3. O óleo deve ser trocado a cada 5 mil km rodados

Com certeza você também já deve ter ouvido dizer que o óleo do motor deve ser trocado a cada 5 mil km rodados, mas será que isso é um mito ou verdade?

Estamos diante de mais um grande mito das estradas, que existe mais em torno de carros pequenos. Ora, não existe um padrão de tempo para a troca de óleo do caminhão, já que cada fabricante e modelo possui uma orientação que deve ser seguida. Além disso, a depender da intensidade de uso do seu veículo, isso pode mudar.

Deve-se conferir o manual do seu caminhão ou consultar a concessionária para lhe orientar com seriedade e competência.

4. O motor deve estar quente na troca de óleo e frio na verificação do nível

Há muita dúvida sobre isso, mas é preciso enfatizar que não se trata de um mito. É extremamente aconselhável que você troque o óleo com o motor aquecido, mas que verifique o seu nível apenas quando ele estiver frio.

E por que isso acontece? O óleo quando é aquecido tem a sua viscosidade reduzida, portanto, escorre com mais facilidade, tornando a troca mais rápida e eficiente. Por outro lado, no caso da verificação do nível do óleo, quando ele está quente o volume pode variar um pouco devido a dilatação do fluido. É sempre importante esperar alguns minutos para verificar o nível de óleo, pois se verificado assim que desliga o motor boa parte do lubrificante estará ainda nas galerias e peças, tornando a leitura incorreta. 

Por isso, se você acreditava que isso era apenas um mito, comece a tomar esses cuidados com o seu caminhão.

5. Não se pode completar o nível de óleo com outra marca

Mais um mito do mundo dos caminhoneiros, mas que merece algumas ressalvas. Então, caso você ainda não saiba, lembre-se a partir de agora de que é errado afirmar que não se pode completar o nível do óleo com outra marca.

Mas existem alguns detalhes que merecem sua atenção. Lembre-se de verificar se os óleos possuem as mesmas especificações de desempenho e viscosidade, ou seja, eles devem ser compatíveis.

A não conferência desse detalhe pode alterar suas propriedades, podendo acarretar em perda de eficiência e aumento do consumo de combustível. Portanto, é possível completar o nível do óleo do motor com uma marca diferente, desde que os dois produtos possuam as mesmas características.

6. Quando o veículo abaixa o nível do óleo é sinal de que está com problemas

Esse é um dos grandes mitos que vemos ser repetido em oficinas pouco especializadas e por caminhoneiros que não pesquisam sobre a troca de óleo.

Dizer que o fato do caminhão estar abaixando o nível do óleo é sinal de que o motor está com algum problema é um erro e que, muitas vezes, faz com o que o proprietário gaste uma boa quantia de dinheiro trocando peças e procurando por um defeito que sequer existe.

Na verdade, até mesmo os veículos mais novos consomem o óleo do motor. Cada fabricante informa a quantidade máxima de consumo de óleo lubrificante que o veículo pode ter. A depender das condições e de diversos outros fatores esse gasto pode ser maior e não pode ser automaticamente associado a problemas no motor.

7. Os óleos ficam com uma coloração mais escura devido a sujeiras no motor

Verdade! Você já deve ter observado durante as trocas de óleo que ele costuma apresentar uma coloração escura, muitas vezes, preta. Isso realmente acontece devido à limpeza que ele promove no motor e, portanto, não está associado à falta de qualidade do produto.

Ao contrário, significa que ele cumpriu com seu papel e retirou as impurezas que estavam no motor e que comprometiam o seu funcionamento.

E então, o que achou desses mitos e verdades sobre a troca de óleo? Você sabia de todos eles ou também estava cometendo alguns erros? A intenção deste post é ajudá-lo a se informar melhor para que seu caminhão esteja sempre conservado e permita que você se torne um motorista de sucesso. Portanto, não erre mais e propague esse conhecimento aos seus amigos caminhoneiros!

Ainda tem alguma dúvida sobre a troca de óleo? Deixe seu comentário logo abaixo para que possamos ajudá-lo!

Você também pode gostar

4 comentários em “7 mitos e verdades sobre a troca de óleo que você precisa conhecer

  1. Tenho um caminhão e tenho uma dúvida a respeito da troca de óleo como não rodo muito não atingiu o limite de km para troca queria saber se a um limite de data pata troca pois faz 1ano que troquei e só rodou 2mil km desde já agradeço

Deixe um comentário