Você sabe como escolher uma oficina para caminhões? Com uma rotina tão corrida, prazos para cumprir e uma agenda de viagens a realizar, nem sempre o caminhoneiro analisa corretamente a oficina escolhida.

Como você sabe, para conquistar o sucesso e estabilidade financeira nessa profissão não basta ser um bom motorista e conseguir boas parcerias. Na verdade, os cuidados com o caminhão — sua ferramenta de trabalho — devem fazer parte de sua rotina e saber escolher uma oficina é essencial.

Mas, com tantas opções no mercado, essa tarefa pode ser mais difícil do que parece e gerar uma série de dúvidas até mesmo em caminhoneiros mais experientes. Por isso, preparamos um post com dicas infalíveis para que você acerte na escolha e não enfrente problemas no futuro.

Quer aprender? Então, leia o post de hoje até o final!

Oficina para caminhões: os maiores riscos da escolha errada

Para que esse material se torne completo e realmente útil, resolvemos dividi-lo em três partes e nesse primeiro momento abordaremos os riscos a que você, seus clientes e seu caminhão estão expostos quando se faz uma escolha errada.

Ter esse entendimento é muito importante, já que um profissional consciente das consequências de seus erros se torna mais preparado e atento às armadilhas que o dia a dia da profissão reserva.

A escolha errada da oficina prejudica o veículo, o caminhoneiro e também os seus clientes. Mas, afinal, você sabe como a escolha errada de uma oficina mecânica para caminhões pode prejudicá-lo? Veja a seguir os principais riscos decorrentes dessa falta de cuidado:

Aumento dos gastos e perda de competitividade

Todo caminhoneiro busca se tornar competitivo, não é mesmo? Com tantos colegas de profissão no mercado, conquistar clientes está cada vez mais difícil e exige estratégias de atuação inteligentes.

Talvez você ainda não tenha percebido, mas escolher a oficina para caminhões errada pode afetar consideravelmente seus gastos mensais e, consequentemente, sua competitividade no mercado.

Infelizmente, muitos caminhoneiros ainda escolhem os seus prestadores de serviços mecânicos pelo preço e aí “o barato costuma sair bem caro”.

Não é raro acontecer de levar o veículo para um pequeno reparo e gastar muito mais do que o necessário. Isso ocorre porque, apesar do baixo custo individual de algumas peças — geralmente paralelas — e de serviços, existem muitos mecânicos mal preparados para lidar com certas situações e acabam piorando ainda mais o problema.

Faça uma análise: você já precisou levar o caminhão à oficina mais de uma vez para solucionar o mesmo problema? Caso isso tenha acontecido, é provável que o mecânico não estivesse tão certo do tipo de problema que o veículo possuía e isso ocasionou gastos extras, além de perda de tempo.

Tudo isso o coloca em desvantagem em relação à concorrência, já que o crescimento dos gastos gera a necessidade de cobrar fretes mais caros, o que pode ser um grande problema em tempos de crise.

Danos ao caminhão devido ao uso de peças não originais

Não é sempre, mas a maioria das oficinas mecânicas fora de uma concessionária costumam utilizar peças não genuínas em seus procedimentos. Apesar de mais baratas para aquisição, esses itens não tem a mesma durabilidade e qualidade de um produto original e acabam favorecendo a depreciação do caminhão.

Em alguns casos você sequer sabe que esse tipo de peça foi instalado em seu veículo. Infelizmente, oficinas com pouco respeito pelo consumidor acabam omitindo essas informações ou até mesmo mentindo.

Apesar disso, as consequências serão sentidas cedo ou tarde, podendo ocasionar prejuízos maiores do que o valor que seria gasto com a compra de um produto original.

Perda de oportunidades em razão da ociosidade

Imagine o quanto você pode ser prejudicado caso a oficina escolhida não cumpra com o prazo para a realização do serviço e deixe seu caminhão parado mais tempo do que o programado?

Esse tipo de situação acontece com certa frequência e prejudica inúmeros motoristas profissionais. Afinal, várias oportunidades podem ser pedidas enquanto o caminhão está ocioso para a realização de algum reparo.

Também é preciso enfatizar o quanto o cliente pode ser prejudicado, já que suas entregas ficarão comprometidas e o consumidor final não receberá a encomenda no prazo acordado, gerando insatisfação em todos os pontos da cadeia.

Dificuldades na negociação de revenda do caminhão

Não há dúvidas de que levar seu caminhão em oficinas de qualidade e credibilidade contribui para a sua valorização no momento da revenda. Afinal, saber que o veículo sempre foi cuidado por profissionais qualificados e experientes aumenta a confiança do comprador.

Por outro lado, não escolher corretamente sua oficina pode dificultar a venda de caminhões ou até mesmo acarretar em desvalorização, fazendo com que você perca dinheiro.

Especialmente no caso das revisões periódicas, é imprescindível que os procedimentos sejam realizados em uma concessionária autorizada, pois além de manter a qualidade e durabilidade do seu veículo, demonstrará aos compradores em potencial o quanto você se preocupa em manter sua máquina em perfeito estado de funcionamento.

Perda da garantia do fabricante

Outro grande risco que merece ser citado é a possibilidade de perda da garantia fornecida pelo fabricante do caminhão. A maioria das montadoras exige as revisões em concessionárias, ou seja, todos os reparos, manutenções e revisões devem ser realizadas apenas em oficinas autorizadas e o descumprimento dessa regra gera a perda da garantia.

Por isso, observe as orientações do fabricante também na escolha da oficina e tenha o cuidado de conferir se a empresa ou profissional escolhido é credenciado para realizar o tipo de serviço que seu caminhão necessita.

Os fatores que devem ser analisados ao escolher uma oficina

Agora que você já conhece os maiores riscos a que você está exposto ao escolher a oficina para caminhões de maneira errada, vamos ajudá-lo com essa tarefa!

Conforme dito, a quantidade de empresas e profissionais atuando nesse segmento pode tornar essa decisão mais difícil de ser tomada, mas sabendo o que é preciso ser avaliado, tudo fica mais simples e seguro.

Pensando nisso, essa segunda parte do nosso post é totalmente dedicada a facilitar o processo de seleção e escolha de sua oficina para caminhões. Reunimos os fatores que não podem passar despercebidos. Acompanhe:

Movimento na oficina

Pode parecer irrelevante, mas é importante avaliar alguns aspectos gerais da oficina que você pretende deixar o seu caminhão. Assim, que tal analisar como é o movimento em horário comercial?

Em geral, quanto mais movimentado um estabelecimento comercial, mas confiabilidade ele transmite. Afinal, o fluxo de trabalho intenso pode estar associado à qualidade do serviço prestado e ao respeito ao consumidor.

Por isso, fique atento e desconfie de empresas que sempre têm horários disponíveis, que prometem um conserto em tempo recorde e que quase não possuem clientes sendo atendidos.

Existência de estoque de peças

Muita gente esquece de observar, mas ter um estoque com peças para caminhão é um ponto fundamental na escolha da oficina.

Você se lembra que falamos sobre a demora em realizar o serviço e entregar o caminhão? Pois é, esse tipo de problema tem muita ligação com a falta de estoque da oficina, já que será necessário fazer pedido e aguardar até que o item chegue.

Além disso, não ter o produto em estoque pode ser um fator de risco, na medida em que você não saberá ao certo o seu custo final e poderá ser surpreendido com um valor que não cabe em seu orçamento.

Conforto e infraestrutura oferecidos ao cliente

O conforto e a infraestrutura oferecida ao caminhoneiro podem até não ser os principais fatores na escolha de uma oficina, mas revela o quanto ela respeita, valoriza e pensa no bem-estar de seus clientes.

Por isso, uma sala de espera confortável, com água, cafezinho, banheiro e até internet é algo que precisa ser avaliado. Afinal, caso você precise aguardar a realização do serviço ou mesmo esperar para conversar com o mecânico responsável, terá todo o conforto que merece.

Competência e reputação da oficina

Nos dias de hoje, saber como uma empresa é avaliada pelos seus consumidores é relativamente fácil, já que pode-se acessar sites especializados em reclamação e até mesmo visitar o próprio site e redes sociais da oficina e ler os comentários e avaliações ali deixados.

Jamais escolha uma oficina sem antes conhecer o tipo de reputação que ela tem no mercado. A competência e a qualidade do serviço são medidas pelas avaliações positivas que ela recebe e ignorar comentários negativos e problemas já relatados pode colocá-lo em uma difícil situação.

Além disso, observe as credenciais e certificados da oficina. Mesmo não sendo obrigatórios, esse tipo de reconhecimento demonstra que você está fazendo uma boa escolha e terá menos chances de enfrentar problemas.

Condições de pagamento oferecidas

Além de todos os aspectos mencionados, não podemos deixar de analisar as opções de pagamento que a oficina oferece a seus clientes.

É importante dar opções que sejam compatíveis com os mais diversos perfis de caminhoneiro e facilitar o pagamento. Por isso, possibilitar que o cliente pague com cartão de crédito, dinheiro, boleto e até mesmo cheque pode simplificar sua vida e permitir que seu caminhão seja sempre cuidado pelos melhores profissionais.

Ademais, assegure-se de que a oficina faz orçamentos sem compromisso. É comum que alguns negócios cobrem taxas para a análise do problema e entrega de orçamento, o que retira o poder de escolha do cliente.

Nível de qualificação dos mecânicos

Um dos fatores que mais contribuem para a execução de um serviço de excelência e, consequentemente, para o sucesso de uma oficina é o nível de qualificação e experiência dos mecânicos que nela trabalham.

Contar com profissionais capacitados a lidar com os diversos modelos de caminhão, conhecendo sua mecânica e funcionamento é, sem dúvidas, um ponto positivo e você precisa ficar atento a esse detalhe.

Pesquise e descubra se os mecânicos possuem uma boa formação, se fizeram e fazem cursos de especialização e se estão aptos a trabalhar com o modelo de caminhão que você possui. Com isso, você poderá se sentir mais seguro e ter a certeza de que seu veículo está em boas mãos.

Transparência em relação aos serviços executados

Sem dúvidas, a transparência com que a empresa informa e demonstra os serviços que devem ser feitos, bem como aqueles que foram, de fato, executados é um fator muito importante para se fazer a escolha da oficina ideal.

Você já deve ter ouvido falar que existem mecânicos e oficinas que fazem um orçamento indicando a necessidade de troca de diversas peças, cobram por elas, mas isso sequer é necessário e, portanto, não é realizado.

Por isso, o diálogo facilitado com o mecânico responsável pelo trabalho é imprescindível. A transparência e sinceridade quanto aos problemas e reparos necessários é um ponto muito importante, já que o deixará seguro e informado sobre a real situação do seu caminhão.

É interessante que a oficina emita uma ordem de serviço que contenha todos os procedimentos que serão realizados. Ao final, seja feito um checklist que comprove que tudo foi verificado e o caminhão se encontra em perfeito funcionamento.

Garantia do serviço prestado

A última premissa para a escolha de uma boa oficina é também uma das mais importantes. Oferecer garantia do serviço prestado, bem como das peças que foram substituídas, demonstra a seriedade e competência da empresa, além de evitar mais prejuízos ao caminhoneiro.

Por esse motivo, sempre pergunte sobre a garantia do serviço e confira se a oficina cumpre com o prazo legal de 90 dias instituído pelo Código de Defesa do Consumidor.

Lembrando que, oficinas clandestinas e com pouca credibilidade não costumam cumprir com essa norma, dificultando o retorno e até cobrando para reverter problemas causados pelos próprios serviços mal executados.

Por isso, fique atento e exija seus direitos!

Os motivos para optar por revisões na concessionária

Depois de tudo o que foi dito nos tópicos anteriores, é provável que você tenha concluído que o melhor a se fazer é evitar oficinas clandestinas e não regulamentadas e buscar sempre por um serviço mais profissional e seguro.

Um bom caminhoneiro sabe o quanto os cuidados com o caminhão são essenciais para o seu dia a dia e como isso interfere diretamente em seus lucros. Afinal, se você não cuida e preserva a sua ferramenta de trabalho, enfrentará problemas e perderá espaço no mercado.

Portanto, para finalizar o post de hoje, trouxemos os principais motivos para que você opte por revisões na concessionária. Se você ainda tem dúvidas de que essa é a melhor opção ou quer se informar melhor sobre isso, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir.

Podemos começar? Fique ligado!

Mão de obra qualificada

Já falamos o quanto confiar seu caminhão à mecânicos qualificados é importante, não é mesmo? E, nesse ponto, devemos dar um destaque especial às concessionárias, pois elas investem bastante na seleção e recrutamento de profissionais experientes e qualificados.

Como possuem um nome a zelar e são indicadas pelas próprias montadoras como um serviço de qualidade e de confiança, essas empresas costumam se preocupar em escolher bons mecânicos e, claro, fornecer cursos de atualização e aperfeiçoamento na área.

Com isso, os clientes têm à disposição o melhor serviço, dentro do padrão de qualidade exigido pelas montadoras e capaz de assegurar maior durabilidade ao caminhão.

Manutenção dos termos de garantia do caminhão

Outro benefício importante é a manutenção da garantia do veículo. Se você acabou de comprar um caminhão novo deve ter lido no manual que as revisões, manutenções e demais reparos devem ser realizados em uma concessionária autorizada.

Essa não é uma mera burocracia e, na verdade, se trata de uma medida de segurança adotada pelos fabricantes no sentido de garantir que seu veículo tenha todo o seu desempenho preservado e não enfrente problemas mecânicos em decorrência de serviços mal realizados.

Ademais, como os períodos de garantia ofertados para caminhões costumam ser maiores do que os carros de passeio, é possível que você decida trocar e vender esse veículo ainda dentro da garantia. Mas, para isso, deverá ter realizado todos os procedimentos em uma concessionária credenciada.

Lembrando que vender um caminhão que deveria estar coberto pela garantia, mas que perdeu essa proteção devido à imprudência de seu antigo proprietário é muito mais difícil, sem se esquecer, é claro, que isso prejudica o seu valor de revenda.

Portanto, sempre que você toma o cuidado de realizar suas revisões em uma concessionária, além de manter a garantia de seu veículo, estará adquirindo um serviço comprovadamente de qualidade e dentro das normas e exigências da montadora.

Utilização de peças genuínas

Conforme dito, boa parte das oficinas fora da rede autorizada costuma utilizar peças paralelas e de procedência duvidosa em seus serviços e nem é preciso reforçar o quanto isso prejudica o desempenho do seu caminhão.

Ainda que a oficina informe que utiliza peças originais, haverá sempre o receio e a insegurança de estar pagando por um produto original e estar recebendo um falsificado. Por outro lado, esse tipo de dúvida jamais existirá em uma concessionária.

Sempre que você deixa o seu caminhão para realizar qualquer procedimento, por mais simples que seja, as peças utilizadas são exatamente as mesmas que vieram de fábrica. Isso significa que elas possuem a mesma procedência, especificações técnicas e padrão de qualidade.

Dessa maneira, o caminhão tem seu rendimento assegurado e não corre o risco de sofrer uma depreciação precoce em razão de peças paralelas.

Confiança na hora da troca de óleo e bateria

Você tem o hábito de trocar o óleo do motor em qualquer lugar? Alguns caminhoneiros costumam realizar a troca em postos de gasolina e até em oficinas não reconhecidas, colocando a integridade e desempenho de uma ferramenta de trabalho em risco.

Lembre-se de que essa prática pode esconder muitas armadilhas, pois não são raras as notícias de produtos falsificados sendo fabricados em situações precárias e vendidos como se fossem originais.

No caso do óleo, responsável por lubrificar e retirar as impurezas do motor, o uso de um produto inferior e diverso do orientado pela fabricante compromete todo o seu funcionamento. Além de gerar danos às peças, isso gera o aumento do consumo do combustível e, portanto, prejudica os lucros de suas viagens.

Ademais, existem vários tipos de óleo — mineral, sintético e semissintético — e cada veículo possui uma necessidade. Somente mecânicos profissionais e qualificados saberão indicar o produto que melhor se adequa às características de seu caminhão e as suas necessidades.

Dessa forma, é sempre mais vantajoso trocar o óleo e a bateria na concessionária, já que terá a certeza de estar adquirindo itens originais e específicos para o seu modelo de caminhão.

Melhor custo-benefício

Há um mito entre os caminhoneiros de que os valores cobrados por uma concessionária são, invariavelmente, mais altos dos que os praticados no mercado. No entanto, essa premissa nem sempre é verdadeira.

Em muitos casos, os valores são totalmente compatíveis e dentro de um limite razoável. Ou seja, o valor cobrado é bem semelhante e o serviço prestado de uma qualidade e agilidade comprovadamente superior.

Levando-se em consideração todo o investimento em tecnologia e profissionalização, a garantia do serviço prestado e a confiança de boa procedência das peças utilizadas, não há dúvidas de que optar por uma concessionária é a escolha com melhor custo-benefício.

Após a leitura de todas as dicas e informações apresentadas no post de hoje, é possível concluir que se tornar um caminhoneiro bem-sucedido, tendo bons rendimentos e clientes fiéis não é uma tarefa simples, mas depende diretamente dos cuidados que você possui com a sua ferramenta de trabalho.

Em um mercado tão competitivo, ter um bom caminhão funcionando sempre em sua máxima performance é um ponto essencial, mas que só se alcança com o auxílio de mecânicos profissionais, qualificados e responsáveis.

Em razão disso, a escolha da oficina para caminhões se apresenta como um requisito indispensável para todo profissional da área que almeja se tornar referência no mercado e, assim, aumentar seus lucros.

Portanto, aproveite tudo o que foi apresentado neste material e não cometa mais erros ao escolher a sua oficina para caminhões! Boa sorte!

Antes disso, que tal aprender um pouco mais? Preparamos um Guia para prolongar a vida útil do seu caminhão! Se você tem interesse no assunto, não deixe de baixá-lo! É rápido e totalmente gratuito!