O que são os veículos off road e qual a sua importância?
Carros e motocicletas off road com certeza você já viu, mas e caminhões? Saiba que existe uma categoria de veículos pesados usada em terrenos acidentados e com pouca acessibilidade. De fato, é preciso que os veículos off road tenham adaptações em seus projetos, visto que eles não operam no perímetro urbano.
Ao longo do artigo, explicaremos melhor sobre o que são veículos off road. Além disso, falaremos sobre os setores onde eles são utilizados, suas principais características e também apresentaremos a linha de caminhões off road da Scania, chamada Heavy Tipper. Ficou interessado em saber mais? Continue lendo!
O que são veículos off road?
Basicamente, um veículo off road é aquele que opera fora da estrada. Isso ocorre porque algumas demandas por transporte de insumos são inviáveis de ocorrer na malha urbana, visto que os locais onde certas matérias-primas estão são de difícil acesso. Se uma plantação de cana-de-açúcar, por exemplo, estiver em um terreno muito acidentado, um caminhão convencional não conseguirá realizar o transporte.
Em que setores eles são utilizados?
Como adiantamos, um dos setores em que os veículos off road são usados é na produção agrícola. A seguir, vamos mostrar alguns outros setores em que é possível usar esse tipo de caminhão.
Mineração
Uma das principais características da carga de mineração é a densidade de carga. Vale destacar que o caminhão off road precisa lidar com isso em terrenos com aclive, visando não só a integridade do veículo, mas também a segurança do motorista. Nesse sentido, uma adaptação no sistema de frenagem auxiliar é bastante útil, bem como o emprego dos freios de serviço e motor. Em outras palavras, a ideia é promover uma aceleração mais segura, de modo que o caminhão não “sobre” ao longo de um percurso fora da estrada.
Construção
Existem alguns canteiros de obras que estão em lugares sem pavimentação. Ou ainda, é possível que haja também poeira, topografia acidentada ou pistas em condições críticas de conservação. Na prática, o motor de um caminhão off road precisa ser robusto o suficiente para operar e não quebrar nessas circunstâncias, principalmente em relação ao torque elevado.
Indústria madeireira
Em geral, caminhões off road transportam madeira em cavacos ou toras. Na prática, é comum o caminhoneiro se deparar com solos pouco compactados e terrenos irregulares, sendo crucial que o veículo tenha força e não atrase no transporte dessa matéria-prima. Os caminhões off road para a indústria madeireira da Scania são referência na categoria, visto que permitem o tracionamento com implementos de até 35 toneladas de carga, assim como os tritens, capazes de suportar até 74 toneladas.
Qual a importância desse tipo de caminhão?
Se uma frota atende um ou mais segmentos citados há pouco, é essencial contar com um veículo off-road. De fato, não adianta usar caminhões tradicionais para matérias-primas como madeira e minérios, visto que isso dificilmente não vai comprometer a performance do motor e o estado das peças. Caso a estrada seja acidentada, com muitos declives e aclives, por exemplo, somente veículos off road serão capazes de performar bem, considerando também a relação de custo-benefício.
Quais as suas características?
Além da tração 4×4, os veículos off road também podem ser 6×4, 6×6, 8×6 e 8×8. O que vai definir essa tração é a sua capacidade de transportar carga e o seu tamanho, além do seu peso. De fato, é indispensável que eles tenham uma resistência maior do que veículos tradicionais e contem com um motor mais potente.
Em relação a terrenos alagados, existem veículos off road capazes de atravessar áreas de até 1,20 metros de profundidade, podendo também passar por vãos de 2 metros. Podemos ainda destacar a inclinação lateral do caminhão, que pode ser de até 50%.
A princípio, um caminhão off road para transporte de matéria-prima se assemelha a um veículo de competição. No entanto, este só costuma operar com a tração 4×4, enquanto os veículos de fora da estrada são mais diversificados nesse sentido. Em relação às rodas dianteiras do veículo de competição, elas precisam ter amortecedores capazes de lidar com os obstáculos, prezando também pela boa dirigibilidade do motorista.
O que é o caminhão Heavy Tipper?
A linha Heavy Tipper da Scania foi lançada visando comercializar veículos off road capazes de suportar transportes em condições adversas. A ideia do caminhão é atender de modo específico o segmento da mineração, tendo passado por 4 anos de desenvolvimento e 2 de testes.
A fabricante sueca afirma que a proposta da linha Heavy Tipper é trazer mais economia e produtividade, na comparação aos veículos de mineração que já estavam operando. Outro ponto importante é a vida útil, que foi estendida por mais um ano, aproximadamente. Na maioria das vezes, o veículo de mineração não tem uma grande longevidade, com duração média de 3 anos ou 18 mil horas operando.
Também não podemos deixar de falar no aumento da capacidade de carga. Os caminhões da linha Heavy Tipper da Scania são capazes de transportar até 40 toneladas de carga útil, se for considerada a configuração de 8×4 e PBT de 58 toneladas. Outros caminhões, com a mesma configuração 4×4 e PBT de 50 toneladas, conseguem transportar apenas 32 toneladas de carga útil, em média.
Por que escolher o Heavy Tipper e não outro veículo da categoria?
Talvez, a melhor forma de convencer seja por meio de dados. Por isso, seguem alguns deles sobre a linha Heavy Tipper da Scania:
- ganhos reais de 25% a mais de carga líquida;
- 5% a mais de disponibilidade;
- redução de 13% no consumo de combustível;
- 15% de economia no custo da tonelada transportada;
- 5 mil horas a mais de vida útil, ou 1 ano, aproximadamente.
Veículos off road são usados para operações em terrenos acidentados fora da estrada. Como vimos, é preciso ter caminhões mais robustos para o transporte de certas matérias-primas, e a linha Heavy Tipper da Scania atende essa necessidade, considerando o segmento da mineração.
Ficou interessado em saber mais sobre a linha Heavy Tipper? Então aproveite a visita ao blog e entre em contato com a WLM agora mesmo!