Carga líquida: quais os cuidados necessários no transporte?

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

A carga líquida consiste em transportar bebidas e combustíveis, por exemplo. Existe uma série de procedimentos de segurança a serem seguidos, visando garantir que nenhum sinistro ou perda de qualidade da mercadoria aconteça na estrada. Por causa da crise sanitária do coronavírus, esse tipo de transporte passou a ter uma alta procura, principalmente pelo aumento na demanda por álcool em gel.

Certamente, você já deve ter visto e vê ainda álcool em gel nos mais diferentes lugares, não é mesmo? Supermercados, academias e repartições são apenas alguns exemplos do quão aumentou a procura por esse transporte. Para entender melhor o seu funcionamento e quais cuidados são necessários na entrega de carga líquida, continue a leitura até o final!

Como funciona o transporte de carga líquida?

Um líquido de qualquer natureza, em geral, pode ser transportado a granel, frigorífica ou perigosa. A primeira consiste em um produto que ainda não foi embalado, sendo bastante empregado por empresas ligadas ao agronegócio. A segunda forma de transportar cargas líquidas pode incluir o leite, visto que este é um derivado de origem animal. Por fim, a carga do tipo perigosa engloba líquidos inflamáveis e substâncias corrosivas.

Quais os cuidados ao transportar carga líquida?

Felizmente, muitas coisas têm melhorado em relação aos procedimentos para transportar cargas no Brasil. O surgimento de tecnologias e a acessibilidade destas tem tornado os processos mais eficientes e menos passíveis de riscos. Além disso, há uma tendência dos clientes receberem suas mercadorias sem perda da qualidade, aumentando o nível de confiabilidade e fidelidade para com uma transportadora. Para entender melhor os cuidados na hora de transportar cargas líquidas, confira as subseções a seguir!

Legislação e regulamentação

Existem leis e regulamentações que se não forem seguidas podem trazer ônus ao responsável pelo transporte da carga líquida. Isso inclui várias regras e normas de segurança, elaboradas em parte com base em experiências passadas. Em outras palavras, alguns incidentes de maior ou menor gravidade tiveram de acontecer, de modo que são constantemente documentados até se tornarem legislação e regulamentação.

Padronização

Padronizar é fazer algo da mesma forma, prezando pela máxima eficiência. Trazendo para o setor de logística e entregas, consiste em estabelecer rotinas de monitoramento contínuo da operação. Na prática, é fazer um comparativo entre os resultados obtidos e os esperados, com base nos indicadores de performance definidos no planejamento estratégico.

A importância de padronizar procedimentos é fundamental, pois eles impactam diretamente a experiência de entrega e satisfação dos clientes. Mesmo se for algo que demande pessoas e dinheiro, isso certamente trará bons frutos ao longo do tempo para a frota. Portanto, todo o investimento em tempo e recursos trará bom retorno financeiro à frota.

É preciso ter todo o cuidado na hora de analisar e interpretar os dados da operação. Quanto mais amparada com tecnologia for a frota, maior a possibilidade de enxergar as deficiências operacionais e corrigi-las o mais rápido possível. A padronização ajuda a aumentar a fluidez dos processos, contribuindo também no aumento da vantagem competitiva da frota.

Fazer um seguro

Na estrada, existem algumas circunstâncias que podem fugir do controle, justificando a contratação de um seguro. Roubos e acidentes provocados por outros caminhões são apenas alguns sinistros que dificilmente têm como prever. Se a carga líquida for transportada com frequência, uma opção interessante é usar a chamada apólice aberta, que consiste em averbar as mercadorias, sendo o registro destas em um cartório.

No ato dessa averbação, é preciso especificar as características tanto da carga líquida quanto das condições ao longo da viagem. Por mais que a apólice aberta seja usada no transporte frequente de cargas líquidas, existe um limite de averbações, sendo também preciso saber que existem seguros obrigatórios por lei, como o:

  • RCTR-C, ou Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga: cobre colisão, abalroamento, capotagem, incêndio, explosão e tombamento;
  • RCTR-VI, ou Responsabilidade Civil do Transportador Viário em Viagens Internacionais: cobre os mesmos itens citados acima, considerando países do Mercosul;
  • TN, ou Transporte Nacional: cobre, além dos itens citados no RCTR-C, furtos e roubos de carga.

Roteirização

A roteirização pode ajudar bastante a minimizar problemas na estrada. Além de definir o caminho por onde a carga líquida passará, também é fundamental saber exatamente onde está o veículo e quais as condições de momento. Trata-se de uma ferramenta que contribui para as entregas ocorrerem no prazo, gerando satisfação e fidelização dos clientes, principalmente empresas. Isso porque estas têm, geralmente, bastante urgência ao receber suas mercadorias, visando atender o consumidor final.

Sobre roteirização, vale ainda destacar que, à medida que a procura por serviços de transporte aumenta, fica impossível conduzir o processo manualmente. Portanto, procurar no mercado boas soluções ajuda bastante o gestor nesse sentido, considerando não só a otimização de rotas, mas também a automação de algumas rotinas.

Refrigeração

Existem muitas regulações que incidem sobre cargas refrigeradas. A refrigeração assegura um tempo de conservação menor do que o congelamento, visto que este transforma a água em gelo. De toda forma, a ideia é evitar que a mercadoria sofra alguma deterioração ao longo da estrada, ou esteja em uma temperatura imprópria para uso ou consumo. Um exemplo de carga líquida que pode se submeter a esse processo de refrigeração são os laticínios.

Quais os modelos de caminhões para o transporte de carga líquida?

Os veículos mais adequados ao transporte de carga líquida são o caminhão-pipa, também conhecido por caminhão-cisterna ou carro-tanque. É bastante conhecido por transportar água para lugares acometidos pela seca, sendo útil também:

  • na irrigação e terraplenagem;
  • na construção civil, ajudando um material específico a ficar mais úmido e facilitar a compactação;
  • ainda na construção civil, pode ser usado para encher tambores de água.

A carga líquida é responsável por transportar, entre outras coisas, água, bebidas e combustíveis. Se você está à procura de um caminhão-pipa, o Grupo WLM pode ser sua parceira, pois somos uma revendedora dos veículos Scania. Trabalhamos com um atendimento que preza pelo entendimento das necessidades dos gestores de frota, oferecendo também serviços complementares como manutenção preventiva.

Acesse o nosso site para conhecer mais sobre os benefícios de firmar uma parceria com o Grupo WLM!

Controlar os custos das sua frota
O guia completo sobre as cabines SCANIA: saiba escolher a ideal para seu negócio
Você também pode gostar

Deixe um comentário