Por que investir na logística de transportes na minha frota?

logística de transportes
7 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

A logística de transportes é um setor bastante oneroso para quem não dá a devida importância a esse tipo de gestão. Isso porque alguns gestores de frota não param pra pensar no cliente final, aquele que receberá a mercadoria e a usará de fato.

É necessário ter em mente que a expectativa é um fator decisivo para o consumidor. E a logística é essencial para cumprir prazos, fortalecer laços com fornecedores, satisfazer o público e melhorar a imagem da transportadora.

Diante dessa realidade, reunimos neste conteúdo algumas informações sobre logística de transportes que demonstram por que tal tipo de gestão é fundamental para o seu negócio. Continue lendo e aprenda um pouco mais!

O planejamento logístico pode trazer resultados incríveis para seu negócio

Estocar, despachar, rastrear e entregar. A gestão logística é crucial para garantir a eficiência de uma transportadora. Esse conceito está vinculado à sociedade há muito tempo. Ele sempre se mostrou fundamental para a subsistência humana — e para a continuidade de vários tipos de negócios.

A mesma competência responsável pela fabricação de mercadorias também é requisitada para a sua distribuição. De nada serve um produto ser feito rapidamente, se ele demora dias ou semanas para chegar às mãos do cliente.

Para a logística funcionar de forma exemplar, é necessário que o transporte seja administrado com perfeição. Logo, para o sucesso do negócio, é preciso focar em melhorias de gestão e considerar diversos fatores operacionais, como:

Patrimônio, processos e pessoas são a chave para uma gestão eficiente

O transporte rodoviário de cargas se sobressai perante os demais modais de transporte, como o ferroviário e o aquaviário, pois consegue fazer entregas em qualquer local do país, porém isso não basta para conquistar o sucesso. É necessário considerar três pilares (3 Ps) importantes:

1. Patrimônio

Toda transportadora que administra e realiza suas próprias entregas sabe que é fundamental manter seus caminhões e ferramentas sempre funcionando. Para isso, investir em um programa de manutenção (preventiva, preditiva e corretiva) é indispensável para garantir o andamento dos serviços de entrega, sem paralisações no caminho.

2. Processos

Ao avaliarmos a parte operacional, encontramos uma das maiores complexidades da gestão de transportes. Isso porque os impactos de um processo inadequado podem comprometer a saúde do negócio.

Por isso, estar sempre ligado diante da adequação fiscal, margem de lucro, faturamento, valor dos fretes, custos e despesas é uma obrigação extremamente relevante para cuidar da frota. Ou seja, essas responsabilidades são essenciais para melhorar a logística da sua transportadora, pois afetam sua saúde financeira.

3. Pessoas

Por fim, a gestão de pessoal — vista como um grande desafio para grande parte dos proprietários de frota — demanda um cuidado especial. Afinal, liderar uma equipe dá trabalho. Ser chefe não basta, é preciso saber liderar.

O motivo disso é que as pessoas (capital humano) são o bem maior de uma empresa, pois elas são responsáveis, entre outras coisas, por:

  • fazer cotações;
  • operar equipamentos de carga/descarga;
  • manusear mercadorias;
  • conduzir veículos pesados;
  • conferir estoque;
  • atender clientes;
  • negociar com fornecedores.

Os colaboradores são o seu bem maior e precisam ser liderados com empatia e eficiência. Portanto, promova treinamentos, dê feedbacks sobre os serviços prestados para garantir o comprometimento da sua equipe e facilitar o trabalho e a rotina da sua transportadora.

O papel da tecnologia na logística de transportes

Como você realiza sua gestão de frota? Caso ainda utilize métodos manuais, talvez esteja na hora de pensar na implementação de algumas ferramentas tecnológicas.

Falar que o controle de uma transportadora e de todos os seus processos é tarefa complexa, não é novidade nenhuma. Há vários detalhes a serem considerados e, portanto, delegar todos eles a um colaborador ou contar com planilhas eletrônicas definitivamente não é a melhor saída.

No entanto, investir em um software de gestão de transporte pode tornar seu dia a dia mais seguro e produtivo. Dessa forma, as atividades, obrigações e procedimentos se beneficiam com a automatização. Algumas vantagens são:

  • cadastrar os veículos da frota;
  • acompanhar a coleta e o controle de informações;
  • automatizar processos de distribuição de cargas;
  • monitorar e rastrear o transporte;
  • planejar a manutenção dos caminhões (como a troca de peças e acessórios com baixa durabilidade);
  • emitir e gerenciar documentos de transporte (NF-e, CT-e e MDF-e);
  • gerar relatórios.

Essas funções podem transformar o funcionamento do seu negócio.

Ações para manter a qualidade do transporte rodoviário com a logística de transportes

Confira algumas recomendações para explorar todo o potencial dos seus serviços logísticos.

Invista em uma frota moderna

Para sair na frente da concorrência e oferecer um diferencial para a clientela, a melhor saída é modernizar a frota. Afinal, as tecnologias presentes nos novos caminhões oferecem diversas novidades.

Sem contar que eles também contam com componentes e sistemas que melhoram o desempenho do veículo e dão mais segurança. Assim, os custos com manutenção, falhas mecânicas e riscos de acidentes diminuem consideravelmente.

Importante! É perfeitamente possível encontrar modelos seminovos com essas tecnologias por um preço mais acessível.

Mantenha as revisões dos veículos em dia

De nada adianta ter máquinas modernas se as revisões não forem feitas no tempo recomendado. Essa atividade previne panes repentinas que poderiam adiar ou atrasar as entregas, dar prejuízos financeiros, gerar acidentes e comprometer a reputação da sua empresa.

Vale mencionar que determinadas peças têm garantia. Logo, se as revisões forem realizadas dentro do prazo, os custos são reduzidos e, por vezes, podem ser nulos.

Melhore suas previsões de demanda

Optar pela distribuição de cargas fracionadas traz maior precisão às entregas. Com isso, é possível diminuir a frequência de viagens para um mesmo destino, por exemplo.

Imagine que você precisa fazer uma entrega em um município vizinho e percebeu que existe outro frete para a mesma cidade ou no meio do caminho. Se as mercadorias solicitadas por esses clientes estiverem prontas, aproveite o trajeto para entregá-las em conjunto.

Gerencie sua equipe da melhor forma possível

Evite trocar de caminhoneiros com frequência e tente manter um profissional responsável por cada destino. Dessa forma, você diminui atrasos, pois o motorista já conhece o trajeto e não terá problemas para chegar e nem de transitar por lá.

Defina rotas estratégicas e domine a logística de transportes

A roteirização é essencial para definir os melhores percursos possíveis, independentemente de serem em áreas urbanas ou rurais, além de viagens interestaduais ou internacionais.

Com isso, sua frota consegue efetuar as entregas com mais segurança (para o condutor, veículo e mercadorias) e no menor tempo possível. Assim, você diminui custos, aumenta seus lucros e eleva a satisfação dos clientes.

Após conferir esse conteúdo, não fica difícil entender a importância da logística de transportes para o sucesso do negócio. A propósito, esse processo também permite um crescimento saudável e estruturado de todos os assuntos e departamentos da empresa. Portanto, não deixe de trabalhar duro para melhorar as atividades da sua frota. Sua transportadora tem muito a ganhar com esse esforço!

Se você gostou deste material e ficou bem informado sobre o tema, não deixe de compartilhar o post com seus colegas caminhoneiros e proprietários de frota nas redes sociais!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-