Tudo o que você precisa saber sobre rastreador para caminhão

17 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

As estradas brasileiras concentram o maior número de veículos da América Latina, graças ao volume gerado por transportadoras ligadas ao comércio. Em razão disso, é indispensável contar com o apoio de ferramentas de logística para otimizar a gestão de frotas. Esse é o caso do rastreador para caminhão.

Como muitos frotistas têm dificuldades para adequar suas rotinas de gerenciamento, as soluções de rastreio surgiram para melhorar esses processos. Assim, as mercadorias podem chegar ao cliente antes do prazo estabelecido.

Dessa forma, controlar as operações de transporte é essencial para ter sucesso nas atividades do dia a dia. O planejamento das rotas aliado às funcionalidades oferecidas pelo rastreamento de veículos melhora a distribuição das remessas.

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre rastreador para caminhão.

O que é o rastreador para caminhão?

Ferramenta de alta tecnologia, o rastreamento é uma solução que integra o sistema de expedição de mercadorias com os recursos estratégicos de gestão de frotas. Entre os rastreadores mais eficientes estão os softwares em nuvem, como os populares sistemas SaaS (Software as a Service).

Com essa ferramenta, é possível ter acesso às rotas de todos os veículos em tempo real, levantando informações estratégicas para sua transportadora. Os dados obtidos contribuem tanto para o controle administrativo quanto para o bom andamento das entregas.

Os programas registram descrições sobre cargas, produtos, trajetos e destinos, além de reunir conhecimentos dos funcionários envolvidos em cada etapa do processo logístico. As opções mais avançadas podem oferecer outras funcionalidades adicionais, como o envio de mensagens de alerta diretamente para a transportadora e clientes, em casos de imprevistos e incidentes.

O rastreador veicular pode atuar de duas maneiras. Confira!

Via radiofrequência (RF)

Mecanismo que triangula sinais coletados por redes feitas por longas hastes receptoras, que possibilitam uma extensa cobertura de área. A radiofrequência mostra a localização do objeto rastreado em ambientes fechados ou cobertos.

Esse sistema perdeu popularidade por não ser tão preciso em suas leituras.

Via GPS (Sistema de Posicionamento Global)

Opera com o apoio de mais de 20 satélites que circulam pela Terra. Assim, esse aparelho emite sinais para pontos receptores fixados na superfície do planeta, que são direcionados para centrais que fazem o rastreamento veicular.

Devido ao alto grau de precisão em suas leituras, o GPS tornou-se a opção mais viável e popular.

Curiosidade: o pequeno dispositivo popularmente chamado de GPS, na verdade, é um navegador que utiliza o sistema de GPS para funcionar.

Como é feita a comunicação em programas de rastreamento de cargas?

O contato entre a transportadora e os motoristas é outro diferencial dos sistemas de rastreamento. A comunicação entre os profissionais pode ser realizada via satélite, rádio ou telefone celular.

Dentre as opções mencionadas, a telefonia móvel é a mais eficiente por sua praticidade. Tendo cobertura em quase toda a malha rodoviária, essa alternativa torna o contato muito mais acessível.

Nela, é instalada uma transmissão que disponibiliza o uso de ramais, que podem ser acessados por qualquer aparelho conectado à internet, como smartphone, notebook ou tablet. Graças à mobilidade é possível compilar diversos dados — de deslocamento, ligações e mensagens — e armazenar todo o conteúdo gerado.

Quais são as funcionalidades por trás do rastreador?

Existem algumas tecnologias e funcionalidade vinculadas ao sistema de rastreamento. Conheça as principais.

Indicadores de falhas

A ferramenta detecta todos os erros manifestados durante as viagens e sugere soluções para corrigi-los. Ao monitorar todas as etapas da entrega, o programa pode emitir alertas quando ocorre algo fora do planejado.

A notificação pode ser enviada quando:

  • o caminhão fica parado por muito tempo e/ou apresenta algum defeito;

  • a porta do baú é aberta sem autorização;

  • o veículo desvia da rota.

Quanto mais rápido esses eventos forem detectados, mais ágil será a sua solução — o que ameniza os impactos negativos.

Alarmes para situações de risco

Os seguros de cargas valiosas exigem que o gerenciamento do transporte seja realizado com máximo controle de informações possíveis. Medicamentos, produtos eletrônicos e pneus, que são cargas de alto valor, exigem um monitoramento integral, realizado em conjunto com a distribuidora e a fabricante.

Assim, caso algo suspeito ocorra com a mercadoria, o alarme dispara via notificação ou ligação.

Obtenção de métricas para tomar decisões

Por meio de sistemas avançados, você consegue coletar dados de telemetria, como:

  • tempo de motor ligado;

  • total de km rodados em horário comercial, pessoal ou 24h;

  • dias de uso do veículo;

  • média de horário desde a primeira ignição até a última;

  • média de consumo de diesel por KM rodado;

  • monitoramento de excesso de velocidade, tanto na cidade quanto na pista;

  • controle de pontos de parada — horários de chegada e saída, bem como o tempo de permanência.

  • trechos alternativos utilizados para chegar ao destino.

lista completa como diminuir os custos com o seu caminhãoPowered by Rock Convert

Por que é importante investir em um rastreador de caminhão?

Se você ainda não está convencido das facilidades que uma ferramenta desse tipo pode oferecer para o seu negócio, conheça mais alguns motivos.

Administração estratégica e inovadora

O conhecimento fornecido por meio do monitoramento das rotas torna a gestão da frota mais qualificada, gerando um diferencial competitivo na prestação dos serviços. Isso porque essa tecnologia registra tudo o que pode comprometer as entregas, oferecendo vantagens em termos de recurso, tempo e produtividade.

Atualização dos processos

O rastreamento da carga promove a automação de processos, o que reduz custos e colabora com a inovação das operações internas e externas da transportadora.

Com o uso de funcionalidades intuitivas — que emitem alertas e mensagens — e automatizadas, há uma melhora significativa entre os envolvidos (gestor de frota e motoristas). Tudo isso sem a necessidade de treinamentos aprofundados.

Essa automação concede maior clareza aos processos, bem como otimiza a rotina de todos os profissionais, dando mais precisão e segurança para a empresa.

Conservação e preservação dos veículos

A manutenção dos caminhões que fazem parte da frota é diretamente beneficiada com o auxílio de um sistema de rastreamento, que reforça a revisão das máquinas a partir dos cronogramas de inspeção periódica.

Os programas de manutenção preventiva podem ser executados por quilometragem rodada ou sazonalidade. As trocas de componentes, como fluido de freio, óleos e filtros, assim como os pequenos ajustes são realizados dentro do planejamento, a fim de evitar consertos após a manifestação do problema ou a quebra do veículo em curso.

Tais ações geram vantagens tentadoras como a diminuição de custos e a gestão otimizada de prazos e recursos.

Qualidade de serviço otimizada

O rastreador para caminhão garante o cumprimento dos trajetos de acordo com o que foi definido. Isso otimiza a prestação de serviços, graças a uma melhor organização dos dados sobre as remessas. Além disso, a mercadoria é rastreada desde a saída do estoque até a casa do cliente.

Ao assumir o controle, você consegue visualizar o volume de itens em trânsito, concentrar esforços para grandes demandas e melhorar o processo de carga e descarga, por exemplo.

Quais são as vantagens do rastreador de caminhão?

Há uma gama enorme de vantagens que um sistema de rastreamento pode oferecer. Veja a seguir.

Acompanhamento instantâneo de cargas

Um controle de qualidade monitora as informações em tempo real, sem pretextos para manipulação de dados e interferências de má-fé.

Os informes mais relevantes ficam salvos, com garantia de acesso imediato e armazenagem durante o período indicado pela empresa. Assim, eles ficam liberados para consultas e elaborações de análises e estatísticas.

O rastreamento permite, inclusive, o seguimento de cada etapa da logística, desde o despacho da mercadoria para carregamento até a sua entrega ao destinatário. É possível acompanhar outros dados, como o trajeto percorrido, a velocidade dos caminhões em cada trecho e as informações completas do motorista.

Economia de combustível

Ao definir as melhores rotas para o tráfego dos veículos, diminui-se o desperdício de tempo e de combustível, em relação aos trajetos mais lentos ou extensos. Ademais, a ferramenta detecta o volume de diesel consumido por KM rodado. Isso ajuda a otimizar ainda mais as ações logísticas do negócio.

Redução de custos com seguro

A contratação de um seguro é quase obrigatória para quem trabalha no segmento de transporte de cargas. Acidentes de estrada, furtos e defeitos no caminhão devem ser solucionados prontamente, ou você corre o risco de perder muitos dias de trabalho e dinheiro. O problema é que o preço dos seguros aumenta a cada ano, dificultando a renovação dos contratos.

No entanto, dependendo do tipo de seguro, é possível reduzir esse valor se você já conta com um rastreamento veicular ativo. A partir do momento em que a seguradora puder saber onde seus veículos estão, ela já terá uma diminuição de riscos, o que aumenta as chances de conseguir descontos na sua mensalidade.

Mais comodidade para administrar a frota

Se você administra uma equipe de caminhoneiros, provavelmente sabe como é difícil agir sem saber onde cada um está, se estão adiantados ou atrasados, qual deles está perto de um determinado ponto etc. E realizar entregas sem esses dados pode gerar um grande desperdício de energia.

Felizmente, grande parte desses obstáculos podem ser solucionados com um rastreador para caminhão. Ao obter informações imediatas de deslocamento, fica muito mais simples reportar uma entrega assim que ela é finalizada, bem como definir os destinos de cada motorista e verificar se estão todos seguindo o trajeto planejado. Quanto mais conhecimentos você tiver ao seu dispor, melhor para a sua rotina de controle de frota.

Credibilidade para o cliente

A possibilidade de rastrear os produtos é algo que os clientes adoram. Isso dá mais transparência e segurança para o serviço de transporte. Em algumas situações, pode ser o diferencial que faltava para fidelizar alguns compradores exigentes. Se você deseja aumentar a confiabilidade em suas entregas, esse pode ser um excelente investimento.

 

Otimização de rotas de viagem

O deslocamento dos veículos — seja na rodovia, seja no perímetro urbano — está sujeito a pequenas mudanças. Se uma avenida está muito congestionada, a melhor alternativa é trocar de rota. Se uma via está bloqueada por causa de um acidente, pode ser melhor aguardar na próxima parada e economizar diesel até que a estrada fique normalizada.

Entretanto, para conseguir isso, você deverá ter um sistema de rastreio. Não é complicado para você ou para seu contratante disponibilizarem essa funcionalidade — monitorando as práticas de trânsito de diversos trajetos ao longo do caminho. Com essa tecnologia, é possível evitar a maior parte dos congestionamentos, definir os melhores horários para as viagens e otimizar o uso do tempo de trabalho.

Maior controle na entrega dos produtos

Com o crescimento do número de roubo de caminhões e sequestro de cargas, as transportadoras e fornecedoras vêm tomando providências para evitar que esses crimes não comprometam o serviço prestado, nem tragam prejuízos.

O rastreamento também é útil para impedir avarias ou extravios, esclarecendo as responsabilidades de cada integrante da equipe sob a mercadoria enviada. O sistema pode não evitar que essas eventualidades ocorram, mas, garante a localização dos funcionários e dos veículos com precisão. Sem contar o fornecimento de informações exatas, sendo de grande auxílio para investigações de recuperação de carga e punição dos envolvidos.

checklist para economia em viagensPowered by Rock Convert

Como utilizar o sistema de rastreio para otimizar a gestão da frota?

Além dos diferenciais citados até agora, há alguns que podem ser utilizados para otimizar o gerenciamento da frota. Confira.

Tomadas de decisão internas

Os dados conseguidos têm um valor maior do que simplesmente a obtenção de informações em tempo real. Com a posse dos registros de rotina, é possível tomar decisões de médio e longo prazo dentro da empresa.

O histórico de dados gera indicadores que podem apontar erros de estratégia, auxiliando na definição de práticas mais precisas. Entre as estatísticas elaboradas, pode ser levantado o volume de mercadorias extraviadas, que apresentam defeito ou que foram trocadas. Tudo isso dá mais evidência às ações que estão ou não funcionando.

Adoção de melhorias

Com a posse de informações de um determinado trajeto, fica mais fácil saber se os horários estão sendo respeitados pelo motorista, por exemplo.

Ao determinar uma porcentagem das entregas bem-sucedidas e aquelas que foram realizadas fora do prazo previsto, essa estatística pode mostrar com precisão os principais fatores que devem ser melhorados.

Essa prática evita que o negócio tenha que investir em ações de desenvolvimento de base de informações, o que permite lidar com fatos concretos em vez de achismos e especulações.

Elevação da produtividade

O rastreador para caminhão pode contribuir para o aumento da produtividade, fazendo uma distribuição de remessas inteligente. Ao otimizar a demanda por transportes, o rastreio pode orientar melhor as entregas conforme a disponibilidade das máquinas.

Quando a frota passa a ser controlada, os motoristas passam a ter uma conduta mais participativa e proativa, gerando maior colaboração. Os períodos de pausa e de descanso são monitorados pela transportadora, e se tornam mais constantes e programados.

Assim, o rendimento dos envolvidos é beneficiado, fazendo com que eles tenham consciência das diretrizes do processo. Ou seja, todos ficam mais atenciosos e cuidadosos com as tarefas.

Manual do caminhoneiroPowered by Rock Convert

Competitividade no mercado

A ferramenta de rastreamento pode gerar um diferencial competitivo difícil de ser batido pela concorrência. Por ser um aparato tecnológico de grande utilidade, atrai clientes que gostam de inovações.

Erros que você precisa evitar na hora de escolher o rastreador para caminhão

O momento de escolher uma nova tecnologia para a empresa pode ser decisivo para o seu sucesso ou fracasso. Por isso, selecionamos alguns erros que você deve evitar.

Ignorar as demandas da frota optando pela opção mais barata

Por que você deseja ter um sistema de rastreamento? Essa é a primeira coisa que você, proprietário de frota, deve pensar antes de aplicar essa tecnologia. Escolher a opção mais barata pode parecer algo satisfatório no início. Porém, mais importante do que implantar essa ferramenta é levantar as necessidades do seu negócio de acordo com as diferentes capacidades e funções do sistema.

Não entender a importância em ter informações em tempo real

O intervalo entre o envio dos dados pode ser algo que talvez você não ligue tanto, mas esse é um fator que pode fazer uma enorme diferença na hora de rastrear seus veículos.

Assim como foi dito no tópico anterior, antes de adquirir um rastreador, é fundamental que você compreenda o tipo de ferramenta que seu empreendimento necessita. Isso porque as diferenças entre o tempo de atualização de dados vão depender das características dos caminhões — e suas demandas.

Não realizar a instalação com um profissional qualificado

Por mais que alguns dispositivos sejam instalados na cabine do caminhão — o que permite que qualquer um ative seu funcionamento —, ter a ajuda de um profissional especializado pode livrar seus veículos de diversos riscos.

Isso porque a instalação de um aparelho na parte elétrica pode trazer vários problemas para sua frota, além de perder a garantia das máquinas. Sem contar que um procedimento incorreto pode comprometer a bateria.

A possibilidade de um curto circuito durante os trajetos torna-se real e deixa o veículo suscetível a riscos ainda mais graves, como a queima de componentes e até incêndio. Fique atento!

Características que um bom software de rastreamento deve ter

Se você deseja implantar essa tecnologia na sua frota, considere alguns fatores para ter a melhor experiência possível.

Localização exata do veículo

O software de rastreamento veicular precisa fazer a localização do veículo com exatidão. Por isso, é fundamental que ele seja compatível com rastreadores comercializados no mercado.

Outro diferencial do programa é que ele precisa ter uma resposta distinta para mostrar se o dispositivo do caminhão está com defeito ou parou de funcionar. É essencial que o sistema reporte essas ocorrências transmitidas pelo aparelho a todo momento.

Sistema de alerta eficiente

Para que o monitoramento seja eficiente, a ferramenta de rastreio deve ter um bom sistema de alertas, essencial para informar os usuários e apontar quaisquer anormalidades.

As falhas da bateria, por exemplo, é uma das ocorrências mais problemáticas e que demanda do programa alertas bem efetivos, com emissão de luzes e sons. Quando a tensão elétrica é reduzida, é possível descobrir se o rastreador foi desconectado do caminhão, por exemplo.

Ademais, também é preciso que o software gerencie os dados do trajeto (rotas, velocidades, chegadas etc.).

Todos esses diferenciais são importantes para fornecer aos clientes um serviço de qualidade e excelência, garantindo a proteção do condutor e do bem que está sendo transportado.

Mapas atualizados

Outro ponto interessante para avaliar a qualidade de um rastreador é se ele utiliza mapas atualizados.

A ferramenta deve coletar dados da malha viária para que seja possível a consulta de avenidas e ruas, além de seus respectivos pontos de referência e numerações.

Conceder opções para o planejamento de rotas e trajetos é muito importante. A frota pode se beneficiar dessa funcionalidade, pois consegue definir caminhos mais curtos e eficientes.

Além disso, a solução deve ter a opção de armazenar o histórico dos locais por onde os veículos passaram. Com isso, fica fácil saber o horário exato em que o caminhão foi furtado, por exemplo.

Realização de cerca eletrônica

Com o apoio da cerca eletrônica, o software tem o poder de emitir alertas para quando o caminhão ultrapassar vias delimitadas. É uma aplicação interessante para transportadoras que querem melhorar o gerenciamento de frotas e entregas, a fim de serem mais eficientes.

Botão de pânico

É parecido com aqueles usados em agências bancárias e residências ou mesmo em entradas de condomínios. Funciona assim: no momento em que o assalto ou roubo ocorre, o motorista aperta o botão que já aciona a central, que além de monitorar o caminhão já começa a agir para prestar o auxílio necessário.

Fornecimento de relatórios claros e objetivos

Fora o oferecimento de serviços variados, a ferramenta deve mensurar informações e fornecer relatórios completos e objetivos, com a possibilidade de acessá-los mediante planilhas ou gráficos.

Dependendo das demandas da clientela, o rastreador para caminhão pode focar na avaliação das seguintes métricas:

  • quilometragem;

  • paradas;

  • rotas percorridas;

  • velocidade.

Com o apoio desses dados fica mais fácil otimizar resultados, avaliar a performance do caminheiro — a fim de melhorar a direção defensiva — ou, até mesmo, localizar trechos de maior tráfego e estradas perigosas.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a saber um pouco mais sobre rastreador para caminhão. Agora, basta você estudar as opções mais viáveis para fazer a melhor escolha para sua frota. Assim, seus serviços de entrega ficarão muito mais precisos e competitivos, o que aumenta as chances de conseguir mais fretes.

Se você gostou deste artigo, mas ainda tem dúvidas a respeito da tecnologia de rastreio, utilize o campo de comentários abaixo para enviar suas perguntas!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-