7 coisas que você precisa analisar ao escolher peças para o seu caminhão
Assim como a manutenção, os cuidados na estrada, o combustível de qualidade e os demais cuidados cotidianos, a escolha das peças para caminhão também é fundamental para que seu veículo continue rodando em segurança.
Entretanto, muitos caminhoneiros não conhecem todos os pontos que devem ser analisados na hora de comprar peças para caminhão e, assim, acabam permitindo a instalação de itens que podem acarretar em graves consequências para o trabalho.
Quer garantir que seu veículo receba sempre as melhores peças? Então, continue a leitura e fique de olho no que você precisa analisar no momento da escolha!
A importância de escolher bem as peças para caminhão
Escolher as peças para o caminhão de forma adequada é uma questão que influencia diversos aspectos, incluindo o desempenho do veículo, o gasto de combustível e uma maior segurança na hora de pegar a estrada.
Por mais que seja tentador economizar nessas compras, é uma decisão que você deve tomar pensando no custo-benefício. Em outras palavras, é melhor evitar aquele famoso “barato que sai caro” — afinal, às vezes a gente faz certas economias e acaba se arrependendo depois, não é mesmo?
Procure prezar sempre pela qualidade e confiança na hora de adquirir peças e outros componentes. Isso ajuda a evitar algumas questões, como:
- falhas mecânicas em momentos inoportunos;
- risco de acidentes na estrada;
- possibilidade de atrasar a entrega (em decorrência desses problemas);
- gasto maior na hora de levar o veículo para a manutenção.
Sendo assim, podemos dizer que nem sempre o custo atrativo de determinado componente deve ser o único fator levado em consideração. Existem vários pontos que devem ser colocados na balança e você vai conhecer alguns deles nos tópicos a seguir!
7 coisas que você precisa analisar ao escolher as peças para caminhão
Agora que você já sabe um pouco melhor sobre a importância de escolher bem o que vai usar no seu caminhão, vamos oferecer 7 dicas sobre alguns pontos que devem ser analisados antes de fazer a compra. Vamos conhecê-las?
1. Prefira peças originais (genuínas)
Qualquer peça automotiva original possui um equivalente paralelo que, na grande maioria das vezes, é mais barato. Isso é devido não apenas à provável diferença de materiais e fabricação, mas até mesmo pelo fato de que as peças paralelas não agregam o valor da marca original.
Entretanto, é muito importante que você sempre prefira as peças originais para o seu caminhão. É apenas dessa forma que você poderá ter certeza da procedência da peça e garantir o bom funcionamento e a segurança do veículo.
Além disso, a instalação de peças paralelas pode até mesmo prejudicar a garantia de outros itens do caminhão. Leve em consideração também a maior duração das peças originais, ou seja, a possível economia inicial proporcionada pelas peças paralelas pode resultar em despesas muito maiores a longo prazo.
2. Procure fornecedores confiáveis
Se a originalidade das peças é fundamental, o mesmo é válido para os fornecedores. Procure comprar suas peças para caminhão em concessionárias.
Assim, você saberá o que esperar do serviço. Portanto, ao procurar referências e indicações de fornecedores de peças para caminhão, fique de olho em reclamações frequentes e, também, na forma com que a loja responde aos comentários dos clientes.
Antes de fechar negócio, procure ir pessoalmente ao fornecedor. E verifique as condições físicas do ambiente e a forma com que a loja armazena seu estoque de peças para caminhão.
O estabelecimento é limpo, bem organizado, livre de poeira e umidade? As boas condições são importantes não apenas para causar uma boa impressão no cliente, mas também para garantir a conservação dos próprios componentes automotivos.
Da mesma forma, você deve confiar no mecânico que efetuará a instalação. Uma peça original e de alta qualidade pode causar transtornos se não for devidamente instalada em seu caminhão.
3. Mantenha a manutenção em dia
A manutenção regular do seu caminhão é algo imprescindível por uma série de fatores, mas, quanto às peças, ela ajudará você a verificar se realmente é hora de trocar um componente do motor ou de outra parte do veículo.
Afinal, ao se deparar com um barulho estranho ou com um incômodo na direção, você pode creditar isso ao defeito ou desgaste de uma peça específica. Você, então, decide trocá-la, apenas para descobrir que o que você havia percebido anteriormente persiste. Ou seja, você teve trabalho e gastou dinheiro à toa.
Por isso, as manutenções no caminhão apontarão, com mais precisão, quais componentes precisam ser trocados. Além disso, esse cuidado permite que você troque peças desgastadas antes que elas efetivamente apresentem defeitos, proporcionando mais segurança e conforto para seu trabalho.
Afinal, por melhor que você cuide de seu caminhão e mesmo considerando a qualidade das peças, após certo tempo de estrada, os componentes do motor e os pneus apresentarão sinais de desgaste. Se não forem trocados a tempo, eles podem lhe trazer sérios incômodos e até mesmo risco de acidentes.
Portanto, durante a manutenção periódica, exija a checagem completa das porcas e parafusos, da lubrificação, dos sistemas de direção e de transmissão e das condições do sistema elétrico. Os pneus e freios também devem ser minuciosamente conferidos.
4. Pesquise preços
Se você tiver referências da loja, como mencionamos acima, ficará mais fácil analisar quais preços são ou não interessantes. Verifique também as condições de pagamento e possibilidades de desconto oferecidas pelo fornecedor. Alguns têm descontos especiais para quem compra maiores quantidades de peças, por exemplo.
Entretanto, priorize sempre a qualidade das peças e da instalação. Como falamos lá no primeiro item, quando o assunto é seu caminhão, não deixe que o barato saia caro! Além do seu bolso, sua segurança e seu trabalho também estão em jogo.
5. Leve sua rotina de trabalho em consideração
Determinadas peças para caminhão podem ser mais adequadas para certas condições de direção, estrada etc. Ao escolher os componentes, leve em consideração a quantidade de horas e a distância que você roda em média por dia, os tipos de estrada que você costuma percorrer, o peso e o tipo de carga que você normalmente transporta.
Com essas informações em mente, você será mais capaz de escolher as peças para caminhão ideais para seu veículo e garantir, assim, o melhor funcionamento possível e, portanto, mais eficiência para o seu trabalho.
O pneu, por exemplo, é provavelmente a peça mais influenciada pelas características particulares do veículo e da sua rotina de trabalho. Há pneus desenvolvidos especialmente para cada eixo (direcional, tração e carreta), para diferentes tipos de estrada e para o peso que eles deverão ser capazes de sustentar.
De qualquer forma, é sempre necessário ficar de olho nas recomendações do fabricante do caminhão. Elas trazem informações importantes sobre as características que as peças do veículo podem/devem ter, como o tamanho do pneu, por exemplo.
6. Verifique se as peças têm garantia e certificação
Mais uma vez, vamos reforçar a superioridade das peças originais sobre as paralelas. As peças genuínas contam com garantia do fabricante, sem contar na confiabilidade. Algumas empresas de maior renome até oferecem réplicas com alguma garantia, mas ainda são menores que as que vêm de fábrica.
Além disso, vale ressaltar que as peças genuínas passam por diversos testes e certificação antes de serem liberadas para o mercado, ou seja, sempre funcionam sem prejudicar outros componentes do veículo.
Algumas especificações são de conhecimento somente do fabricante. Assim, ainda que as peças paralelas consigam exercer a mesma função por determinado período, nunca terão a mesma eficiência e durabilidade.
7. Dê preferência para peças que têm maior durabilidade
Outro ponto que merece atenção no momento de adquirir peças para o caminhão é a durabilidade. Mesmo que você pague um pouco mais caro por elas, depois de certo período, a reposição frequente de outro material pode tonar a manutenção mais cara.
Isso pode ser garantido por itens originais, que, certamente, duram mais tempo que uma peça comprada no mercado paralelo. É exatamente por isso que essas réplicas conseguem ter um preço menor: os custos relacionados à fabricação e comercialização são consideravelmente menores (como no caso das certificações feitas pelo fabricante).
Sendo assim, vale a pena parar um pouco para fazer o cálculo: será que a economia realmente compensa ou no futuro haverá um prejuízo por fazer mais trocas e realizar manutenções com mais frequência?
Ainda vale lembrar da perda de produtividade que há quando um veículo fica parado na oficina: cada dia aguardando conserto são várias horas que poderiam ser aproveitadas para realizar entregas.
Dicas para aumentar a vida útil das peças e dos componentes
Nada melhor do que investir em itens que duram mais tempo e deixam seu caminhão menos horas em manutenção, não é mesmo? E se você pudesse adotar algumas medidas que ajudam a aumentar a vida útil dos componentes? Isso é possível! Saiba como a seguir.
Pratique a direção defensiva
A direção defensiva (e prudente) é uma excelente maneira de cuidar do seu caminhão e evitar desgastes desnecessários nas peças. Pode até parecer bobagem, mas é esse tipo de atitude que contribui para que os componentes sejam mais preservados.
Evite sobrecarregar o caminhão
Parece óbvio oferecer uma dica como essa, mas encontrar veículos com excesso de cargas nas estradas é mais comum do que se imagina. Portanto, conheça o limite de capacidade do seu caminhão e respeite-o, para não ter problemas maiores — que podem envolver até mesmo a aplicação de multas.
No que diz respeito ao desgaste das peças, o sobrepeso pode causar danos na parte mecânica, prejudicar a suspensão, gerar desequilíbrio nos eixos e comprometer a estabilidade nas curvas, por exemplo.
Nesses casos, o tombamento pode gerar um prejuízo muito grande, já que envolve manutenção do veículo, perda das cargas e atrasos no envio. Além disso, coloca em risco a sua segurança e pode manchar a sua imagem com a empresa contratante.
Por isso, leve sempre em consideração aquela máxima: é melhor prevenir do que remediar!
Mantenha uma rotina de manutenções preventivas
Quando se trata de aumentar a vida útil das peças e do veículo, a manutenção preventiva ainda é uma das melhores atitudes a serem tomadas.
Infelizmente muitos donos de frota e caminhoneiros ainda encaram essa modalidade apenas como um custo extra, que pode ser dispensado, e acabam deixando para enviar o caminhão para a oficina somente quando ocorre a quebra.
Porém, esse é um pensamento bem errôneo, já que uma rotina preventiva pode sair mais barata do que um conserto. Com ela, é possível perceber alguns problemas ainda no início e corrigi-los de forma rápida, evitando que se tornem falhas mais graves — que podem gerar um custo muito maior e ainda resultar no alto risco de acidentes graves nas estradas.
Use o tipo de combustível certo
Provavelmente você já ouviu bastante coisa a respeito dos malefícios de usar diesel adulterado no seu caminhão. Mais uma vez, entramos no assunto sobre aquele “barato que sai caro”.
Por mais que seja muito tentador pagar um preço abaixo do praticado normalmente, é preciso ter em mente que essa economia pode acarretar sérios problemas em um futuro próximo, já que os efeitos do diesel “batizado” são percebidos rapidamente, principalmente no que diz respeito à força do motor.
Em casos mais graves, pode ser até que você tenha que gastar com a troca dos bicos injetores, que podem parar de funcionar.
Como é possível perceber, a escolha das peças para o caminhão deve ser feita considerando não apenas o bolso, mas também o desempenho do veículo em longo prazo. Por mais que algumas dicas pareçam simples, você pode notar que certas práticas inadequadas ainda são muito praticadas por aí.
E então, pronto para ir atrás das melhores peças para caminhão e garantir sua segurança, conforto e eficiência na estrada? Para cuidar cada vez melhor do seu veículo, baixe gratuitamente agora mesmo o e-book Guia de capacitação de caminhoneiros.
5