Veja como funcionam os programas de manutenção flexível da Scania

7 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Segundo estudo do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), o custo que um caminhoneiro tem ao fazer revisões pode ser 40% menor, se comparado com os gastos de um eventual reparo. Esse é um dos motivos que levou a Scania a desenvolver os Programas de Manutenção Flexível.

A partir de um sistema de captação de dados, a Scania pensou em uma solução de revisão e conservação muito diferente do modelo tradicional com o qual estamos acostumados, como em um plano de assinatura.

Com informações geradas pelos dados do sistema de conectividade Scania e uma revisão adequada, é possível aumentar a disponibilidade do veículo em até 20%, contribuindo para um maior valor de revenda e uma melhor performance. Isso impacta diretamente na economia de combustível e minimiza as chances de gastos inesperados.

Se você ainda não conhece os Programas de Manutenção Flexível Scania e todos os seus benefícios, está no lugar certo! Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

O que são os Programas de Manutenção Flexível Scania?

Os Programas de Manutenção Preventiva da Scania fazem parte de uma estratégia para oferecer mais economia ao caminhoneiro ou dono de frota. A ideia é que, em vez de fazer as manutenções de forma avulsa, todas os reparos sejam realizados de forma preventiva ou corretiva, de acordo com a quilometragem rodada e informações sobre a condução do motorista.

Nos programas flexíveis, o próprio caminhão é quem informa ao motorista (ou gestor da frota) quando é necessário parar e quais pontos devem ser observados, conforme a operação real do veículo. Esse sistema consegue substituir os tradicionais manuais que informam, por exemplo, que toda manutenção deve ser feita a partir de um ponto pré-determinado, ignorando fatores como a condução e consumo.

Por trabalhar integrado com o programa de conectividade — serviço que já vem de fábrica nos novos caminhões e transmite os dados em tempo real do veículo para uma central Scania — é  possível acompanhar e armazenar todas as ações feitas pelo caminhoneiro. O próprio sistema informa quando parar, o que precisa ser trocado e o que está próximo de prejudicar o perfeito funcionamento do caminhão.

Qual programa se encaixa melhor?

Existem 5 tipos de programas para serem assinados. Todos fazem parte de um conjunto de serviços adequados para qualquer tipo de caminhão e operação, aumentando a produtividade e melhorando o retorno sobre o investimento. São eles:

  • Scania Premium — programa mais completo, que contempla todas as revisões, manutenções e reparos necessários sejam eles preventivos ou corretivos;
  • Scania Standard — atua nos serviços preventivos com peças e mão de obra (como trocas de óleo e de filtros em geral), inspeção de mais de 70 itens e consultoria de desempenho;
  • Scania Mais — esse pacote entrega todas as revisões preventivas e mão de obra para manutenções corretivas resultantes do desgaste natural;
  • Scania Compacto — realiza a substituição corretiva de todos os óleos e filtros do caminhão.
  • Scania Trem de Força  — assegura o ótimo desempenho do trem de força do seu veículo.

Todos os programas têm o valor calculado de acordo com o tipo de caminhão, operação, quilometragem por ano e período de contratação. Tudo extraído das informações geradas pelo software da Scania.

Quais os benefícios?

Um dos grandes problemas de não usar o plano de manutenção flexível em seu caminhão, é o tempo que ele perde ficando parado para uma revisão e a falta de previsibilidade das necessidades do seu veículo. O que pode trazer danos maiores e até riscos à segurança do caminhoneiro. Por isso separamos alguns benefícios de usar os programas de manutenção da Scania.

Disponibilidade

Com os planos flexíveis de manutenção é possível reduzir em até 20% as paradas nas oficinas em comparação com as revisões tradicionais e periódicas. Isso porque o sistema do caminhão determina as paradas a partir de uma quantidade de quilômetros rodados, de acordo com o consumo, estrada, condição, peso etc. Permitindo que o caminhão pare apenas de 2 a 3 vezes por ano para uma eventual manutenção.

Custo de manutenção

O programa de manutenção tem como característica determinar o valor do plano seguindo uma faixa dinâmica de quilometragem, que é classificada de A até E. Ou seja, se o seu veículo tem o pior consumo, ele fica registrado na faixa E e o gestor, motorista ou dono vai pagar apenas o valor daquele nível.

Com a melhora desse consumo por exemplo, ele vai mudando de faixa e pagando cada vez menos. É possível chegar a um valor até 16 vezes mais em conta do que as formas tradicionais de revisão, manutenção, reparo etc. e gerando maior economia.

Manutenção mais em conta

O cliente paga uma assinatura para garantir a manutenção no momento que quiser, como um plano de saúde. O valor é o mesmo independentemente do custo ou quantas vezes ficou parado para uma manutenção. Independentemente do consumo de óleo, da frequência da troca do filtro, de algum problema com o trem de força etc, todo o suporte está garantido pela mensalidade dos programas escolhidos.

Como utilizar o serviço?

Os caminhões que foram fabricados entre 2012 e 2016 devem estar com o módulo Scania Communicator instalado e ativado para receber as informações operacionais que o sistema capta de hora em hora. Já os fabricados a partir de maio de 2016, já saem com este módulo de fabrica.

Toda semana, esse sistema cruza as informações do próprio veículo com as estatísticas mundiais de todos os carros Scania conectados e faz a previsão de quando pode ser a próxima parada para manutenção.

É como se a cada 7 dias o caminhoneiro recebesse um manual diferente do fabricante informando o tempo entre as revisões. Por exemplo, se durante um determinado tempo ele andou mais pesado e em uma estrada ruim, o sistema calcula que sua parada deve ser quando atingir os 30.000 km rodados. Se depois, ele passa a andar em uma rota com a estrada melhor e com carga mais leve, o programa vai aconselhar a parada para manutenção entre 40.000 km ou 50.000 km.

Após o agendamento da oficina, a revisão, correções etc, o sistema recalcula junto com os dados semanais e informa uma nova previsão de parada. Ele vai funcionar como um GPS que recalcula o tempo de chegada até um determinado ponto de acordo com o trânsito, por exemplo.

A Scania acredita que o justo para o cliente é pagar exatamente pelo o esforço que o caminhão faz e não por uma previsão que pode mascarar e esconder outros problemas. Com uma gestão inteligente capaz de ajudar na economia da sua frota, os Programas de Manutenção Flexível podem até aprimorar a condução dos caminhões.

E todos os valores são baseados em uma tabela de preço de acordo com a sua faixa dinâmica de quilometragem e levam em conta a sua operação, suas rotas, qualidade dos motoristas e condição de cada peça. Sempre usando o sistema de conectividade para atingir o plano ideal para o seu caminhão.

Gostou ou ainda tem dúvidas sobre os programas de manutenção flexível da Scania? Entre em contato conosco e saiba mais sobre as opções oferecidas com um de nossos consultores.

checklist das peças de caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-