Serviços conectados: conheça os benefícios para o seu caminhão

serviços conectados
6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Quando pensamos em sustentabilidade, muitas questões vêm à nossa cabeça. A maioria pensa que essa palavra está ligada apenas ao meio ambiente, e é justamente essa ideia que a Scania quer mudar com os serviços conectados.

Desde 2016, a montadora mudou sua estratégia e decidiu ser referência em transporte sustentável no mundo. Ou seja, criar um mundo de mobilidade que seja melhor para os negócios, para a sociedade e para o meio ambiente.

Além do desenvolvimento de novos motores, outro ponto importante para que essa operação dê certo é a conectividade dos caminhões, que trazem benefícios para todos os envolvidos na organização e na execução de uma operação.

Se seu veículo ainda não conta com os benefícios da conectividade oferecida pela Scania, acompanhe este post.

Nos últimos 3 anos, a Scania vem trabalhando para aumentar os benefícios da automação de seus caminhões. A ideia é focar em veículos com capacidade de transmitir dados, informações e soluções a partir do módulo de conectividade.

Além disso, com os caminhões conectados a eficiência é elevada no transporte e, assim, você tem melhor gestão da frota, mais disponibilidade, consegue reduzir os custos operacionais e tem menor consumo de combustível.

As marcas da indústria automobilística têm algum nível de conectividade. Algumas são mais simples, e entregam apenas os dados do veículo, como consumo e informações operacionais. Apenas a Scania oferece soluções mais efetivas, com inteligência artificial que transforma informações em resultados efetivos.

Por isso, a empresa criou a campanha Bem-vindo ao lado ON da estrada, com o objetivo de instalar o módulo de comunicação, Scania Communicator, nos veículos que saíram de fábrica entre 2012 e 2016.

Como funciona a campanha?

Essa campanha visa conectar todos os caminhões que foram produzidos a partir de maio de 2016. E dessa forma foi desenvolvida uma solução única e inovadora para fazer a gestão dos caminhões: o Scania Communicator. Ele transmite todos esses dados em tempo real.

Os veículos que começaram a sair a partir de maio de 2016 vieram com o módulo instalado e sem custo adicional. Porém, para ter acesso a todos os serviços e soluções que a Scania oferece, é preciso estar com os módulos instalados e atualizados.

Dessa forma, é possível ter acesso a benefícios como:

  • gestão mais inteligente da frota;
  • capacidade de redução dos custos de manutenção;
  • serviços de manutenção customizados;
  • economia no consumo de combustível;
  • melhor desempenho do motorista.

Quais as vantagens de usar o sistema?

Ao usar a tecnologia a seu favor, o usuário pode usufruir de diversas vantagens que vão ajudar a reduzir o uso de papéis para calcular os gastos de uma viagem ou traçar planos para melhorar a produtividade de um caminhoneiro ou da frota toda.

Com a Scania, as vantagens vão além das que já conhecemos. A montadora oferece soluções exclusivas para seus clientes que usam a conectividade.

Serviços conectados

São dois pacotes. O primeiro é o Análise, que é gratuito e tem validade de 10 anos. Ele auxilia o gestor ou o dono da frota a ter uma visão geral com relatórios de tendências, agendamento e diagnóstico remoto.

O segundo pacote é o Desempenho. Ele é pago mensalmente e o proprietário pode identificar toda a parte de posicionamento e trajetória do veículo, rastreamentos e monitoramento individual dos motoristas.

Além disso, o caminhoneiro também recebe um botton que identifica em qual veículo ele está. Assim, os relatórios saem por motorista e o ranqueamento é baseado no desempenho de cada um.

Manutenção adequada com os planos flexíveis

Com o uso inteligente dos dados, a Scania desenvolveu uma solução única de revisão e conservação. Tudo por causa do programa de manutenção com planos flexíveis.

Ou seja, em vez de parar o caminhão periodicamente baseado em uma quilometragem fixa, como era feito anteriormente, a montadora utiliza os dados do próprio veículo para calcular quando ele tem que parar e qual é a necessidade do caminhão. Dessa forma, o veículo fica menos tempo parado.

Com o plano periódico fixo, as manutenções eram independentes da característica individual de cada operação. Agora, com as informações geradas e a manutenção mais focada, é possível aumentar a disponibilidade do caminhão em até 20%.

Ótimo desempenho do motorista

A terceira vantagem é o acesso a uma solução que a concessionária vende chamado de ‘Driver Services’. Esse programa é responsável pelo treinamento e acompanhamento do motorista.

Por meio dos dados operacionais que o pacote de desempenho — serviços conectados — passa, a concessionária pode oferecer um treinamento rápido, de curto prazo, com foco na condição econômica e com uma abordagem mais técnica e comportamental para o caminhoneiro.

Além disso, também é oferecido o Driver Coaching, que é um acompanhamento que vai além do treinamento e traz a possibilidade de o cliente receber, semanalmente, orientações ativas e personalizadas para o caminhoneiro.

Um profissional da concessionária analisa os dados operacionais, o estilo de condução do motorista e liga para esse funcionário ou gestor de frota, dando dicas para melhorar a condução. A Scania tem comprovado que isso pode reduzir em até 10% o consumo de combustível.

Por que usar a conectividade da Scania?

A conectividade oferecida pela concorrência apenas envia relatórios e informações. Por outro lado, a Scania oferece soluções e produtos que usam esses dados gerados de forma inteligente para apresentar uma solução. É o caso do plano de manutenção, que utiliza dados, algoritmos, inteligência artificial, internet e outras tecnologias para desenvolver um produto que entregue resultados e saídas para melhorar o desempenho do caminhoneiro e de toda a frota.

Como você viu, com os serviços conectados Scania, é possível ter uma gestão mais inteligente, obter maior economia na manutenção e combustível, além de ajudar no aprimoramento do motorista. Atualmente, a Scania conta com cerca de 350 mil veículos conectados no mundo.

Agora que já sabe a importância de vir para o lado on da estrada, o que acha de fazer parte dessa rede? Entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-