Saiba como fazer a distribuição de carga corretamente no caminhão

Saiba como fazer a distribuição de carga corretamente no caminhão

Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

A distribuição de carga no caminhão, quando feita de maneira equivocada, aumenta a probabilidade de acidentes de trânsito, afeta a conservação do veículo e piora seu desempenho. Além disso, pode infringir os limites de peso estabelecidos para os eixos, o que causa transtornos com a fiscalização durante a viagem.

Por isso, é importante que os produtos transportados sejam alocados de forma a dividir o peso igualmente entre os eixos e ao longo da carroceria. Mas você sabe como fazer isso?

Se você tem dúvidas sobre o assunto, neste post, explicaremos os riscos da má distribuição da mercadoria no caminhão e daremos dicas de como fazê-la da maneira mais adequada.

Boa leitura!

Os riscos da inadequada distribuição de carga

Muitos caminhoneiros, seja por pressa ou por imprudência, deixam de acompanhar o embarcamento dos produtos e certificar-se de que estão corretamente distribuídos e amarrados. Porém, essa prática, em vez de poupar tempo e dinheiro, acaba trazendo diversos riscos para a viagem que poderiam ser facilmente evitados.

Veja, abaixo, quais são os principais perigos relacionados à alocação irregular da carga na carroceria.

Multas e retenção do veículo

É comum acontecer de o caminhoneiro, seguro de que a adição da carga não extrapolou o peso bruto total da composição, ter uma surpresa ao passar pela balança de fiscalização. O problema é que o limite por eixo foi excedido. Portanto, será aplicada uma multa e, dependendo da quantidade em excesso, o caminhão será retido até que a carga seja remanejada pelo caminhoneiro.

As multas por extrapolar o limite de peso por eixo podem ficar bem altas. Além do valor normal de uma infração média, de R$130,16, há também a cobrança por fração de peso excedido. Mas essa rigidez das punições não é sem propósito. O peso concentrado em um eixo é perigoso para o próprio caminhão, pois força demais os componentes daquele conjunto.

Ainda, prejudica as vias, causando buracos, rachaduras e outras avarias no asfalto, tornando-as menos seguras e gerando prejuízos aos cofres públicos.

Desgaste acentuado nos pneus

A má distribuição da carga concentra o peso em um ou mais pontos de maneira irregular, o que dá uma diferença grande sobre cada roda. Dessa forma, a durabilidade dos pneus é reduzida, pois são pressionados de maneira desigual sobre o asfalto.

Afinal, aqueles que recebem o peso maior deformam mais, aumentando sua área de contato com a via, e trabalham com um atrito maior. Por isso, seu desgaste é acentuado, acelerando a necessidade de trocas.

Problemas de estabilidade

A carga embarcada influencia na estabilidade do veículo. Ao ser alocada majoritariamente em um dos lados, por exemplo, o centro de gravidade é deslocado para a lateral que está carregando o maior peso. Assim, em uma curva ou em uma inclinação do asfalto, as probabilidades de tombamento de carga e de capotamento do caminhão são maiores.

Redução da capacidade de frenagem

O excesso de carga em uma das laterais também interfere na sua capacidade de frenagem, pois o sistema de freios do caminhão é projetado para suportar uma determinada força distribuída ao longo da carroceria. Quando concentrada em um ponto, o peso em movimento sobrecarrega os freios das rodas daquele lado, aumentando o risco de superaquecimento das lonas e tornando maior o tempo de parada.

Piora na conservação geral do caminhão

A distribuição irregular força componentes como suspensão, pontas de eixo e rolamentos das rodas que recebem o peso concentrado. Além disso, exigem mais do motor e da transmissão, pois a força para movimentar essas rodas precisará ser maior. Isso tudo acelera o desgaste das peças e reduz a vida útil desses componentes.

Portanto, saber fazer a distribuição correta da carga no caminhão é essencial para todo caminhoneiro. Essa é uma prática que mantém a segurança de suas viagens, contribui para a conservação do veículo e evita problemas com a fiscalização.

No próximo tópico, daremos algumas dicas valiosas para a alocação adequada da mercadoria na carroceria. Não deixe de ler!

 

A distribuição de carga correta

Deu para perceber que a distribuição da carga é importante para evitar uma série de problemas nas estradas, tornando as viagens mais seguras e tranquilas. Por isso, separamos abaixo algumas dicas para ajudar você a arrumar as mercadorias adequadamente no seu caminhão. Confira!

Distribua as embalagens cheias e vazias

Se o caminhão é usado em serviços de entrega e retirada de produtos em embalagens como garrafas e vasilhames de bebidas, caixas de papelão ou madeira, engradados plásticos e bujões de gás, o ideal é distribuir a quantidade de recipientes cheios e vazios entre os eixos e as laterais.

Para isso, é importante conferir o embarque e o desembarque da mercadoria, não deixando que as embalagens cheias sejam retiradas somente de um dos lados, por exemplo. Dessa forma, mantém-se equilibrado o peso durante todo o trajeto.

Comece o embarque pelo eixo traseiro

Recomenda-se alocar os produtos do eixo traseiro para a frente, para que a situação do espaço útil possa ser avaliada com mais facilidade. Caso comece logo pelo fundo da carroceria, a parte mais próxima da cabine, é possível que toda a carga se concentre nele, o que exigirá muito mais do eixo dianteiro e de seus componentes, e tirará o peso sobre o traseiro, tornando-o instável.

Coloque os produtos maiores deitados

Para produtos maiores como postes, ripas, sarrafos de madeira, chapas, painéis e vergalhões, o ideal é transportá-los sempre deitados, centralizando-os ao máximo na área entre-eixos. Dessa forma, o peso ficará dividido em um espaço maior da carroceria e distribuído nos eixos do caminhão.

Além disso, é importante não se esquecer de equilibrar o peso nas laterais, colocando uma quantidade igual de material nos dois bordos ou centralizando-o no implemento.

Aloque a carga mais pesada no centro

No caso de cargas variadas, é interessante colocar os produtos mais pesados no centro do caminhão. Assim, evita-se a desigualdade de peso entre os lados e os eixos, e ajuda a diminuir os efeitos de uma possível divergência na distribuição, pois, ao ficarem no meio do veículo, mantêm o centro de gravidade no mesmo lugar.

Não deixe espaço no tanque

Por fim, no transporte de líquidos em caminhão-tanque, o ideal é não deixar nenhum espaço sobrando no reservatório, já que ele permitirá a movimentação do produto deslocando, assim, o centro de gravidade do veículo e mudando a trajetória da carroceria.

Como vimos, a incorreta distribuição de carga traz diversos riscos ao caminhoneiro. Dessa forma, para evitar o desgaste acentuado de componentes, manter a segurança das viagens e livrar-se de problemas com a fiscalização, o ideal é ficar atento ao embarque e desembarque da mercadoria, conferindo sempre a divisão igualitária do peso entre os eixos e os lados da carroceria.

Este post foi útil para você? Quer ler mais dicas como essas? Então assine nossa newsletter e receba as novidades do blog em seu e-mail.

como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe 10 materiais para maximizar o lucro do motorista

Newsletter

Receba dicas e novidades sobre caminhões, no seu email:

Parceiros

WhatsApp

Canal WLM

Play
Play
Play
Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
Slider

Aumentar seus rendimentos como caminhoneiro

Guia do controle de custos da frota

Guia do controle de custos da frota
Share This