Quais são os principais riscos do transporte de cargas? Confira
A logística é o setor mais importante quando se trata da movimentação e escoamento de produtos em território nacional e internacional. Porém, como em qualquer atividade, os riscos do transporte de cargas não podem ser anulados, apenas gerenciados.
Pensando nisso, queremos compartilhar algumas das principais situações que expõem as cargas ao risco e algumas maneiras de mitigar essas situações. Se você ficou interessado e quer saber mais, é melhor continuar a leitura!
O que é a gestão do transporte de cargas e qual é sua importância?
O transporte de cargas é uma atividade importante para qualquer empreendimento. É ele quem faz com que as matérias-primas, insumos e mercadorias cheguem a todos os cantos do Brasil. No país, a modalidade mais relevante nesse sentido é o transporte rodoviário.
Porém, a infraestrutura rodoviária brasileira conta com muitas falhas, que podem colocar os motoristas e as cargas em risco. Diante dessa situação, é preciso pensar em maneiras de gerenciar esses perigos e expor cada vez menos os veículos e seus ocupantes.
Isso serve não só para garantir mais segurança e integridade aos profissionais, mas também para reduzir as perdas, avarias e furtos de carga. Em última instância, é o que ajuda a evitar prejuízos para o transportador.
Quais são os principais riscos do transporte de cargas?
Que tal conhecermos alguns dos principais riscos aos quais estão expostas as cargas aqui no Brasil? Fique bem atento a cada um deles!
Imprevistos nas estradas
Nenhum motorista está livre de enfrentar imprevistos nas estradas, como trajetos esburacados, engarrafamentos, obras na pista e, até mesmo, condições climáticas ruins, como tempestades e desabamentos de terra. Por isso, é fundamental que a empresa consiga manter uma boa comunicação com o profissional e disponha de ferramentas que possibilitem recalcular as rotas com agilidade para desviar essas situações.
Problemas com sobrecarga
A sobrecarga de mercadorias ou uma organização ruim da carga também podem gerar prejuízos expressivos. Com a movimentação do veículo, muitos carregamentos acabam tombando, extraviando o conteúdo da carreta, destruindo o caminhão e colocando a vida do motorista em risco. Por isso, é fundamental que a carga seja bem calculada e bem assentada na carroceria.
Falta de capacitação profissional
Em alguns casos, os riscos de transporte de cargas estão associados à falta de treinamento e capacitação do motorista ou dos carregadores, como você acabou de conferir. Por isso, é fundamental priorizar a contratação de pessoal qualificado ou fornecer as capacitações necessárias para que o trabalhador execute sua função com o máximo de qualidade e segurança possível.
Como evitar esses riscos e realizar um transporte de cargas seguro?
Garantir um transporte de cargas seguro pode ser desafiador, mas nem por isso impossível. É preciso que a empresa se dedique a fazer uma operação logística eficiente, que acompanhe desde a projeção das rotas até o cálculo das cargas e capacitação da equipe, por exemplo.
Nesses casos, todo detalhe importa. Por isso, é papel da empresa se preocupar em manter a manutenção dos seus veículos em dia, ter políticas claras de como os condutores devem agir nas estradas, promover a reciclagem periódica dos colaboradores e assim por diante. O uso de tecnologia pode ajudar muito nesse sentido.
Adotar um sistema de gestão integrada pode viabilizar uma comunicação eficiente entre o escritório e o profissional que está na estrada. Assim, qualquer ajuste necessário pode ser feito com agilidade e segurança, evitando qualquer prejuízo por imprevisto.
Agora que você já está por dentro dos principais riscos do transporte de cargas, que tal conferir outro conteúdo sobre o assunto? Saiba como a tecnologia automotiva impacta o gerenciamento de frotas!