Pensando em trocar de veículo? Conheça tudo sobre o Cavalo Mecânico da Scania
O ramo automotivo está em constante evolução, por isso é preciso ficar atento às tecnologias lançadas no mercado. As atualizações e os novos produtos fazem toda a diferença no manuseio, na manutenção e até na venda do veículo. A marca sueca Scania, por exemplo, está cada vez mais empenhada em destacar-se diante da concorrência. Um exemplo disso é o Cavalo Mecânico Scania, que tem uma tecnologia avançada repleta de novidades para conquistar os amantes do automobilismo.
Ficou animado? Então certamente você vai gostar deste conteúdo, que conta com uma entrevista exclusiva com o gestor de frota da Scania, Joubert Martins de Brito. Neste texto você entenderá como funciona essa nova tecnologia. Boa leitura!
O que é Cavalo Mecânico?
O cavalo mecânico é um mecanismo que possibilita a articulação do veículo com a carreta. Existe um dispositivo chamado quinta roda, localizado atrás do chassi do caminhão, cujo objetivo é acoplar a carreta (tanque ou baú) ao veículo e tracionar a carga.
Por exemplo, se a carga estivesse em cima de um chassi longo, não seria possível ter raios de curva, prejudicando a mobilidade do caminhão. Dessa forma, com o raio de curvatura o veículo se torna mais eficiência para o transporte de cargas.
Com isso é possível transportar cargas maiores e mais pesadas de uma vez só, economizando o número de veículos e de combustível para o deslocamento.
Qual a importância de escolher o melhor modelo de Cavalo Mecânico?
Assim como o mercado tem diversas aplicações e implementos, como trens, bitrens e carretas, também existem diversos modelos de aplicações para fazer o transporte de cargas. Por isso, é importante verificar todas as especificações do produto, como caixa de mudanças e diferenciais.
A escolha do modelo correto vai permitir a economia de combustível e a compra de um equipamento com melhor custo benefício para as suas necessidades. Não adianta ter um tanque de motorização ou diferencial mais reduzido se você trabalhar com veículo de longa distância.
Então comprar o equipamento e o veículo certo vai depender de alguns detalhes, como o tipo de rota, o tipo de exportado e o modelo certo. Quando é feita uma venda consultiva, mais técnica, são levantadas várias informações para realizar a montagem modular:
- rota;
- item transportado;
- tanque de motorização;
- caixa de mudanças;
- tipo de pneu;
- diferenciais;
- estrutura percorrida (tipo de estrada);
- ida e volta com carga vazia e/ou carregada.
Como a escolha de um modelo de Cavalo Mecânico pode impactar o transporte no dia a dia?
O modelo correto influencia diretamente no desempenho do veículo e no conforto operacional. Quando se adquire um veículo muito reduzido, logo ele não vai desempenhar tanta velocidade, o que aumenta o tempo da viagem e traz desconforto. Da mesma forma, se você opta por um veículo muito longo, ele vai precisar de mais velocidade e, consequentemente, mais força. Além disso, vai precisar reduzir muito as marchas, prejudicando o seu desempenho.
Por isso, é preciso fazer uma vistoria técnica, com a análise da operação, para chegar no equipamento correto. Em um modelo 6X2, por exemplo, vai ser utilizado um tipo de implemento mais severo para comportar bitrens e carreta três eixos, por exemplo.
Ou seja, antes de escolher o modelo é preciso avaliar todas as informações da operação, como o tipo de transporte, a rotina do veículo e a expectativa de conforto do usuário.
Quais os diferenciais do Cavalo Mecânico Scania?
O principal diferencial é o consumo e o conforto operacional. O torque do motor em baixas rotações traz uma boa disponibilidade de plano de manutenção. Aliado a isso, há uma montagem técnica correta, preparada para o tipo de operação do cliente. Ou seja, é uma montagem mais eficiente, com equipamentos gerais e acessórios. É um caminhão robusto que agrada o mercado porque economiza combustível e garante segurança e conforto.
Quais as diferenças entre cada modelo de Cavalo Mecânico da Scania?
Na montagem de um veículo Scania, o primeiro passo é identificar o tipo de veículo que vai ser montado em termos de operação, com a escolha do tipo de complemento (carreta). Depois de definir o modelo de carreta, é a hora de escolher o motor a ser utilizado — 410, 450, 500, 540, 620 — e a cabine: R, G, P, S.
Com base nisso, é possível eleger o melhor modelo de cavalo mecânico, cuja nomenclatura indica, primeiramente, a quantidade de pontos de apoio e, posteriormente, a quantidade de pontos tracionados. Dentre os modelos disponíveis no mercado, temos:
- veículo 6X2;
- veículo 6X4;
- veículo 8X2;
- veículo 4X2.
O grande diferencial da marca é a personalização de itens como peso, motor, cabine e acessórios.
Quais são as melhores indicações para cada modelo de Cavalo Mecânico?
Atualmente o veículo vendido é o R450, com utilização 6X2. É utilizado para transporte de longa distância de carga líquida, com tanques de três eixos, carreta Vanderleia (eixos espaçados) e bitren. Outro modelo de destaque é o 6X4, com motor 500, 540, normalmente utilizado para o transporte de madeira. No entanto, a definição vai depender do tipo de operação e de preferência do cliente.
Por que o modelo Scania é a melhor opção?
Com a grande variedade na montagem de veículos, a marca oferece maior disponibilidade para os clientes e uso inteligente do consumo de combustível. A economia operacional também ajuda a trazer mais lucros para o cliente, evitando veículos — e consequentemente, ganhos — parados.
Ou seja, a Scania oferece um conjunto rentável, confiável e com menor custo operacional. Essas características são fundamentais para o mercado do transporte rodoviário de cargas, que está com margens cada vez mais apertadas nos valores de fretes.
Como você viu, o Cavalo Mecânico Scania traz diversas vantagens para o motorista e para o transportador. Além disso, a marca promove a união da sustentabilidade com a rentabilidade. Logo, optar por esse modelo é garantir mais economia e segurança, além de entregar soluções limpas e sob medida para o negócio de cada cliente. Com isso, ganham os negócios, as pessoas e, principalmente, o meio ambiente.
Se você gostou do conteúdo sobre o meio automotivo e deseja mais detalhes, entre em contato conosco! Teremos prazer em levar informações personalizadas a você.