Manutenção periódica: entenda a sua importância para o caminhão!
Para rodar com segurança e sem imprevistos mecânicos, você não pode deixar de lado a manutenção preventiva do caminhão. No Brasil, o cuidado preventivo não é tão valorizado, o que acaba se tornando um fator de risco, inclusive com relação à segurança no trânsito.
Os motoristas que preferem postergar os cuidados preventivos com o veículo podem passar por problemas mecânicos em situações variadas, aumentando as probabilidades de gastar mais com o conserto e correndo o risco de ficar sem o caminhão em uma situação de necessidade.
Mas, afinal, o que é a manutenção preventiva? E qual é a diferença entre a manutenção preventiva e corretiva? Qual delas é mais barata? E quais são os cuidados que o motorista precisa ter no planejamento das manutenções do seu caminhão? Neste artigo você vai ter acesso a um panorama completo sobre o assunto. Confira!
Entenda o que é a manutenção preventiva
A manutenção preventiva é composta por uma verificação completa em todos os sistemas vitais do caminhão, garantindo que ele permaneça sempre funcionando de forma plena. Sem ela, você assume dois riscos iminentes: causar um acidente ou, por problemas mecânicos, ficar sem trabalhar por um longo período.
Trata-se de uma prática que deve ser adotada por quem tem veículo, independente do uso profissional ou não. A manutenção preventiva representa ações sistemáticas de controle e monitoramento, visando impedir ou reduzir falhas no desempenho do veículo.
Muito embora a manutenção preventiva não seja 100% eficiente na eliminação de risco de problemas mecânicos, ela reduz significativamente o risco desse tipo de ocorrência.
Diferença entre manutenção preventiva e corretiva
Quando as manutenções preventivas não são feitas, aumentam as chances do veículo apresentar problemas. Depois que ocorre a falha, será necessário realizar uma manutenção corretiva.
Desta forma, a manutenção corretiva é aquela realizada quando o veículo já apresentar um problema. Trata-se de uma modalidade com maior custo para as empresas, já que afeta diretamente a performance do motorista.
A manutenção preventiva pode ser programada, antecipada, planejada. Assim o profissional não perde trabalho. Por outro lado, manutenções corretivas estão atreladas a imprevistos, podem acontecer a qualquer momento e, consequentemente, prejudicar a rotina do motorista.
A importância da manutenção preventiva
O principal objetivo da manutenção preventiva é aumentar os índices de disponibilidade do caminhão. Para tornar isso possível é necessário realizar ações periódicas de controle e monitoramento dos principais equipamentos e sistemas do veículo.
Por meio dessa prática você aumenta a disponibilidade do caminhão, evita falhas e reduz as interrupções no funcionamento do caminhão. Assim, ao realizar as ações de manutenção preventiva o caminhoneiro reduz o risco de ter o serviço paralisado por indisponibilidade do veículo.
Se as intervenções de manutenção preventiva forem feitas periodicamente, a tendência é que o caminhão se mantenha em seguro e em funcionamento.
Profissionais envolvidos na manutenção preventiva
Para evitar problemas, você precisa entregar o seu caminhão nas mãos de especialistas que farão um diagnóstico completo de toda a situação do veículo. Se você tem um caminhão que já possui alta quilometragem, esta questão é ainda mais séria, pois as peças vão se desgastando e você não pode arriscar sofrer uma quebra no meio do caminho.
Em uma manutenção periódica são checados as porcas e parafusos, a lubrificação, o terminal de direção, os sistemas de transmissão, as condições do sistema elétrico etc. Mais à frente falaremos com mais detalhes sobre cada um desses serviços.
O que você precisa saber é que a escolha do profissional/oficina fazem toda a diferença no resultado final do serviço. Contar com o suporte de mecânicos que conhecem o modelo de caminhão e usam peças de boa procedência, se reduzem as chances de ter problema.
Podemos dizer que a escolha do fornecedor das peças está diretamente atrelado aos produtos que serão adquiridos e isso impacta drasticamente na qualidade, bom funcionamento e segurança do caminhão.
Em linhas gerais a orientação dos especialistas é que os motoristas e gestores de frota optem sempre pela compra de peças originais em concessionárias.
Prevenção de acidentes e contenção de custos
A cada ano, mais de 50 mil pessoas morrem em acidentes nas estradas e nas ruas brasileiras. E uma grande parte destas ocorrências se dá por falta de manutenção. Muitas vezes, os caminhões estão envolvidos nas batidas, pois eles passam a maior parte do tempo percorrendo as estradas.
Uma falha nos freios ao descer uma serra, ou um pneu estourado em uma curva podem ser fatais em velocidades altas. Além de colocar a sua vida em risco, você ainda expõe ao perigo pessoas que nada têm a ver com a falta de manutenção do seu caminhão.
Outra questão é a econômica: a manutenção preventiva sai muito mais barata do que a corretiva. E o motivo é simples: além de permitir que você se programe para pagar pelos serviços, o mecânico, ao realizar as revisões programadas, evita que o seu caminhão apresente problemas inesperados, que podem pegá-lo desprevenido e deixá-lo parado por um tempo grande. E recuperar esse prejuízo é quase impossível, não é mesmo?
Organização é fundamental
Para que você possa organizar tanto a sua vida financeira quanto a profissional, o ideal é criar uma forma de realizar o controle da manutenção periódica. As verificações de peças têm prazos diferentes e se você não se organizar vai acabar deixando passar situações que podem causar problemas no futuro.
Por isso, uma dica é montar uma planilha de controle. Nela você possa registrar todas as manutenções realizadas, com a respectiva quilometragem e as previsões para as próximas paradas. Tenha, também, uma pasta na qual você possa armazenar todas as notas fiscais, para o caso de vir a ter problemas com as peças que foram substituídas.
Manutenção preventiva na prática
Agora, vamos falar sobre os principais serviços realizados durante a manutenção periódica e de que forma você pode identificar se há a necessidade de encurtar o período entre as visitas à concessionária.
Sistema de sinalização
O sistema de sinalização é composto por todas as luzes do conjunto óptico do caminhão. O seu bom funcionamento é importante não só para você, como também para os outros motoristas. As luzes de freio, por exemplo, servem como alerta para quem vem atrás do seu veículo.
Um cuidado importante que você deve ter com as luzes é em relação à sujeira. Muitas vezes, o caminhoneiro trafega em locais com muita lama e poeira, e isso acaba sujando os faróis traseiros e prejudicando a visibilidade dos outros motoristas. Se isso ocorrer, pare em um posto e peça ao frentista para jogar um pouco de água nas lanternas.
Freios
Além de cuidar das lonas e pastilhas de freio, que devem ser trocadas de acordo com a recomendação do fabricante, também é importante ficar de olho no manômetro de pressão que há no painel do caminhão. Este veículo conta com um sistema impulsionado pela pressão do ar e qualquer vazamento no conjunto pode causar problemas.
Suspensão
A suspensão dos carros são projetadas para proporcionar conforto aos ocupantes. No caso dos caminhões, o sistema precisa não somente garantir a comodidade do motorista, mas também faz com que a carga não seja prejudicada pelo excesso de ondulações e buracos nas estradas.
Por isso, a suspensão dos caminhões é composta por um complexo sistema de molas, feixes e amortecedores, que precisam ser verificados dentro do período definido pelo fabricante. Barulhos como rangidos e estalos também podem indicar que o veículo precisa de uma parada.
Palhetas do limpador de para-brisas
Nem sempre o motorista se importa com elas, mas quem trabalha na estrada sabe o quanto este equipamento é fundamental. Em um clima tão variável como o brasileiro, é impossível que você se desloque de uma cidade para outra sem enfrentar chuvas das mais variadas intensidades.
Por isso, as palhetas devem ser trocadas a cada 6 meses ou quando apresentarem ressecamento.
Pneus
Um pneu bem cuidado pode durar mais de 60 mil Km. Mas é preciso ficar atento: se os sulcos estiverem com menos do que 1,6 milímetro de profundidade, é hora de trocar. Como saber isso?
Simples: os pneus vêm com um sistema chamado TWI (Tread Wear Indicator). São pequenos pedaços de borracha que ficam entre os sulcos. Eles devem ficar escondidos entre as ranhuras. Quando aparecem, é hora de trocar o pneu.
Um pneu desgastado tem menos borracha e adere menos ao asfalto. Além disso, sulcos com pouca profundidade não conseguem drenar uma quantidade adequada de água da chuva, causando aquaplanagem.
Óleo
A troca de óleo deve ser realizada conforme recomendação do fabricante e, junto com o fluido, também deve ser trocado o filtro de óleo. Ele é o responsável por reter as impurezas que se desprendem do motor durante a passagem do óleo e podem entupir outros sistemas.
Existem diversos produtos no mercado, a dica é buscar por opções de qualidade e que apresentam o melhor custo benefício para o caminhão.
Filtros
Os filtros são outro ponto de atenção nas manutenções preventivas. É preciso estar atento ao filtro de óleo, de combustível, de ar e do motor. As trocas devem ser feitas de acordo com as orientações dos fabricantes e dando preferência para produtos originais.
No caso do filtro de ar, quando ele estiver muito sujo e com aparência escura a troca deve ser feita. O seu uso intenso pode demandar trocas mais frequentes do que aquelas indicadas pelo fabricante.
Sistema elétrico
Outro ponto de atenção durante a manutenção preventiva do caminhão diz respeito à avaliação do sistema elétrico. O mecânico deverá verificar situações como oxidação dos cabos, da bateria e dos terminais. A água da bateria também precisa ser verificada com regularidade.
Caminhões mais novos têm o sistema elétrico integrado ao sistema eletrônico do veículo. Se for o caso, é necessário ficar atento aos módulos que se encontram abaixo dos cabos.
Esses são apenas alguns dos pontos de atenção, mas lembre-se que as dicas apresentadas aqui não substituem a avaliação de um profissional. Cada veículo tem suas características e particularidades. Além disso, o histórico de problemas anteriores pode servir como parâmetro para o mecânico realizar diferentes verificações.
A dica é manter a organização e regularidade das manutenções preventivas. Mantenha uma rotina de visitas ao mecânico e conte com profissionais de confiança. Invista em manutenções preventivas e economize dinheiro e tempo com futuras manutenções corretivas.
A importância do planejamento das viagens
Além do planejamento de manutenções preventivas, o caminhoneiro precisa ter um cuidado extra no período que antecede as suas viagens. Aqui a dica é fazer uma verificação de peças e sistemas antes das viagens. Os pneus são um ponto de atenção já que não podem estar carecas ou em más condições de trafegabilidade.
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, trafegar com os pneus carecas é uma infração gravíssima, sujeita a multa e cinco pontos na carteira de habilitação. Para saber se o pneu está careca você deve ficar atento ao que determina Resolução 558 do CONTRAN:
Art. 4º – Fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm.
- 1º – A profundidade remanescente será constatada visualmente através de indicadores de desgaste.
- 2º – Quando no mesmo eixo e simetricamente montados, os pneus devem ser idêntica construção, mesmo tamanho, mesma carga e serem montados em aros de dimensões iguais, permitindo-se a assimetria quando originada pela troca de uma roda de reserva, nos casos de emergência.
O pneu acaba mostrando sinais visíveis de desgaste, porém, algumas peças podem não apresentar problemas aparentes e, no entanto, estarem apresentando defeitos. Caso você tenha dúvida sobre as condições de trafegabilidade do seu caminhão, faça uma avaliação junto a uma oficina de sua confiança.
Como você viu, a manutenção periódica é muito importante e deve ser prioridade para que você possa manter o seu caminhão sempre em funcionamento e com segurança. Pequenas ações podem fazer toda a diferença na durabilidade das peças, funcionamento e eficiência do veículo.
Agora que você já sabe a importância das manutenções, vamos ajudar a organizar a manutenção periódica do seu caminhão. Aproveite para fazer o download gratuito do e-book Checklist de peças das peças do caminhão: como deixar a manutenção em dia? e planeje às próximas visitas à oficina.
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