Entenda a diferença entre os fretes CIF e FOB

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

Para cumprir as inúmeras demandas do mercado, existem diversos tipos de envio de cargas. Dependendo das particularidades das mercadorias e da negociação entre as partes envolvidas, é possível definir entre os fretes CIF e FOB. Para isso, é preciso conhecer as diferenças entre eles a fim de escolher a opção mais vantajosa para o momento.

Por serem muito diferentes, tais fretes apresentam critérios e possibilidades variados. Conhecer suas respectivas particularidades é a melhor forma de fazer a escolha ideal para cada operação. Pensando nisso, elaboramos um guia bastante prático e explicativo sobre o assunto. Confira.

O que é frete CIF?

CIF é uma sigla que significa “Cost, Insurance and Freight”, que traduzida para o português corresponde a “Custo, Seguro e Frete”. Nele, o vendedor assume a contratação do frete e o seguro dos itens transportados, até o momento em que a mercadoria chega ao seu destino. Portanto, essa responsabilidade termina somente quando a carga chega no endereço informado pelo cliente.

No CIF, todos os custos operacionais do trajeto são incluídos no preço final do produto vendido, como o valor do frete e o seguro de transporte. Logo, o consumidor não precisa desembolsar valores extras.

O que é frete FOB?

FOB é uma sigla que corresponde à expressão “Free on Board” ou “Livre a Bordo”, em português. Nele, o cliente fica responsável pela integridade e pela entrega da mercadoria, ou seja, ele quem contrata o frete.

Assim que a carga é embarcada, o fornecedor fica livre das obrigações específicas sobre o transporte daquele produto. Dessa forma, o comprador terá de resolver os trâmites necessários e pagar impostos relacionados.

Além disso, existem custos extras imprevisíveis, mas que podem ser resolvidos ao fechar parceria com uma boa transportadora.

Quais as diferenças entre fretes CIF e FOB?

Os fretes CIF e FOB apresentam diferenças evidentes e a principal delas está no custeio do serviço de transporte, nas responsabilidades de contratação e nos cuidados com a carga.

Conheça os fatores que diferenciam essas duas modalidades.

Pagamento do frete

No frete CIF, a empresa fornecedora ou a transportadora assumem a responsabilidade sobre a mercadoria. Dessa forma, o seguro da carga é pago no momento da coleta do pedido. Para compensar essa responsabilidade os custos do frete e do seguro são embutidos no preço de venda que é repassado para o cliente final.

No frete FOB, o comprador realiza o pagamento do frete e do resguardo dos itens enviados no ato de seu recebimento. Dessa forma, a carga é conferida antes do descarregamento a fim de comprovar sua totalidade e integridade, garantindo a padronização do processo e evitando problemas.

Custos do frete

A divisão entre os custos sobre os fretes CIF e FOB varia entre as partes envolvidas no processo. No CIF, o valor está incluso no valor do produto. Em relação ao ICMS, o fornecedor pode especificá-lo na noite fiscal a fim de não gerar custos extras ao comprador, bancando o frete.

Já o frete FOB não está embutido no preço da carga, pois é contratado pelo comprador. Em razão disso, tem seu valor especificado na nota fiscal, considerando a base de cálculo de tributos como PIS, COFINS, ICMS e IPI.

Segurança e responsabilidade pelas mercadorias

Dependendo da modalidade de frete, a gestão de riscos da carga também é definida. No frete CIF, o fornecedor fica responsável pelos custos de transporte e os cuidados necessários. Ele só encerra esse compromisso quando a entrega é realizada no endereço informado pelo cliente.

No frete FOB, o consumidor assume os custos e os riscos do transporte. Ou seja, a transportadora fica isenta dessa responsabilidade e o cliente paga pela proteção da carga desde o embarque até a entrega. No entanto, quando a operação é internacional, o fornecedor fica responsável pelo deslocamento do produto desde seu local de origem até o ponto de embarque.

Como escolher entre frete CIF e FOB na transportadora?

Após compreender a diferença entre frete CIF e FOB fica mais fácil compreender quando uma modalidade é mais adequada que a outra.

O CIF é recomendado para comercializações finais, ou seja, quando a transação é feita diretamente com o consumidor final ou para vários clientes em cargas fracionadas. Essa alternativa é muito benéfica para fornecedores, pois eles ficam responsáveis pela integridade dos produtos durante a entrega.

Já o FOB é uma alternativa viável para atender cargas com alto valor agregado, como ocorre nas vendas entre empresas. Nesse caso, a compradora escolhe como a entrega será realizada, sendo responsável por todas as obrigações do processo. Assim, a transportadora fica isenta de pagar seguros para os produtos mais caros.

Independente disso, para as transportadoras é recomendado oferecer os dois tipos de frete para os clientes a fim de garantir mais opções de negócio.

Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia no setor de logística é fundamental para que as atividades se tornem mais seguras e fáceis de serem realizadas e gerenciadas, visto que as obrigações burocráticas de rotina são essencialmente complexas para serem executadas de forma manual.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser utilizada para o monitoramento de cargas a partir de recursos de rastreio. Dessa forma, os fretes CIF e FOB podem ser acompanhados online e em tempo real, além de ser possível compartilhar a localização da mercadoria entre as partes envolvidas.

Sem falar que uma rastreabilidade robusta de cargas pode diminuir consideravelmente o valor do seguro, pois as seguradoras oferecem descontos para frotistas que contam com esse sistema. Afinal, com essa garantia a possibilidade de o caminhão ser localizado é muito maior.

Além disso, investir em um software de gestão otimiza as atividades administrativas do negócio, pois obrigações de rotina — roteirização, controle da frota, gerenciamento de notas fiscais etc. — serão realizadas com precisão e eficiência.

A decisão entre fretes CIF e FOB pode levar a negociações de interesse entre comprador, vendedor e frotista. No entanto, a escolha deve considerar uma estratégia que beneficie todas as partes envolvidas. Ter um conhecimento apurado para definir a melhor alternativa é indispensável para obter bons resultados.

Utilize o campo de comentários abaixo para mandar seus questionamentos ou complementar algo a respeito de fretes CIF e FOB.

Controlar os custos das sua frota
O guia completo sobre as cabines SCANIA: saiba escolher a ideal para seu negócio
Você também pode gostar

Deixe um comentário