Quais são os tipos de caminhão para frete? Veja aqui

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Planilha Cálculo de Frete

De fato, os custos para comprar um caminhão não são baixos, ainda que seja um seminovo. No entanto, escolher bem é fundamental, considerando aspectos como segurança, manutenção e potencial de revenda. Nesse sentido, é fundamental conhecer os tipos de caminhão para frete.

Ao longo deste texto vamos explicar sobre cada um desses tipos, mostrando como a Scania se destaca de outras marcas no mercado, citando os benefícios de firmar uma parceria com a fabricante. Continue lendo até o final e saiba mais!

Por que escolher bons caminhões para frete?

Por se tratar de um investimento elevado, alguns fatores fundamentais devem ser considerados, como:

  • o tipo de carga que será transportada;
  • distância média percorrida;
  • condições das estradas;
  • fazer uma avaliação financeira, de modo a saber se é viável realizar esse investimento.

Levantar essas informações vai ajudar o dono de frota a evitar a compra de um ou mais veículos que não atendem à demanda, ou com uma capacidade maior do que a frota precisa. Um olhar externo também é de suma importância na hora de escolher um caminhão para frete. Existem momentos em que o segmento de transporte vive boas fases, mas há outros em que ele se depara com as constantes altas no combustível e redução na demanda por fretes, por exemplo.

Uma vez que você escolheu o modelo de caminhão para frete, é preciso definir quantos serão comprados. Junto a isso, é necessário projetar a capacidade de retorno de investimento de um ou mais desses caminhões. Na prática, considerando um financiamento, a ideia é saber a quantidade de dinheiro que sairá da operação para quitar as parcelas e o montante a ser tirado do caixa.

Uma constatação bastante simples nesse sentido é que não se deve adquirir um veículo para frete se a frota não tem condições de pagar. Por mais que ele seja financiado, boa parte da receita será direcionada ao pagamento das parcelas, deixando outras áreas do negócio descobertas.

Por outro lado, também não adianta comprar um caminhão barato que consome muito combustível. Em resumo, a aquisição de veículos para frete requer um levantamento minucioso, visando achar os prós e contras de comprar um caminhão x ou y.

Dois pontos que ainda valem ser mencionados são a distância entre eixos e os diferenciais. Em outras palavras, estamos falando de uma questão que envolve aspectos como a dirigibilidade em curvas e a aceleração em terrenos mais acidentados.

Na prática, o papel do diferencial é distribuir a energia proveniente do motor para as rodas. Tudo isso precisa ser avaliado para não prejudicar a performance do veículo na estrada, visando a segurança do condutor e a entrega das mercadorias no prazo.

Quais são os tipos de caminhão ideal para frete?

Acompanhe, a seguir, alguns dos principais tipos de caminhão para frete!

Carga viva

A característica básica desse caminhão para frete é que ele deve ter uma carroceria com ventilação interna, promovendo a respiração dos animais. Existe ainda uma subdivisão em carroceria boiadeira e gaiola: a primeira é mais apropriada a animais maiores, como cavalos e bois, enquanto a segunda é ideal no transporte de frangos, por exemplo.

Carga frigorífica

A carga frigorífica é aquela composta, entre outras coisas, por alimentos congelados ou resfriados. A característica básica desse caminhão para frete é ter um baú com vedação, além de equipamento de resfriamento e revestimento térmico.

Carga seca

As cargas secas são conhecidas por não demandar tantos cuidados, em comparação às cargas vivas e frigoríficas. Isso porque os produtos já estão devidamente embalados e protegidos contra deslocamentos e avarias ao longo do percurso. A carroceria do tipo baú é necessária no transporte, e o tamanho do veículo pode variar dependendo do volume de carga a ser transportado.

Carga indivisível

Certas mercadorias não podem ser transportadas de modo fracionado. Quando isso acontece, significa que elas são de grandes dimensões, exigindo uma carroceria totalmente aberta. Outro ponto a ser mencionado é que essas mercadorias geralmente têm peso elevado. Isso implica o uso de um cavalo mecânico trucado.

Carga a granel

Pode-se dizer que a carga a granel é o oposto da seca, pelo fato de não ser embalada. Alguns exemplos de itens que podem ser transportados a granel são as matérias-primas, que serão empregadas na produção de algum bem de consumo. Vale ainda destacar que a carga a granel se divide em sólida e líquida. A primeira costuma ter carroceria aberta e carregar cargas altamente pesadas, como grãos de milho e soja.

Já a carga a granel líquida requer um tanque de aço. Além disso, é importante preencher todo esse espaço do tanque, visto que isso ajuda o motorista a conduzir melhor o caminhão. O melhor exemplo de veículo a granel líquido é o carro-pipa.

Carga frágil

Existem também os caminhões destinados a transportar materiais como vidro e cristais. Além disso, é crucial que o motorista tenha o máximo de perícia ao volante, pois um simples movimento brusco pode danificar a mercadoria. O caminhão-baú é o que costuma ser mais usado no transporte de cargas frágeis.

Que modelos a Scania tem disponíveis?

Os modelos Scania são conhecidos por proporcionar economia, conforto, confiabilidade e ótimo poder de revenda. Sobre este último ponto, ele é de suma importância, pois contribui para o veículo não ser tão desvalorizado no futuro, caso se queira adquirir um modelo maior. A fabricante disponibiliza alguns modelos para frete, com quatro opções de cabine e cinco de motores. Os veículos mais procurados são o P360, R450 e o R540.

Onde encontrá-los?

Existem concessionárias Scania autorizadas pelo Brasil, e a WLM é uma delas. Além disso, caso o caminhoneiro opte por um financiamento, é possível recorrer ao banco Scania, que oferece as melhores condições na aquisição de um veículo de frete seguro e que apresenta bom desempenho na estrada.

Como vimos, existem vários tipos de caminhão para frete. Isso implica em uma análise minuciosa das necessidades e finanças da frota, de modo que a compra de um ou mais veículos seja não somente rentável, mas também caiba no orçamento do negócio e não gere grandes desfalques ao caixa.

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