Capacidade de carga: saiba como calcular em sua frota

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Planilha Cálculo de Frete

A capacidade de carga é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma operação de transporte, pois representa a quantidade máxima de peso que um veículo pode transportar. Por isso, saber como calcular a capacidade de carga da sua frota é essencial para garantir a segurança, a eficiência, e a sustentabilidade do seu negócio.

Neste post, vamos entender como fazer esse cálculo, mostrando um passo a passo simples e prático. Além disso, vamos mostrar qual a capacidade de carga dos principais tipos de caminhão e explicar porque respeitar o limite é tão importante. Confira!

O que é capacidade de carga?

A capacidade de carga é o peso máximo que um veículo pode suportar sem comprometer seu desempenho e segurança. Essa medida é vital para prevenir acidentes, garantir a durabilidade e respeitar as regulamentações de trânsito.

Por que é importante fazer esse cálculo?

Um gestor que negligencia o controle dos limites de carga da sua frota acaba assumindo uma série de riscos, afetando a integridade do condutor, do veículo e daqueles presentes na via em que trafega. Confira abaixo os principais.

Aumento da chance de acidentes

Trafegar acima dos limites de carga aumenta os riscos de tombamentos, colisões e saídas de pista devido ao desequilíbrio, instabilidade e dificuldade de frenagem.

Cobrança de multas e penalidades

O excesso de peso por eixo pode resultar em multas e penalidades, com a retenção do veículo até a regularização da carga.

Danos nas mercadorias transportadas

Ao sobrecarregar o caminhão, o gestor aumenta o risco de possíveis danos nas mercadorias transportadas que podem gerar prejuízos e insatisfação dos clientes.

Desgaste e deterioração do veículo

O veículo pode sofrer com o consumo excessivo de combustível, desgaste prematuro de pneus, freios e suspensão, reduzindo sua vida útil e aumentando os custos com manutenção.

Poluição e degradação ambiental

Aumentar a exigência dos veículos além das capacidades projetadas pelo fabricante leva ao aumento da emissão de CO₂, resultando no aumento da poluição. Há também o risco de tombamento de cargas perigosas e nocivas ao meio ambiente.

O controle eficiente da carga não apenas assegura a conformidade legal, mas também preserva a segurança nas estradas, reduz custos operacionais e contribui para a sustentabilidade ambiental.

Como fazer o cálculo da capacidade de carga?

Agora que já compreendemos a importância de calcular a capacidade de carga da sua frota, vamos abordar um ponto crucial: como calcular a capacidade de cada caminhão? Nas linhas abaixo, apresentamos um passo a passo. Confira!

Identifique a tara

O primeiro passo é a identificação da tara, que corresponde ao peso do veículo sem carga. Essa informação pode ser encontrada no manual do veículo ou nas etiquetas coladas na lateral do caminhão. Utilize o valor mais preciso disponível para não prejudicar o cálculo final.

Determine a lotação

A lotação representa a capacidade máxima que o veículo suporta, considerando o peso do condutor, demais ocupantes e cargas adicionais. Essa informação também está presente no manual e na etiqueta lateral, abaixo do valor da tara.

Calcule o Peso Bruto Total (PBT)

O PBT é a soma da tara (T) e da lotação (L). Matematicamente, isso pode ser expresso como:

PBT = T + L

O resultado é o peso máximo que um veículo pode suportar.

Considere o Peso Bruto Total Combinado (PBTC)

Se o veículo é articulado e traciona reboques ou semirreboques, é necessário considerar o PBTC — a soma do peso da tara, da lotação e do peso dos veículos rebocados. A fórmula é semelhante à do PBT:

PBTC = T + L + Peso do Rebocado

Calcule a capacidade de carga

A capacidade de carga (C) representa a quantidade máxima de carga que o veículo pode transportar com segurança. Esse valor é obtido subtraindo a tara (T) do PBT ou do PBTC. A fórmula é simples:

C = PBT – T ou C = PBTC – T

Qual é a capacidade de carga dos principais tipos de caminhões?

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) disponibilizam uma tabela com os limites de capacidade de carga de cada tipo de caminhão. Abaixo, apresentamos os principais modelos. Confira!

Caminhão toco ou semi-pesado

O semi-pesado é um modelo que traz apenas um eixo traseiro, podendo ter dois ou quatro pneus. A capacidade de carga varia de 6 a 14 toneladas, dependendo do modelo, marca e tipo de carroceria.

Caminhão truck ou pesado

Com dois eixos traseiros, podendo ter quatro ou oito pneus, a capacidade de carga dos caminhões truck ou pesado, segundo as recomendações, deve variar de 14 a 23 toneladas.

Caminhão trator

Equipado com apenas um eixo traseiro, podendo ter dois ou quatro pneus, o caminhão trator é acoplado a um semirreboque e deve ter capacidade máxima de 23 a 45 toneladas. Cada versão do veículo e seus componentes influenciam nessa quantidade máxima.

Caminhão Bitruck ou 8×2

Esse modelo tem dois eixos dianteiros e dois traseiros, equipado com oito ou dez pneus. Sua capacidade de carga varia de 23 a 29 toneladas.

Caminhão Rodotrem ou 9 Eixos

Já este tipo de caminhão também conta com eixos dianteiros e dois traseiros, acoplados a dois semirreboques, podendo carregar entre 45 e 74 toneladas.

Esses são apenas alguns exemplos de tipos de caminhão e suas capacidades de carga. Existem outros, como o VUC (Veículo Urbano de Carga), o 3/4, o Cavalo Mecânico, o Biarticulado e o Treminhão. Para informações específicas sobre a capacidade de carga de cada um, consulte as tabelas do DNIT e da ANTT.

O controle da capacidade de carga de uma frota é de suma importância para os gestores que buscam operar nos parâmetros legais, reduzir os riscos de segurança e preservar a integridade da sua frota.

A correta avaliação e controle da capacidade de carga não devem ser encarados apenas como uma obrigação legal, mas como uma prática que beneficia a empresa, seus colaboradores e a comunidade em geral. O uso dessas medidas permite que os gestores assegurem a eficiência operacional e demonstrem um compromisso real com a segurança viária, além da preservação ambiental.

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