4 práticas importantes para um transporte sustentável: confira!
Ao mesmo tempo em que desponta como uma das mais importantes áreas das empresas, a logística é também uma das que mais gera impactos ao meio ambiente. Essa realidade tem impulsionado mudanças no setor e despertado um grande interesse por um conceito: o transporte sustentável.
No entanto, apesar da importância e contextualização do transporte sustentável, ainda é comum haver dúvidas sobre a sua aplicação. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 5 práticas importantes para garantir uma logística cada vez mais verde. Acompanhe!
1. Realizar a otimização de rotas
A otimização de rotas pode ajudar a reduzir o tempo de viagem e a distância percorrida pelos caminhões. Como reflexo disso, é possível minimizar o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões derivadas da sua queima.
Atualmente, a tecnologia é uma das maiores aliadas das empresas quando o assunto é otimização de rotas. Isso porque, com o auxílio de softwares específicos, é possível identificar o caminho mais eficiente para cada entrega.
2. Fazer o uso consciente de combustível
É impossível falar em transporte sustentável sem passar pelo consumo de combustível. Afinal, esse é um dos pontos mais sensíveis da logística rodoviária.
Nesse contexto, adotar medidas para garantir um uso mais consciente e econômico de combustível é fundamental. A grande questão, no entanto, é: como fazer? Aqui, diferentes estratégias podem ser adotadas, como:
- investir no treinamento e aperfeiçoamento contínuo dos motoristas, a fim de que eles estejam aptos a conduzir os veículos da maneira mais eficiente possível;
- utilizar combustíveis menos nocivos ao meio ambiente, como é o caso do diesel S-10 em comparação com o diesel comum;
- evitar o transporte de cargas desnecessárias ou em excesso;
- reduzir o tempo de ociosidade dos motores, desligando-os sempre que possível;
- utilizar tecnologias para eficiência energética, como a recuperação de energia cinética nas frenagens.
3. Manter a manutenção dos veículos em dia
Um transporte mais sustentável e eficiente também passa pela correta manutenção dos caminhões. Afinal, um veículo bem cuidado e devidamente revisado tende a apresentar um desempenho superior em termos de consumo de combustível e durabilidade.
Por isso, toda empresa que deseja reforçar a sustentabilidade em sua logística precisa ter atenção com a manutenção da frota, investindo prioritariamente em ações preventivas. Dessa forma, evita não só custos desnecessários com reparos, mas também garante que a frota está operando de forma eficiente, segura e de acordo com os padrões de emissões.
4. Utilizar embalagens mais ecológicas
As embalagens são usadas para proteger e transportar os produtos, mas muitas vezes são descartadas após o uso, gerando um grande volume de resíduos sólidos. Isso pode ter um impacto negativo no meio ambiente, pois essas embalagens podem levar muitos anos para se decompor e acabar poluindo o solo ou água, se descartadas de forma inadequada.
Por isso, é importante que as empresas estejam atentas ao tipo de embalagem utilizada em seus processos e priorizem alternativas mais sustentáveis, como as fabricadas em materiais recicláveis ou biodegradáveis.
Essa medida, apesar de simples, a longo prazo pode poupar o meio ambiente de uma grande quantidade de resíduos e ainda beneficiar a imagem da empresa.
Por fim, ao implementar todas as práticas de transporte sustentável citadas na rotina do seu negócio, é possível não só reduzir os impactos ambientais das suas operações, mas alcançar melhorias também do ponto de vista financeiro, como a redução dos custos de produção e o aumento da eficiência operacional.
Assim, a otimização de rotas e o uso consciente de combustível, por exemplo, podem reduzir os custos com combustível e manutenção dos veículos, enquanto a utilização de embalagens mais sustentáveis pode melhorar a imagem da empresa e atrair novos consumidores.
Gostou deste conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!