Pensando em comprar caminhão, mas tem dúvidas se esse é o momento ideal? Por ser um investimento alto, é natural que muitos caminhoneiros tenham dúvidas sobre a possibilidade de aumentar a sua frota e, por isso, preparamos o post de hoje.

A insegurança e as diversas análises a serem realizadas podem complicar essa decisão, no entanto, o importante é não agir com precipitação. Hoje nós o ajudaremos a avaliar se você está preparado e pode partir para uma nova fase de sua vida profissional.

Quer entender melhor? Leia o post e confirme se o momento certo de comprar outro veículo já chegou!

Sinais de que está na hora de comprar caminhão

Indo direto ao assunto, vamos ajudá-lo a interpretar os sinais de que está na hora de dar um passo à frente e adquirir o seu segundo caminhão. Afinal, é preciso estar atento e aprender a identificar que esse pode ser um ótimo negócio.

Existem situações e momentos propícios para ideias de expansão. Como autônomo, saber identificá-los pode ser o segredo para alcançar o sucesso profissional.

Confira!

Surgimento de novos negócios

Você tem apenas um caminhão e, de repente, começa a firmar novas parcerias. Esse aumento de demanda é um sinal claro de que, via de regra, o seu caminhão não será suficiente para aproveitar todos esses novos negócios.

Em outras palavras, o surgimento de novos negócios é uma oportunidade de crescer e aumentar a sua rentabilidade, mas, muitas vezes, isso demanda uma frota maior. Se isso estiver acontecendo com você, talvez seja o momento de pensar em expansão.

Ofertas de cargas maiores

Ainda que não surjam novos clientes, é possível que seus parceiros demandem pelo transporte de cargas maiores do que seu caminhão é capaz de conduzir. Nesse caso, para não perder negócios, a compra de um novo veículo pode ser a melhor saída.

Ora, se você não puder atender às necessidades de seus clientes, pode acabar perdendo espaço no mercado para outro motorista que disponha de uma frota maior e mais adequada. Pense nisso!

Condições financeiras para expandir a sua frota

O terceiro sinal ao qual você precisa estar atento diz respeito às suas condições financeiras. Se você está passando por uma boa fase, suas dívidas estão controladas e o rendimento mensal tem sido bom, isso pode ajudá-lo a adquirir um novo caminhão de maneira mais segura e planejada.

Por outro lado, caso esteja passando por uma fase difícil, muitas contas pessoais e do negócio atrasadas, talvez seja mais prudente se organizar e aguardar o momento certo para tomar essa decisão.

Caminhão novo ou seminovo: as vantagens e desvantagens de cada escolha

Depois de todas essas análises, é possível que você conclua que o momento é oportuno e que é preciso aproveitá-lo para aumentar a sua frota pessoal. No entanto, ainda há uma dúvida comum e, muitas vezes, difícil de ser sanada sozinha.

Afinal, o que vale mais a pena: comprar um caminhão novo ou um seminovo? Para que você não faça essa escolha sozinho, preparamos esse tópico com as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções.

Quer aprender? Continue com a leitura!

Os pontos positivos e negativos de comprar um caminhão novo

Adquirir um caminhão zero é o sonho de muitos caminhoneiros e, claro, essa é uma escolha que possui grandes vantagens, mas também existem alguns pontos negativos que você precisa conhecer. Veja a seguir: Menos gastos com manutenção

Uma das grandes vantagens de adquirir um caminhão novo é, sem dúvidas, o baixo custo de manutenção do veículo. Em geral, esses veículos demandam reparos com muito menos frequência e isso gera economia e produtividade ao seu negócio.

Além disso, as boas concessionárias possuem planos de manutenção preventiva, o que faz com que a vida útil de seu veículo se prolongue, já que todos os cuidados são tomados por profissionais qualificados e especializados no seu modelo de caminhão.

Menor consumo de combustível e mais tecnologia

A tecnologia está sempre evoluindo para produzir caminhões mais econômicos, menos poluentes e com diversos recursos que facilitam a vida do caminhoneiro nas estradas. Por isso, quem adquire um caminhão novo acaba desfrutando de um produto mais moderno e que consome menos óleo diesel.

Maior investimento

Apesar das vantagens apresentadas, é preciso lembrar que o investimento para adquirir um veículo zero quilômetro é maior. Se esse for o seu maior obstáculo, talvez não seja a melhor opção para o momento. Mas, caso esteja dentro de suas possibilidades, mais adiante mostraremos as diversas opções para concretizar esse objetivo.

As vantagens e desvantagens de comprar um caminhão seminovo

Se preferir um veículo usado ou seminovo, além de ficar alerta quanto à documentação (como, IPVA, o seguro obrigatório, DPVAT, seu certificado de registro, o certificado de licenciamento e a Inspeção Veicular Ambiental), você deverá avaliar as condições do caminhão, observando:

  • lataria;

  • portas e faróis;

  • capô;

  • suspensão;

  • volante e alavanca de câmbio;

  • rolamentos, pivôs, buchas;

  • sinais de ferrugem, colisões traseiras, furos camuflados.

É importante fazer um test-drive. Se possível, faça sua compra em concessionárias, com maiores garantias e proteção do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em muitos casos, é possível financiar esses veículos.

Assim como o caminhão novo, a compra de um veículo seminovo pode ter grandes vantagens e, é claro, alguns pontos negativos. Ou seja, essa também pode ser uma boa opção para você que pretende aumentar o seu negócio, desde que todos os prós e contras sejam devidamente avaliados.

Por isso, acompanhe a seguir os dois lados dessa decisão:

Baixa desvalorização do veículo

Quem já comprou um veículo novo sabe que a sua desvalorização é bem maior do que a de um veículo seminovo. Com a compra de caminhão seminovo, você, provavelmente, terá uma perda menor ao revendê-lo.

Mas cuidado! Se a sua intenção é demorar muitos anos para trocar esse caminhão, talvez um zero quilômetro seja mais vantajoso, principalmente em decorrência dos problemas que podem surgir em razão do desgaste natural a que estão submetidos.

Seguro mais caro

Uma desvantagem real de um caminhão seminovo é o custo mais elevado do seguro. Como motorista profissional, você sabe que enfrentar os inúmeros riscos das estradas e rodovias do país sem qualquer segurança não é uma decisão inteligente.

Por outro lado, a contratação desse tipo de proteção costuma ser mais cara para veículos seminovos, já que a mão de obra e reposição de peças de veículos antigos é mais difícil, o que representa um risco às seguradoras.

Comprando o segundo caminhão: as alternativas para concretizar esse sonho

Já fornecemos várias informações ao longo do post e se você já escolheu aumentar a frota e também já fez a escolha entre um veículo novo e seminovo, é hora que concretizar essa compra. Afinal, você prefere comprar à vista ou fazer um financiamento?

Conforme dito, adquirir um caminhão novo à vista implica em um investimento inicial alto, principalmente se você escolher modelos mais confortáveis, com maior robustez, qualidade e de marcas confiáveis e consagradas.

Por isso, o fundamental é fazer uma pesquisa entre as concessionárias e na internet para, só depois de analisar o custo-benefício, chegar a uma conclusão sobre onde e qual modelo comprar.

Além disso, é possível adquirir um caminhão seminovo ou usado por um preço mais acessível, mas isso exige cuidados em relação à origem do veículo e a sua documentação — nesse caso o ideal é adquirir em concessionária em que a origem é confiável.

Caso decida-se por um veículo novo, pode ser que a melhor opção seja o financiamento para não pesar muito na hora de pagar.

Fazer um financiamento para um veículo novo

O motorista deve prestar muita atenção para fazer um bom financiamento. São três pontos fundamentais:

  • valor financiado;

  • prazo;

  • custos da linha de financiamento.

Conforme indicação de Ponceano Vivas (diretor da Associação Brasileira de Bancos — ABBC), as linhas de crédito para motoristas autônomos são:

  • Finame TJLP;

  • crédito Direto ao Consumidor (CDC);

  • leasing.

Você pode ver mais detalhes das linhas de financiamento de veículos no site do BNDES

Fazer um consórcio

Outra opção é fazer um consórcio para comprar o segundo caminhão. Como você já tem um, poderá esperar um pouco mais para ampliar a frota. As regras são as mesmas aplicadas nos outros consórcios.

Consórcios de caminhões costumam durar até 120 meses. Você poderá antecipar a sua contemplação por meio de sorteios e lances (é permitido o lance embutido, aquele que o consorciado oferece parte do valor da carta de crédito como lance).

O importante é escolher uma administradora autorizada pelo Banco Central e comparar as taxas administrativas (consórcio não cobra juros). Leia o contrato e fique atento a todas as regras e condições.

Quando receber a sua carta de crédito, poderá escolher o modelo de caminhão que preferir (até um modelo seminovo ou usado), tendo o direito de completar a diferença e comprar um caminhão de valor maior ou comprar um mais barato e usar o saldo para quitar o seu consórcio.

Além disso, também é permitido utilizar 10% do valor da carta de crédito para despesas do veículo (como pagamento de impostos e licenciamento).

Agregar o caminhão: uma segunda opção

Digamos que você não considere o negócio muito lucrativo. Está certo de que comprar um segundo caminhão não é uma boa decisão nesse momento. A preocupação é fazer com que o seu único caminhão se torne rentável.

Agregar o veículo é uma alternativa. O agregado não é um funcionário, mas tem que seguir as regras da empresa na qual se agregou. Você poderá evitar riscos como ficar muitos dias ou semanas com o veículo inativo ou como voltar de uma longa viagem sem o frete de retorno.

O motorista agregado deverá assumir os dispêndios com a manutenção do veículo (incluindo os pneus), deverá recolher o valor integral e mensal correspondente à Previdência Social para garantir a sua aposentadoria e se responsabilizará pela carga transportada.

Chegamos ao final do post de hoje e, como você percebeu comprar caminhão é uma decisão importante e muito estratégica para o seu crescimento profissional. Portanto, avalie todos os pontos aqui apresentados e procure não tomar uma decisão precipitada. Afinal, o planejamento é o segredo para o sucesso!

Gostou deste conteúdo? Está planejando comprar o seu segundo caminhão? Conte-nos quais são as suas maiores dúvidas e dificuldades! Estamos preparados para ajudá-lo!