O caminhoneiro sabe a importância do seu veículo: o caminhão é o seu sustento, seu estilo de vida e um patrimônio. Afinal, o investimento feito para adquiri-lo é alto e exige um bom planejamento financeiro para que o profissional consiga manter suas contas em dia. Mesmo assim, é importante contar com caminhões novos — mais econômicos e seguros, e até mesmo aumentar a sua frota para conseguir atingir mais clientes ou obter uma renda extra.

Nesse artigo, vamos lhe mostrar uma modalidade que vem se popularizando na compra de caminhões: o consórcio. Você sabe como esse sistema funciona e quais os benefícios do consórcio? Descubra a seguir!

1. Entenda o consórcio

No consórcio de caminhões, os compradores compõem um grupo de poupança conjunta em que cada um faz contribuições mensais durante um período predefinido. A cada mês, um ou mais consorciados é sorteado e recebe a sua carta de crédito, um documento que garante ao cotista a aquisição do seu bem junto a uma concessionária autorizada. Esse procedimento é repetido até que todos os consorciados sejam contemplados.

É importante entender que, mesmo que você seja sorteado logo nos primeiros meses, você deverá continuar mantendo as prestações do consórcio em dia. Dessa forma, nenhum dos cotistas sai prejudicado. Todo esse processo é coordenado por uma administradora do consórcio que faz a cobrança de um valor pelo serviço, geralmente chamada de taxa de administração.

2. Dispense a entrada

Quando falamos na compra de veículos, existem algumas possibilidades bastantes claras: realizar o pagamento à vista, fazer um financiamento ou entrar em um consórcio. Nas duas primeiras opções, é preciso ter um grande valor já poupado, tanto para quitar o valor completo ou mesmo para garantir uma boa entrada já que, quanto maior a entrada em um financiamento, menores as parcelas e juros.

No entanto, em meio a crise econômica, esse tipo de solução está cada vez mais distante da realidade do caminhoneiro. No consórcio, entretanto, não é preciso desembolsar grandes valores logo no início do processo já que nenhuma entrada é cobrada nessa modalidade de pagamento.

Assim, você pode começar a adquirir um novo caminhão mesmo sem muito capital de reserva ou, ainda, utilizar esse dinheiro guardado para outras ações, como a manutenção do seu caminhão atual, em um bom seguro automotivo ou para outras demandas pessoais.

3. Não pague juros e alguns tributos

Outro problema com os financiamentos é bastante conhecido: os juros. Esse é o valor que a instituição financeira cobra todos os meses para lhe emprestar o dinheiro que será utilizado na compra do caminhão. Você deve saber que as taxas de juros no Brasil estão entre as mais altas do mundo e, no financiamento, elas estão presentes desde a entrada até o pagamento das parcelas.

Por outro lado, as prestações de um consórcio não apresentam a cobrança desse tipo de taxa. Embora seja preciso pagar a taxa de administração, esse valor é bem abaixo do que é descontado em juros. Além disso, o consorciado também não precisa lidar com alguns encargos financeiros, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

4. Tenha uma poupança planejada

O consórcio também é uma opção interessante para quem tem dificuldades de poupar de forma espontânea, ou seja, aquelas pessoas que, mesmo tendo uma sobra de renda ao final de cada mês, acabam gastando essa quantia em produtos ou serviços que seriam dispensáveis.

Ao se tornar um consorciado, o caminhoneiro passa a fazer parte de um esforço conjunto de poupança, com datas e valores já previstos que devem ser destinados a compra do seu novo caminhão. Esse é um verdadeiro estímulo para que você consiga fazer com que uma pequena parte do seu lucro mensal se torne um investimento com retorno garantido em médio e longo prazo.

5. Conte com prazos maiores e prestações menores

Nós já falamos que o consórcio livra o caminhoneiro de ter que lidar com juros, entradas e alguns encargos. Tudo isso acaba impactando no valor das prestações de forma positiva, já que cada parcela fica mais barata.

Além disso, é possível diluir o pagamento de toda a sua cota no tempo que você achar adequado, seja de um ano, três, quatro ou cinco. Assim, pagando aos pouquinhos, você consegue comprar o caminhão dos seus sonhos em um tempo preestabelecido sem ter que fazer grandes sacrifícios mensais todos os meses.

Você ainda pode ser contemplado antes mesmo de terminar de quitar o consórcio, aumentando a sua capacidade de produzir mais com um novo caminhão e usá-lo de forma efetiva para pagar o próprio consórcio.

6. Garanta a segurança do investimento

Ainda hoje, há quem acredite que consórcios podem ser inseguros e que todo o investimento pode ser perdido por conta de fraudes ou insolvência da administradora. A verdade é que as administradoras de consórcios precisam ser autorizadas pelo Banco Central, instituição que também fiscaliza as empresas do ramo.

Também existe a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, que também dá visibilidade a empresas com reputação confiável e que podem dar a segurança necessária para o investimento de seus consorciados. Além dessas garantias institucionais, você também pode contar com ajuda profissional para avaliar cada contrato e fazer uma pesquisa por prestadoras de serviços que vão cuidar bem do seu investimento.

7. Planeje a expansão da sua frota

Renovar e expandir a sua frota de caminhões é uma atitude necessária para quem deseja se manter competitivo no mercado e aumentar os ganhos do seu trabalho. Com uma frota nova, você consegue atingir mais clientes, cobrar valores de frete mais lucrativos e, ainda, ter a sua imagem e reputação junto ao mercado melhoradas. Além disso, veículos mais modernos precisam ser adquiridos com o passar dos anos, tanto para que o caminhoneiro tenha acesso a bens mais seguros quanto também mais confortáveis.

Com o consórcio, você consegue planejar essa expansão ou renovação com bastante antecedência, fazendo com que o caminho para o crescimento profissional seja mais previsível e seguro. Isso tudo sem precisar abrir mão da sua estabilidade financeira já que as parcelas do consórcio podem se encaixar facilmente no seu orçamento mensal.

No momento de escolher uma administradora, pesquise por aquelas confiáveis e com bom custo-benefício. O Consórcio Scania é realizado com caminhões que saem diretamente da fábrica da montadora, possuem planos de até seis meses e ainda oferecem vantagens como o seguro prestamista com uma das menores taxas do mercado.

O consórcio Scania está comemorando 35 anos e, por isso, oferece uma promoção de viagem de quatro dias entre os consorciados do plano de consórcio do veículo R440 6X2 para São Paulo e, ainda, vai sortear dois caminhões. Vai ficar de fora dessa?

Gostou de conhecer os benefícios do consórcio? Enquanto você avalia se está na hora de aumentar a sua frota por meio dessa modalidade, não descuide do seu trabalho diário, conferindo o nosso e-book que é um guia completo para dirigir de forma consciente e econômica!