Scania R450 e R510: conheça os novos motores da marca

Scania R450 e R510: conheça os novos motores da marca

Tecnologia, praticidade e economia são essenciais para uma boa operação do caminhoneiro nas estradas, não é mesmo? Pois essa é a proposta dos motores Scania R450 e R510, que acabam de chegar ao mercado brasileiro com a promessa de revolucionar o segmento de extrapesados.

Apresentados durante a Fenatran 2017, em outubro, os modelos reafirmam o compromisso da marca sueca em oferecer aos motoristas o melhor produto do mercado. Neste post, revelamos os detalhes dos monstros escondidos sob o capô dos novos modelos da Linha R.

Ficou curioso? Então, descubra por que a sua frota não pode ficar sem os caminhões R450 e R510!

Ficha técnica

R450

Motor 13 litros com 6 cilindros em linha
Potência 450 cv
Pico de Potência 1.900 RPM
Torque 2.350 Nm entre 1.000 e 1.300 RPM
Compatibilidade configurações 6×2 e 6×4 e cabines R Highline e R Streamline. Cabines R, R Highline e R Highline com os opcionais Streamline (Interclima, defletores laterais, faixas decorativas, kit multimídia e parachoques na cor do veículo).

R510

Moto 13 litros com 6 cilindros em linha
Potência 510 cv
Pico de Potência 1.900 RPM
Torque 2.550 Nm entre 1.00 e 1.300 RPM
Compatibilidade configurações 6×2 e 6×4. Cabines R, R Highline e R Highline com os opcionais Streamline (Interclima, defletores laterais, faixas decorativas, kit multimídia e parachoques na cor do veículo).

 

Sistema de injeção multiponto, com bomba de alta compressão

A principal novidade dos novos Scania R450 e R510 é a tecnologia de injeção em alta pressão. Além de otimizar o desempenho e o aproveitamento de combustível do veículo, o sistema economiza em até 5% o consumo de diesel do caminhão.

Acionada eletronicamente, a injeção multiponto é uma alternativa aos pistões mecânicos dos sistemas injetores tradicionais, por atuar de forma constante no motor, evitando “trancos”. Graças a pressão oferecida pela bomba de alta pressão e os injetores não serem acionados mecanicamente, o sistema consegue fazer múltiplas injeções na câmara de combustão. Elas são divididas em 3 tempos e cada uma conta com um objetivo específico, sendo:

  • pré-injeção — mais fraca, é a responsável por aquecer a câmara de combustão e tem por principal função reduzir o ruído e provocar a queima inicial no motor;
  • injeção principal — provoca o torque no motor e tem por objetivo girar o propulsor;
  • pós-injeção — finaliza a queima do combustível e reduz a emissão de poluentes, fuligem e partículas depositadas no motor.

Bloco em CGI

Além do sistema de injeção de última geração, os propulsores 450 e 510 contam com uma nova composição no bloco do motor, feito em Ferro Grafite Compactado (Compacted Graphite Iron — CGI).

O bloco em CGI duplica a resistência do motor à fadiga, sem aumentar o peso do caminhão. Sua principal vantagem é a durabilidade, com melhor dissipação de calor e menos chances de trincas provocadas pelo superaquecimento do sistema.

Essa robustez é essencial, levando em conta a superioridade de potência e torque dos modelos R450 e R510. Afinal, esses são caminhões sujeitos às altas rotações do dia a dia do caminhoneiro rodoviário.

Novo sistema SCR

Em conformidade com as legislações do Proconve 7 e Euro 5, os caminhões da Linha R também revolucionaram seu sistema de catalisador, reduzindo a emissão de poluentes com mais praticidade e menos custo para o caminhoneiro.

Evolução da tecnologia Redução Catalítica Seletiva (Selective Catalytic Reduction — SCR) presente no modelo R440, a nova geração do sistema SCR é composta por um sistema mais simples e intuitivo, com a redução de peças sujeitas a quebras e falhas de operação.

Acionado eletronicamente, o novo sistema SCR dispensa a bomba de ar presente no sistema anterior, facilitando procedimentos de manutenção e reparo do equipamento.

Novo sistema de filtro centrífugo

Trocar os filtros de óleo também ficou mais fácil nos caminhões Scania R450 e R510. Tudo graças ao novo sistema em cartucho, que proporciona maior rapidez na substituição de componentes no motor.

Os cartuchos evitam o depósito de resíduos no propulsor e facilitam a limpeza completa do sistema. Além de otimizar o uso e a troca de óleo, o novo sistema de filtro centrífugo em cartucho não agride o meio ambiente, podendo ser descartado com menor risco de contaminação.

fale conoscoPowered by Rock Convert

5 motivos para ter os caminhões R450 e R510 em sua frota

Se toda a tecnologia e praticidade dos novos motores Scania ainda não te convenceu, confira 5 razões pelas quais você precisa renovar sua frota com esses lançamentos da marca europeia!

1. Maior rentabilidade e economia de combustível

Atualmente, os gastos com combustível representam 40% dos custos operacionais do profissional caminhoneiro. Especialmente em tempos de incerteza econômica e de flutuações de preço constantes nos postos pelo Brasil.

Com isso em mente, não há como discordar que uma melhoria de 5% no consumo representa uma economia significativa no bolso do caminhoneiro. E isso se comparado ao R440, eleito o caminhão mais econômico da categoria.

Na ponta do lápis, menos consumo representa mais investimento na operação do caminhoneiro rodoviário — seja em confortos de viagem, acessórios ou melhores manutenções.

Aliar maior torque e potência da categoria ao menor consumo de diesel é o principal compromisso Scania com as Linhas R450 e R510. E com matemática (e dinheiro) não se brinca, não é mesmo?

2. Maior velocidade média da categoria

Com motores mais leves e mais potentes, os caminhões R450 e R510 vão mais longe, mais rápido! Isso reflete em viagens mais curtas, que por sua vez refletem em maior frequência de viagens para o caminhoneiro, proporcionando uma operação mais rentável.

3. Menor emissão de poluentes

Sempre à frente do mercado quando o assunto é atenção com o meio ambiente, a Scania foi a precursora do Proconve 7 ao apresentar o R440, lançado em 2012 e até hoje líder de vendas no Brasil. E a fabricante não foi diferente com o R450 e R510, que chegam com o sistema Arla 32 ainda mais moderno e intuitivo.

Da Europa para as estradas brasileiras, a tecnologia SCR chega ainda melhor aos novos veículos da família Scania, com sistemas catalisadores de última geração e emissão mínima de poluentes.

4. Menor emissão de ruídos

Graças à injeção multipontos e ao novo bloco em CGI, os novos motores Scania vão além da performance, oferecendo mais conforto na cabine do caminhão. Isso é notado com a redução de ruídos, pancadas e vibrações durante a direção. O resultado são viagens mais silenciosas e confortáveis para o caminhoneiro, desde a partida até a chegada ao destino final.

5. Maior durabilidade e confiabilidade do motor

Por fim, a Scania aposta em tecnologia para atacar a principal preocupação do profissional que depende do seu caminhão para trabalhar — a integridade e resistência do motor. Moderno e com composição mais leve e resistente, os novos propulsores 450 e 510 oferecem a segurança de uma viagem tranquila, com menos quebras e paradas não programadas.

Equipados com sistemas eletrônicos de última geração, os propulsores da nova Linha R não param por qualquer problema, contando com dispositivos secundários que compensam eventuais falhas em componentes do motor — como é o caso do sistema de injeção dividido em 3 tempos.

Para melhorar ainda mais, o motorista agora pode contar com uma nova ferramenta de verificação do nível de óleo do motor. Instalado no painel, o novo verificador de óleo oferece uma alternativa às tradicionais varetas, possibilitando o monitoramento do lubrificante em tempo real, sem sair da cabine. 

Agora você já sabe por que a Scania oferece as melhores soluções para o caminhoneiro. Tá esperando o quê? Entre em contato com a gente, e venha conhecer pessoalmente os novos modelos R450 e R510!


About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe 10 materiais para maximizar o lucro do motorista

Newsletter

Receba dicas e novidades sobre caminhões, no seu email:

Parceiros

WhatsApp

Canal WLM

Play
Play
Play
Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
Slider

Aumentar seus rendimentos como caminhoneiro

Guia do controle de custos da frota

Guia do controle de custos da frota
Share This