Scania R450 e R510: conheça os novos motores da marca
Tecnologia, praticidade e economia são essenciais para uma boa operação do caminhoneiro nas estradas, não é mesmo? Pois essa é a proposta dos motores Scania R450 e R510, que acabam de chegar ao mercado brasileiro com a promessa de revolucionar o segmento de extrapesados.
Apresentados durante a Fenatran 2017, em outubro, os modelos reafirmam o compromisso da marca sueca em oferecer aos motoristas o melhor produto do mercado. Neste post, revelamos os detalhes dos monstros escondidos sob o capô dos novos modelos da Linha R.
Ficou curioso? Então, descubra por que a sua frota não pode ficar sem os caminhões R450 e R510!
Ficha técnica
R450
Motor | 13 litros com 6 cilindros em linha |
Potência | 450 cv |
Pico de Potência | 1.900 RPM |
Torque | 2.350 Nm entre 1.000 e 1.300 RPM |
Compatibilidade | configurações 6×2 e 6×4 e cabines R Highline e R Streamline. Cabines R, R Highline e R Highline com os opcionais Streamline (Interclima, defletores laterais, faixas decorativas, kit multimídia e parachoques na cor do veículo). |
R510
Moto | 13 litros com 6 cilindros em linha |
Potência | 510 cv |
Pico de Potência | 1.900 RPM |
Torque | 2.550 Nm entre 1.00 e 1.300 RPM |
Compatibilidade | configurações 6×2 e 6×4. Cabines R, R Highline e R Highline com os opcionais Streamline (Interclima, defletores laterais, faixas decorativas, kit multimídia e parachoques na cor do veículo). |
Sistema de injeção multiponto, com bomba de alta compressão
A principal novidade dos novos Scania R450 e R510 é a tecnologia de injeção em alta pressão. Além de otimizar o desempenho e o aproveitamento de combustível do veículo, o sistema economiza em até 5% o consumo de diesel do caminhão.
Acionada eletronicamente, a injeção multiponto é uma alternativa aos pistões mecânicos dos sistemas injetores tradicionais, por atuar de forma constante no motor, evitando “trancos”. Graças a pressão oferecida pela bomba de alta pressão e os injetores não serem acionados mecanicamente, o sistema consegue fazer múltiplas injeções na câmara de combustão. Elas são divididas em 3 tempos e cada uma conta com um objetivo específico, sendo:
- pré-injeção — mais fraca, é a responsável por aquecer a câmara de combustão e tem por principal função reduzir o ruído e provocar a queima inicial no motor;
- injeção principal — provoca o torque no motor e tem por objetivo girar o propulsor;
- pós-injeção — finaliza a queima do combustível e reduz a emissão de poluentes, fuligem e partículas depositadas no motor.
Bloco em CGI
Além do sistema de injeção de última geração, os propulsores 450 e 510 contam com uma nova composição no bloco do motor, feito em Ferro Grafite Compactado (Compacted Graphite Iron — CGI).
O bloco em CGI duplica a resistência do motor à fadiga, sem aumentar o peso do caminhão. Sua principal vantagem é a durabilidade, com melhor dissipação de calor e menos chances de trincas provocadas pelo superaquecimento do sistema.
Essa robustez é essencial, levando em conta a superioridade de potência e torque dos modelos R450 e R510. Afinal, esses são caminhões sujeitos às altas rotações do dia a dia do caminhoneiro rodoviário.
Novo sistema SCR
Em conformidade com as legislações do Proconve 7 e Euro 5, os caminhões da Linha R também revolucionaram seu sistema de catalisador, reduzindo a emissão de poluentes com mais praticidade e menos custo para o caminhoneiro.
Evolução da tecnologia Redução Catalítica Seletiva (Selective Catalytic Reduction — SCR) presente no modelo R440, a nova geração do sistema SCR é composta por um sistema mais simples e intuitivo, com a redução de peças sujeitas a quebras e falhas de operação.
Acionado eletronicamente, o novo sistema SCR dispensa a bomba de ar presente no sistema anterior, facilitando procedimentos de manutenção e reparo do equipamento.
Novo sistema de filtro centrífugo
Trocar os filtros de óleo também ficou mais fácil nos caminhões Scania R450 e R510. Tudo graças ao novo sistema em cartucho, que proporciona maior rapidez na substituição de componentes no motor.
Os cartuchos evitam o depósito de resíduos no propulsor e facilitam a limpeza completa do sistema. Além de otimizar o uso e a troca de óleo, o novo sistema de filtro centrífugo em cartucho não agride o meio ambiente, podendo ser descartado com menor risco de contaminação.
5 motivos para ter os caminhões R450 e R510 em sua frota
Se toda a tecnologia e praticidade dos novos motores Scania ainda não te convenceu, confira 5 razões pelas quais você precisa renovar sua frota com esses lançamentos da marca europeia!
1. Maior rentabilidade e economia de combustível
Atualmente, os gastos com combustível representam 40% dos custos operacionais do profissional caminhoneiro. Especialmente em tempos de incerteza econômica e de flutuações de preço constantes nos postos pelo Brasil.
Com isso em mente, não há como discordar que uma melhoria de 5% no consumo representa uma economia significativa no bolso do caminhoneiro. E isso se comparado ao R440, eleito o caminhão mais econômico da categoria.
Na ponta do lápis, menos consumo representa mais investimento na operação do caminhoneiro rodoviário — seja em confortos de viagem, acessórios ou melhores manutenções.
Aliar maior torque e potência da categoria ao menor consumo de diesel é o principal compromisso Scania com as Linhas R450 e R510. E com matemática (e dinheiro) não se brinca, não é mesmo?
2. Maior velocidade média da categoria
Com motores mais leves e mais potentes, os caminhões R450 e R510 vão mais longe, mais rápido! Isso reflete em viagens mais curtas, que por sua vez refletem em maior frequência de viagens para o caminhoneiro, proporcionando uma operação mais rentável.
3. Menor emissão de poluentes
Sempre à frente do mercado quando o assunto é atenção com o meio ambiente, a Scania foi a precursora do Proconve 7 ao apresentar o R440, lançado em 2012 e até hoje líder de vendas no Brasil. E a fabricante não foi diferente com o R450 e R510, que chegam com o sistema Arla 32 ainda mais moderno e intuitivo.
Da Europa para as estradas brasileiras, a tecnologia SCR chega ainda melhor aos novos veículos da família Scania, com sistemas catalisadores de última geração e emissão mínima de poluentes.
4. Menor emissão de ruídos
Graças à injeção multipontos e ao novo bloco em CGI, os novos motores Scania vão além da performance, oferecendo mais conforto na cabine do caminhão. Isso é notado com a redução de ruídos, pancadas e vibrações durante a direção. O resultado são viagens mais silenciosas e confortáveis para o caminhoneiro, desde a partida até a chegada ao destino final.
5. Maior durabilidade e confiabilidade do motor
Por fim, a Scania aposta em tecnologia para atacar a principal preocupação do profissional que depende do seu caminhão para trabalhar — a integridade e resistência do motor. Moderno e com composição mais leve e resistente, os novos propulsores 450 e 510 oferecem a segurança de uma viagem tranquila, com menos quebras e paradas não programadas.
Equipados com sistemas eletrônicos de última geração, os propulsores da nova Linha R não param por qualquer problema, contando com dispositivos secundários que compensam eventuais falhas em componentes do motor — como é o caso do sistema de injeção dividido em 3 tempos.
Para melhorar ainda mais, o motorista agora pode contar com uma nova ferramenta de verificação do nível de óleo do motor. Instalado no painel, o novo verificador de óleo oferece uma alternativa às tradicionais varetas, possibilitando o monitoramento do lubrificante em tempo real, sem sair da cabine.
Agora você já sabe por que a Scania oferece as melhores soluções para o caminhoneiro. Tá esperando o quê? Entre em contato com a gente, e venha conhecer pessoalmente os novos modelos R450 e R510!
4.5
4.5
Preciso saber quantos litros pega o tanque do r450 real
Olá Pedro! Os veículos são montados com 02 tanque de 400 litros.
Boa noite tira uma dúvida minha qual a capacidade do tanque do arla doscania R450 2017 modelo2018
Grato
Olá José! Normalmente eles são montados com tanque do Arla de 85 litros, com opcionais de 65, 105 litros.
Bom dia o 450 qual a carga recomendada, ´´´´´´´´é pra quantas toneladas?
Olá João. O veiculo 450 cv tem maiores aplicações em carretas 02 eixos, 03 eixos convencionais e vandeleias, na caçamba, cegonhas, cargas secas, silos, combustíveis etc. Peso liquido próximo de 35 liquido.
Boa tarde! gostaria de saber o peso da scania r 450 6×4 ?
Olá Wenderley! A tara do R450 6×4 é entre 10 e 15 toneladas, dependendo do implemento ou configuração.
Bom dia ! Gostaria de confirmar a capacidade do cárter das Scania R450 e R500 2019 em diante de 36 litros, e a recomendação do óleo 10W40 para esses modelos
Olá Warley! A capacidade máxima do cárter do R450 e R500 é 41 litros e o óleo recomendado é sintético LDF-3 10w40.
Olá, Queria saber a capacidade em m³ e em Kg do, ScaniaR450. Obrigado
Olá! Precisa saber com relação ao implemento a ser aplicado. Gentileza verificar com os representantes dos implementos.
Saberia me dizer qual o código dessa poltrona do motorista? Preciso realizar uma troca e não consigo essa informação
Olá Marcelo! Sugerimos uma visita a uma oficina especializada para averiguarmos melhor.
Gostaria de comprar um R500 6×4 .tem com motor 6 cilindros.
Olá Valter! Os caminhões Scania são montados de acordo com a necessidade do cliente. Por isso, não conseguimos falar ao certo o valor para cada modelo postado. Acesse o link
https://conteudowlmscania.itaipumg.com.br/fale-conosco e saiba quanto ficaria um caminhão feito para o seu negócio!
Boa tarde.
Porque as novas scania nâo vem com motor V8 Como na Europa pelo menos com o símbolo V8 na grade.
Olá Dawdson! Com a modularização da Scania é possível configurar um veículo com uma infinidade de combinações de trem de força, cabina, chassi… isso possibilita montar o veículo de acordo com a necessidade do cliente.
Boa noite….sabe informar o consumo real do 450 na marcha lenta????
Olá Marco! Aproximadamente 5,4 l/h.
Qual é a pressão do oleo em sua normalidade?
Ao acender a luz amarela indicando que a pressão do oleo esta baixa, ate quantos km posso rodar para chegar no Socorro?
Ao
Olá Wellington! A pressão é de 2,5 a 5 bar, não há distância estabelecida, porque existe muitas variáveis , recomendamos conduzir o veículo até local seguro e acionar o Scania assistence através do contato 0800 019 4224.
Gostaria de saber qual é a quantidade em litros a reserva do depósito de gasoleo do R 420 super de 2023 ? Obrigado pela atenção.. Marcelo conduzido aqui nas estradas Europeias..