Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogwlmscaniaita/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Saiba porque o Scania XT pode ser um diferencial para sua frota!

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Como você bem sabe, é fundamental contar com bons modelos em sua frota para ganhar dinheiro com caminhão. Nesse sentido, ter um Scania XT pode ser um grande diferencial para o trabalho desenvolvido por sua empresa. 

Pensando na importância que esse assunto tem para diversos gestores de frota, preparamos este conteúdo. Ao longo do texto, você conhecerá as principais características do modelo e por que ele é tão vantajoso para a execução de algumas atividades específicas. Aproveite as informações e melhore o seu negócio!

Quais são as principais características do modelo Scania XT?

Para tratar desse assunto com a profundidade que ele exige, conversamos com Joubert Brito, que é gestor de frota do Scania XT na Concessionária WLM Itaipu. De acordo com o especialista, a linha XT tem veículos que apresentam várias opções de motorização. “Quando seu uso é voltado à mineração, por exemplo, utiliza-se uma potência que vai de 450 a 500 hp; nas aplicações de madeira e cana, por sua vez, ele pode trabalhar com potência de 540 ou 620 hp”, explica. 

No entanto, a definição sobre a potência depende do quanto de carga o veículo levará costumeiramente. Como na maioria das vezes os veículos que transportam madeira carregam cargas muito altas, é melhor optar por uma motorização mais robusta. Outra característica relevante no modelo é a distribuição de carga, visto que existem duas possibilidades em relação a isso.

Uma delas é pensada para a atividade de mineração. Trata-se de um veículo com chassi rígido, que tem uma báscula na parte superior para colocar o minério. A outra foi desenvolvida para o transporte de cana e madeira, no qual quase sempre se usa uma carreta. De acordo com Joubert, “o motorista pode escolher entre utilizar uma, duas ou três carretas, porque, nesse caso, o limite de peso é diferente do estabelecido para veículos rodoviários”.

Vale lembrar que os veículos cuja operação se dá fora da estrada podem transportar o quanto o caminhão aguentar. Na maioria das vezes, um caminhão canavieiro puxa até cinco carretas e trabalha com o peso máximo suportado. A linha Scania XT tem uma capacidade de carga que suporta até 210 toneladas, isto é, um peso bem elevado.

“O modelo com báscula também terá duas opções: o 6×4, que tem três eixos, e o 8×4, com quatro eixos — a capacidade técnica do 8×4 pode chegar até 58 toneladas brutas, ao passo que o 6×4 aguenta até 47 toneladas. São valores superiores aos padrões”, comenta Joubert. 

Em relação à carga propriamente dita, há duas especificações disponíveis dentro da linha: o convencional e o heavy tipper, que tem com a capacidade maior, conseguindo carregar até 25% a mais de carga líquida — 58 ou 47 toneladas, sendo que o convencional aguenta 50 ou 41 toneladas.

Para quais situações um Scania XT é indicado?

Segundo Joubert, “o XT é um veículo voltado para operações realizadas fora da estrada, como mineração, extração de pedras, zonas canavieiras e afins”. Tratam-se de soluções robustas para situações severas de operação, que demandam maior preparação, potência e capacidade. Portanto, essas podem ser classificadas como suas principais aplicações.

Em relação a essas atividades, cabe ressaltar que o veículo heavy tipper trabalha com capacidade superior ao que é encontrado no mercado, ou seja, nenhuma outra marca produz caminhões que trabalham com essa quantidade de carga — aspecto de enorme relevância para essas aplicações.

Inicialmente, o heavy tipper foi lançado em 2016, mas pertencia à linha normal da Scania. “Em 2019, ele passou a integrar a linha XT, recebendo uma nova motorização, e uma redução de 7 a 8% no consumo de combustível. Dessa forma, mantivemos a capacidade de carga e reduzimos o consumo”, explica Joubert.

Com tais avanços promovidos pela linha XT, também ocorreu uma reformulação na parte eletrônica, trazendo modernidade para o modelo, além de melhorar o motor e aumentar o conforto proporcionado ao operador. O resultado obtido com essas transformações é um veículo apropriado para situações off road ou fora de estrada. 

Por conta das características citadas até aqui, é oportuno mencionar que os modelos dessa linha podem levar ao ganho operacional, porque podem atender às necessidades individuais de cada atividade. Dessa forma, se você almeja reduzir os custos em sua frota e, a partir disso, aumentar a lucratividade, um Scania XT tende a ser extremamente bem-vindo. 

Por que escolher um caminhão Scania?

A escolha por um caminhão Scania — seja um Scania XT, seja um veículo de outra linha da marca — é a melhor saída para a sua frota por uma série de razões, como:

  • consumo de combustível reduzido;
  • facilidade para encontrar peças de reposição;
  • durabilidade do caminhão;
  • baixa desvalorização ou alto valor de revenda;
  • número de concessionárias espalhadas pelo país;
  • manutenção simplificada pelo atendimento e de custo baixo;
  • tecnologias exclusivas, como o sistema de Freio Retarder, que deixa as operações ainda mais seguras;
  • maior capacidade de carga; 
  • resistência e potência dos motores;
  • conforto para os motoristas, entre outras vantagens.

O suporte recebido na hora de escolher o veículo também deve ser levado em consideração, visto que isso pode interferir de forma na direta no desempenho de seu negócio. Pense bem: uma decisão equivocada pode comprometer os resultados de sua frota, não é mesmo? 

Outro ponto a ser destacado são os programas de manutenção da Scania, que contam com diferentes tipos de serviço. Eles são oferecidos de acordo com o seu perfil e com as necessidades de seus veículos.

Nesse sentido, as concessionárias Scania da WLM exemplificam muito bem a excelência do atendimento Scania. Fundado em 1946, tem atendimento em 3 estados da região Sudeste e 2 da região Norte, marcando presença em mais de 20 pontos. Além da cobertura geográfica expressiva, a WLM preza pela qualidade e pela agilidade de seus serviços, oferecendo um apoio completo e especializado em vários segmentos. 

Enfim, não há dúvidas de que os caminhões Scania XT são as melhores opções para as finalidades apresentadas ao longo do texto. Considere essas vantagens ao escolher modelos robustos para operar fora da estrada em sua frota. 

Se você gostou do texto e quer contar com essas soluções incríveis em seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-